sexta-feira, 4 de maio de 2018

PAIS - EMPREENDEDORES INVESTEM EM GERAÇÕES!

“ Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais”
( Provérbio 17:6)
O empreendedorismo é o tema  mais abordado no planeta globalizado. Quem não se atualiza neste mundo corporativo e exigente fica para trás. Vamos falar de outro tipo de empreendedorismo que  o mundo não dá o mesmo valor de importância, para  nós  cristãos de fundamental importância. Pais - empreendedores Investem em Gerações. A pergunta é: Como pais até onde vai o nosso limite de investir na família? Vamos considerar cinco aspectos fundamentais de pais empreendedores que não podem abrir mão:

1°-  Não há   limite de tempo  para os pais investirem nos seus filhos.
Investimento não é interferência. O natural da vida que os filhos tornam-se adultos capazes em seguirem seus caminhos. Algumas tarefas não farão  mais sentido para os pais, tipo levar na escola, controlar os horários e para onde ir. Haverá um tempo em que os pais não controlam mais os filhos, o que  não significa que terminou a sua  missão. Os filhos jovens enquanto estiverem debaixo da autoridade de seus pais precisam prestar contas de seus atos, ouvir e honrar os pais. Deixou a fase da obediência para a fase da responsabilidade.

2ª-   Papel dos pais  preparar os filhos  na formação  para a vida.
Quando nos referimos preparar os filhos na formação para vida, no pacote inclui: formação moral, espiritual e intelectual. Esse é o tripé da vida. Uma pessoa fica pronta para a vida  quando sua formação alcança  a integralidade de suas necessidades nestas três áreas citadas. Os valores morais e espirituais são investimentos de transferência no contexto da vida familiar. Os pais são responsáveis para  modular o tipo de família que deseja. São valores que não dependem do dinheiro, mais de práticas de vida consistente e proposital. É verdade que os investimentos para formação intelectual dependem de recursos financeiros; contudo,  há muitas formas e meios para preparar o filho para a vida profissional. Nossos pais eram agricultores, não tiveram acesso à escola, no entanto, se empenharam para que estudássemos e nos tornássemos profissionais qualificados. Somos pais de três filhos, investimos o nosso melhor nestas três áreas de formação na vida deles. Valeu a pena. Os investimentos já tem retorno.  São  profissionais qualificados, idôneos  na aplicação  dos valores  morais e espirituais, sobretudo, tementes a Deus.

3ª-   Pais empreendedores investem nos filhos sem interferir em suas escolhas.
Investir nos filhos sem interferir em suas escolhas seguramente é a parte mais difícil da relação pais e filhos. Nós pais nos sentimos tentados  a interferir nas decisões dos filhos. Os pais cristãos tem a sua disposição  três  reforços poderosos: a oração, a Palavra de Deus e o diálogo. Sabiamente usados,  na maneira correta, muitos conflitos são evitados. Em um dos momentos de dificuldades de tomada de decisão de um de nossos filhos, como pai pedi  ao  Senhor que me desse uma estratégia que  poderia ajudá-lo. Veio a ideia: preparar um seminário intencional incluindo os seus amigos que passavam pelo mesmo conflito, enxergar o futuro com mais clareza. O foco foi, ouvi-los, despertar neles uma visão de futuro, planejar a vida para os próximos cinco anos. Essa pequena ajuda teve repercussões positivas  na vida de todos os jovens que participaram. Já se passaram doze anos todos são gratos por essa ajuda.

4a. Pais empreendedores investem no casamento dos filhos. 
A família  cresce com o nascimento dos filhos. Mas a família  se  amplia no casamento dos filhos.  Um  novo núcleo familiar é criado. As gerações familiares são consolidadas nos casamentos. A preservação geracional quando se investe nos padrões e valores da forma quando Deus idealizou. Quando os netos chegam, para os avós uma compensação de retorno dos investimentos, para os pais a chegada dos filhos é o início dos investimentos. Uma cadeia de investimentos que nunca se encerra. Como pais e avós, estamos na colheita do que semeamos, curtir os netos e deixar um legado que sirva como ponte que conecte o passado com o futuro.

5ª-  Pais empreendedores deixam legados para próximas gerações.
Os filhos cresceram, tomaram os seus rumos, constituíram suas famílias. Os pais continuam influenciando os filhos com suas experiências de vida, construindo um legado de valores familiares que   vão funcionar como “GPS” na vida dos filhos e dos  netos.  Certamente nem tudo os filhos e netos vão assimilar para a vida, mas em algum momento do  percurso  valer-se-ão desse  “GPS”. Ou seja,  aquilo que aprenderam e a influência dos pais  poderão servir  como referência de rota. Os pais não ganham medalhas nem troféus, mas o "GPS" é um dos melhores  troféus. Pais empreendedores deixam tanto  heranças financeiras como legados. Herança são investimentos materiais, legados são os valores ensinados e vividos no ambiente familiar.
Refletindo....
Um dos livros que recomendamos para as famílias cristãs - "A Fé Começa em Casa", autor Mark Holmen. Quando o Senhor Jesus disse que Satanás veio para matar, roubar e destruir, poucos de nós cristãos levamos isso a sério. Satanás destinou o seu pesado arsenal de guerra  para destruir a família. Seu alvo destruir a estrutura da familia na formaoriginal  como Deus criou. Impiedosamente roubando os valores espirituais e a autoridade de Deus sobre a familia. A restauração da família começa em casa, através de pais cristãos responsáveis pelo seus papeis de empreendedores investindo generosamente  em suas gerações.
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário