domingo, 21 de outubro de 2012

COMO SABER SE AMO VERDADEIRAMENTE A DEUS? FAÇA VOCÊ MESMO O SEU TESTE.



“....  Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que não ama não conhece a Deus pois Deus é amor”
( I João 4:7

O Tema é uma indagação  que muitas pessoas se perguntam:  Como saber se amo verdadeiramente a Deus?.  Aparentemente é uma pergunta que muitas pessoas  respondem com um  vibrante “sim”. Entretanto,  aprofundando um pouco mais nas implicações,  de declarar que amamos a Deus, vamos concluir que não é tarefa tão fácil como pensamos.

Encorajamos você a fazer o seu próprio teste e responda com o coração: Verdadeiramente amo a Deus?:

1-    Amo a Deus,   porque  sinto-me perfeitamente  amado por Ele.

“... Mas  Deus prova os eu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” ( Romanos 5.8).

Para muitas pessoas esta verdade bíblica não é absoluta. Pessoas que sofrem ou sofreram grandes provações  na vida, foram rejeitadas pelos pais, passaram por irreparáveis perdas, abusos sexuais, no coração delas há um profundo sentimento de abandono da parte de Deus.

. Qual é o seu verdadeiro sentimento, sente-se amado por Deus independente de situações adversas?

2-    Amo a Deus,  por essa razão não sou amado  pelo mundo.

“... Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” ( I Jo 2:15)

É impossível amar a Deus e ao mesmo tempo amar o mundo. Ou há de amar um e aborrecer o outro. O mundo oferece coisas que Deus abomina.

Os padrões de Deus  em relação ao mundo são tão antagônicos como a luz está para as trevas, a  verdade para a mentira  e água para o fogo.  Quem anda na luz não há possibilidade de andar em trevas. Quem anda na verdade será impossível compactuar com a mentira.
. Quem você tem escolhido para amar: Deus ou o mundo?

3-    Amo a Deus, porque o amor pelo meu irmão é minha prioridade

“... Se alguém disser: Amo a Deus , e odiar o seu irmão , é mentiroso, pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” ( I João 4:20)

O desamor  não combina com o caráter de Deus. O Diabo odeia toda prática de amor porque Deus é amor.   Dizer que ama a Deus e não ama o seu próximo segundo as Escrituras  está mentindo. A mentira tem como pai o Diabo.

. Neste teste como você está se saindo?

4-    Amo a Deus,  não me sinto atemorizado pelo pavor do  medo

“... No amor não existe medo: antes o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” ( I João 4:18).
Outra  arma poderosa  do Diabo é lançar medo e pavor nas pessoas. O medo tem aprisionado o coração de muitos crentes. Por essa razão, vivem uma fé medrosa e sem vitórias.

. Você se deixa abalar por esse tipo de ameaças?

5-    Amo a Deus,   esse  amor   energiza a minha fé tornando-me  um  vencedor

“... Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus  mandamentos não são penosos, porque tudo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitoria que vence o mundo: a nossa fé” ( I João  5:3,4)

O cristão caminha pela fé.  O seu olhar de conquista está além do que os olhos físicos veem. Pela fé vê coisas que no mundo natural não aconteceu, mas já está por vir.  Quando amamos a Deus, nossa esperança permanece viva e focada  nas suas promessas. Isso é amar a Deus!

. O seu amor a Deus mantém essa fé vencedora?

Refletindo:

O  propósito dessa reflexão é despertar em você esse  amor verdadeiro. Um novo dia está começando em sua vida,  viva intensamente  o  amor.  Não se sinta desaprovado e desencorajado. Amem!


Por amor a Cristo!

 

Um comentário: