sábado, 9 de junho de 2018

MEDO - UMA AMEAÇA AO PONTENCIAL E A FÉ!

“... Eu, porém,vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer”
 ( Lucas 12:5)
O dicionário define  medo como: " temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio." A bíblia  reiteradas vezes enfatiza que  não devemos ter medo mais temor a Deus. São 365 citações, dedicando uma para cada dia do ano. Para algumas ocasiões da vida o medo  torna-se um mecanismo de defesa, um aliado necessário, funciona como um aviso indicando perigo à vista.  Mas o medo também pode ser transformar  na pior companhia de uma pessoa. Para o cristão o medo pode se transformar em ameaça à nossa  fé e de cumprir o propósito que Deus traçou para nossas vidas. Em que sentido? Veja como:

1. Não  acreditar no próprio potencial.
Cada indivíduo  possui pontos fortes e pontos fracos. O medo integra na lista dos pontos fracos  pode se transformar numa arma apontada para própria pessoa. Dispara negativamente nos momentos de tomadas de decisões, provocando incertezas e insegurança. Esse tipo de medo sinaliza uma fraqueza que conduz ao fracasso.  O indivíduo cresce e triunfa quando acredita no seu potencial e supera o seu medo. 



2.  Pode levar  a fugas inconsequentes.
“... E Davi levantou-se, e fugiu, aquele dia, de diante de Saul, e veio a Aquis rei de  Gate”
 ( I Sm. 21:10 )
O medo pode  levar a fugas inconsequentes. O rei Davi é reconhecido como um guerreiro vitorioso.  Houve um momento tomado pelo medo de morrer fugiu do rei Saul. Acabou caindo nas mãos do maior inimigo de Israel, os Filisteus. Exemplos que se repetem na vida de muitas pessoas. Por pressão, por perseguição e por medo abandonam seus postos, seus chamados e acabam nas mãos de inimigos.  

3.  Pode levar a buscar ajuda usando meios inescrupulosos para se  defender. 
“... Davi, porque vens só e ninguém contigo” ( I Sm. 21:1b)
Podemos até buscar ajuda em lugares e a pessoas certas. Mas a fuga abre brechas para meios inescrupulosos para nos defender. Davi tomou atitude sensata ao  buscar proteção com o sacerdote. Mas usou da mentira para justificar a fuga.  Inventou uma historia  que se encontrava numa missão secreta do rei. Esta atitude de Davi custou a morte de 85 inocentes sacerdotes . 
Todo tipo de defesa que omita a  verdade é pecado.  E todo pecado  é danoso e causa consequências até para inocentes.  Atitudes como essas,  tem levado muitos crentes a abandonar o seu posto na igreja, por conta de desavenças, disputas, buscando refúgios em outras comunidades e igrejas.  Quase sempre, as justificativas  e os  argumentos que estão a serviço do Rei Jesus.  Quando  na verdade estão empreendendo fugas.  Qual é  o problema?  Pode custar a vida de muitos pecadores que não se convertem por mal  testemunho.

3º-  Pode  levar  a se juntar com más companhias.
“... Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam  em aperto, e todo o homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez  chefe deles,; e eram com eles uns quatrocentos homens” ( I Sm. 22:2)
 Assim que começam as gangues. As gangues são formadas de  pessoas que estão em aperto, amarguradas de espíritos, marginalizadas.  Levanta um líder  e forma um grupo organizado do crime.
Davi, um homem ungido por Deus para ser rei em Israel, viveu os seus piores dias da sua vida. Em aperto, amargurado de espírito, com inimigos por todos os lados,  se une a um grupo de homens que vivem a mesma situação e  passa a ser chefe deles. Forma um batalhão de homens  maus resolvidos na vida. Um dos  documentários  “ Os  Infiltrados”,  é uma dura realidade que vivemos no meio evangélico.  Infelizmente há ppessoas não bem resolvidas na vida, chefiando  outras pessoas  não resolvidas, com objetivo de   explorar  a fé de  tantas  outras pessoas  não resolvidas.


4º-  O medo pode  levar a    conformar-se  com o fracasso.
“...   fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra.  Veja! Aqui está o seu dinheiro” ( Mt. 25:25)
O medo de fracassar novamente tem imobilizado muitas pessoas. O medo não produzir resultados tem levado muitos crentes a  enterrarem seus dons espirituais, seus talentos naturais.  Experiências  negativas,  não resolvidas e não tratadas,  podem levar a um tipo de vida desqualificada ou improdutiva.  Os  vencedores não são aqueles que nunca falham  mas os que nunca desistem. 
Para sua reflexão:
O medo pode ser o roubador da fé : "Por que vocês estão  com tanto medo, homens de pequena fé?" (Mateus 8:26).  Os discípulos de Jesus  mesmo O tendo junto no  barco temeram a tempestade. Testemunharam grandes milagres de Jesus não foi o suficiente.  O medo havia roubado a pequena fé deles. Isso não nos é familiar? As circunstâncias da vida tem roubado a fé de muitos cristãos.
 "Não temas, Crê somente!". 


Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário