sexta-feira, 18 de agosto de 2017

AMOR E PERDÃO - FAZ PARTE DO MESMO PACOTE!

Estamos casados a 41 anos. Uma trajetória que nos ensinou muito sobre a dinâmica do amor e do perdão. Na cerimônia de casamento o celebrante conduz os noivos a declarar amor incondicional um ao outro. Pouco é citado que nesta declaração  de amor incondicional está no pacote o perdão. O amor alimenta o casamento, o perdão zera os negativos que vão acumulando no dia a dia do casamento. Essa dinâmica  é fundamental para todos os tipos e relacionamentos interpessoais. O Cristão ao nascer de novo  faz esse compromisso bíblico  de amar e perdoar.
1. Qual é a  Nossa Referencia de Amar e Perdoar?

. Deus é o padrão de amor e perdão.
"Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" ( Rm. 5:8 ). Que amor profundo! No terreno humano uma prática impossível. Com esse amor incondicional  veio no pacote o perdão. Somos amados e perdoados.

. Jesus é o padrão de obediência para  amar e perdoar.
".....sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (Jo. 13:1."...Contudo Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..." ( Lc. 23:34a.).b).  O padrão de amor e perdão de Deus não teria tido êxito se Jesus Cristo não reproduzisse intencionalmente em sua vida. Um ato voluntario de obediência. Amar e perdoar, na forma que Jesus fez, por nós, é um ato de submissão e obediência. Quando quebramos esse padrão estamos em pecado.

. O Espírito Santo aperfeiçoa o amor e o perdão.
" Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito". (Jo 13:26). O Espírito Santo habita na vida do crente para  aperfeiçoar o padrão divino de amar e perdoar. Amar e perdoar é um exercício diário, nenhum crente culpará o Espírito Santo por sua negligência.
2. Na Prática Como funciona o Amor ?

. O Amor é Intencional.
"Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, cuidou dos ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu própria animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele"( Lc. 10:33,34).  Trata-se de uma parábola contada pelo Senhor Jesus, respondendo à pergunta: Quem é o meu próximo para amá-lo? O amor intencional não é contemplativo nem discriminativo; é uma ação voluntária e desejada. Intencionalmente Deus nos amou e  o Senhor Jesus assumiu a conta do nosso pecado.

. O Amor é Unilateral
"... Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades para sempre." ( HB.10:17). Isso é amor unilateral. Uma ação voluntaria e definitiva. Rejeitar o amor de Deus é uma decisão também unilateral. Quando Maria ungiu a cabeça e os pés de Jesus foi uma expressão de amor unilateral ( Jo 12:3). O Apóstolo Paulo nos encoraja a repetir o gesto de Maria, sendo a fragrância de Cristo no testemunho da fé, para a Glória de Deus. O amor  unilateral precisa ser verbalizado, precisa ser demonstrado com atitudes práticas que envolvem tempo e dinheiro -  o que fez o samaritano: "colocando-o sobre o seu próprio animal levou-o para uma hospedaria e tratou dele". 

. O Amor  é Restaurador.
"Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração" ( Fl.1.2). A Carta de Paulo à Filemon é um exemplo extraordinário do amor de Deus para com o pecador. Do amor restaurador do Evangelho de Jesus Cristo na vida de  um escravo, que roubou o seu senhor e fugiu. O Evangelho restaurou essa vida e devolveu-o ao seu dono. Esse é o amor restaurador  que Deus fez por por você e por mim, pecadores. Esse é o padrão do amor restaurador, o amor da reconciliação. O amor restaurador passa pela confissão do pecado: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça"( I Jo 1:9). O mesmo concerto de vida que Deus faz na sua vida, é o mesmo concerto que você deverá fazer com quem você está ofendido.
 
3. Na Prática Como Funciona o Perdão?

. O Perdão é Intencional.
"... Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida" ( Rm. 5:10). Aqui está o pacote completo de Deus: amor e perdão. O perdão de Deus pelo pecador é intencional. Esse é o padrão do perdão para quem está perdoado por Deus. O crente está desautorizado a viver uma vida irreconciliável com quem quer que seja. Olha o que Deus fez? "... se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus...". Faça um exercício de memória, há pendência para serem tratadas?

. O Perdão é  Unilateral.
"...Contudo Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..." ( Lc. 23:34a.). Aqui está o padrão perfeito do perdão divino. Assumir a atitude de perdoar mesmo na intransigência ou na ignorância do ofensor. Para o cristão essa tarefa torna-se fácil porque nos relacionamentos entre irmãos o perdão se torna algo natural e sem procrastinação. Porque nós seguimos a recomendação bíblica, que diz: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados" ( Hb. 12:14,15). Muitos crentes passam por cima dessa Escritura. Não promovem a paz; e até, alguns, provocam discórdias entre os irmãos,  contaminam os relacionamentos na igreja,  familiares e sociais.
Quem não consegue perdoar precisa pedir ajuda ao Espírito Santo, confessar esse pecado a Deus e pedir o seu perdão. 

. O Perdão é Restaurador.
"Esse  teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado: "Lc. 15:32).  Uma parábola que retrata o drama de muitas famílias e o drama de muitos irmãos em Cristo. Quantos filhos revoltados contra pais saíram de casa? Quantos irmãos afastaram da comunhão dos santos? Quantos não estão hoje no fundo do poço, vivendo uma vida sub humana? O pai amoroso da parábola é figura do próprio Deus. Deus ama o pecador, perdoa e restaura a sua dignidade. Não só festeja, mas devolve-lhe o direito de filho. Nenhuma família tem o direito de não receber  um filho arrependido de volta. Nenhuma igreja do Senhor Jesus tem o direito de não festejar o retorno de um irmão. O perdão trás à vida de volta. Trás a comunhão de volta. Esse deve ser o segundo ministério mais importante da igreja: o primeiro, conduzir o pecador a Cristo; o segundo, restaurar a ovelha que se desgarrou.

REFLETINDO....
Não amar é como se estivesse a serviço de Satanás, viver na contra mão do Evangelho que é baseado no amor. Não perdoar igualmente estar a serviço de Satanás, viver  na contra mão de Cristo,  que promoveu a nossa  reconciliação, na Cruz. Recusar receber o amor e perdão de Deus  é escolher viver sem a bênção de Deus. Um pecado que afronta o  Espírito Santo.
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário