sexta-feira, 8 de março de 2013

MULHER VIRTUOSA! O SEU VALOR É INESTIMAVEL.




“... Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede ao  de finas jóias”

( Provérbios 31:10)

A data de  08 de março comemora-se o  Dia  Internacional da  Mulher”. Todas as comemorações alusivas a esta data  são bem vidas para homenagear  um ser tão especial.  Uma pausa para refletirmos o valor e o papel da mulher na família e na sociedade 

Para fazer justiça começo  homenageando seis  mulheres especiais na minha vida:  a minha esposa Elzi, minha mãe Anatil, minha sogra Ana, minha filha Anna Caroline, minhas noras Juliana e Melina. São mulheres virtuosas de valor inestimável.  Ao homenageá-las, estendo a lista a todas as mulheres que terão acesso a essa meditação.

O dicionário define virtude, como: “ disposição firme para o bem; boa qualidade moral; castidade; austeridade de vida; eficácia”. É possível encontrar uma pessoa com essas virtudes? Claro que sim. Deus ao  criar a mulher deu-lhe habilidades para torná-la idônea e capaz.

Mulher virtuosa é uma designação bíblica que denota uma pessoa cheia de virtudes. Para preencher os quesitos de uma mulher virtuosa, a mulher  passa pelo desafiante  caminho de filha, esposa, nora, mãe, sogra, avó, bisavó, etc.  São  papéis, que vão se incorporando na trajetória da vida.

Ao criar a mulher Deus não criou uma super criatura.  Mas, uma mulher, com virtudes que a torne paradigma de confiança, diligência, organização e amor. Deus  fez a mulher única e singular, fechando com chave de ouro toda obra de sua criação.  Ao  final, se deleitou, no que fez: “ Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”. E descansou de suas obras.

Ao capacitá-la com muitas habilidades,  o Criador não teve o propósito de fazer, dela, uma máquina humana para executar tarefas ou objeto sexual.   Mas sim,  para ser amada, honrada e valorizada.

O livro de  Provérbios descreve, no capítulo 31,  qualidades  de uma  mulher virtuosa, uma mulher de força e polivalente.

Destacaremos algumas dessas qualidades:

. Disposição firme de fazer sempre o bem

(v.12) Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida”.

. Usa a sua  habilidade para conduzir bem o seu lar

(v. 15 ) “ É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas”.

. Não disputa com o marido é uma  apoiadora dele

(v.23)  Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra”.

. Comunica-se com Sabedoria 

(v.26) “ Falas com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”.

. Dinâmica e  Empreendedora

( v.16) “... Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho”.

O seu valor é inestimável e insubstituível:

1-  Insubstituível no papel de mãe

Maternidade é um dom  divino dado somente a mulher. O mundo seguirá o seu curso, escrevendo sua história, porque contará com a contribuição dessas mulheres virtuosas, que tem na maternidade o seu feito maior.
 
2.  Insubstituível no papel de ser a guardiã da família
 

A família é a mais legítima e antiga instituição social. Foi criada por Deus com propósito: ser  base da sociedade.  A mulher é a guardiã dos valores morais, éticos, espirituais e culturais da família. Somente uma esposa e mãe poderá ter essa sensibilidade.

Para formar caráter dos filhos leva tempo, paciência e correção. Um filho  bem formado no caráter  e na formação intelectual, sem dúvida será  uma contribuição inestimável para a sociedade e para Deus.
 



3-     É  Insubstituível na administração da família 

 

Deus fez a mulher com habilidades especiais. Administrar o dia a dia de uma família não é tarefa para governanta. É destinada à alguém  que esteja comprometida com a sua missão de esposa e mãe. O homem não é capaz de exercer essas funções com  a mesma eficiência.

 Experimente inverter esses papéis?  O marido ficando só na administração da família, a esposa só na  administração da empresa ou dos negócios.  Em pouco tempo, a família  estará  pedindo socorro,  a empresa e os negócios indo  de vento e polpa. Por quê?  Deus deu a mulher habilidades e sensibilidades extraordinárias. Tudo  que faz, prospera.

A mulher sábia edifica a sua casa” (PV. 14:1). Edificar uma família exige trabalho árduo sem nenhuma expectativa de recompensa.  E trabalho árduo requer um alto preço e renuncia, que nem todas as  mulheres estão dispostas a pagar

Na Bíblia, encontramos exemplos extraordinários de mulheres que brilharam. Mulheres que alcançaram sucessos, e o topo, através do serviço e dedicação. E, por isso  tiveram seus nomes registrados no Livro Sagrado.  Mulheres que fizeram  história .  Alguns exemplos:

- Rute serviu a sua sogra, Noemi, em  circunstâncias das mais difíceis para ambas. O resultado de sua dedicação a sua sogra,  rendeu-lhe dividendos que  não ambicionava,  ser a avó do rei Davi.

- Ester, órfã e exilada, chegou ao posto de rainha, serviu o seu povo numa das horas mais difíceis de sua história.

- Dorcas,  uma dona de casa , não recusou  em servir o seu povo;  como juíza,   foi chamada  “´mãe em Israel”.

- Maria, mãe de Jesus, abdicou-se  de uma vida normal  e pagou um alto preço, para ser  a mãe do Salvador do mundo.

- Muitas outras mulheres serviram Jesus com seus bens e suas casas. Entraram para a  história, através de suas vidas e ações.

Qual tem sido a sua história? O que você tem escrito no livro da sua vida? O que seus filhos, netos, bisnetos, vão dizer sobre você? Pense nisso.

- Deus continua no seu projeto original. Você  é uma mulher  virtuosa, valorosa e vitoriosa. É assim que Deus a fez e  a vê!  Creia nisso, e desfrute desta vida abundante e abençoada que Deus tem pra você!

Nossa homenagem, especialíssima, as mulheres que abdicaram de  seus projetos pessoais para servir a Deus de forma integral. São mulheres virtuosas e especiais; não procriam  filhos biológicos, mas estão povoando os Céus,  com filhos espirituais.  São dignas de ser louvada!

Para você refletir

“ Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” ( Provérbios 31:30)

A  mulher que honra a Deus, não fracassa - porque  ela...

.    Prioriza o seu relacionamento com Deus; 

.    Não abre mão do  comprometimento com seu lar e com a sua  família;

.    Responde com eficácia seus compromissos profissionais e as tarefas

     assumidas; 

.   Dedica serviços para Deus  através dos ministério da Igreja e na

    comunidade.

.   Preza a sua feminilidade, porque entende que é um dom de Deus.

Oração de graça:

“ Obrigado Senhor, por  ter criado um ser tão especial e com tantas habilidades. Que cada mulher, se sinta mulher, e tenha  orgulho em ser mulher. Que ela se  veja como o senhor a vê ,  sinta-se amada e honrada. E sinta que ser Mulher é um privilégio e não um fardo. Que o Senhor as abençoe  rica e abundantemente. ” Amem!

Por amor a Cristo!

 

2 comentários:

  1. Maravilha de texto, mas muito mais especial é tê-los como irmãos e amigos tão especiais em minha vida. Acho que Deus tem um grande xodó por mim, conhecê-los é galardão aqui na terra. Que Deus os abençoe ricamente sempre e sempre. Beijos para os dois. Pr. Beto Pirôpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pastorzão querido, o privilégio é nosso em tê-lo como nosso amigo e parceiro. Que deus continue abençoando ricamente sua vida, família e ministério. beijos
      Arão e Elzi

      Excluir