quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

2018 - POSSO MELHORAR!

"Porque o caminho do homem  estão perante os olhos do Senhor, 
e ele aplana todas as suas carreiras"( Pv. 5:21 )
Final de mais um ano um bom momento para se fazer uma sincera retrospectiva de como chegamos  e como entraremos no novo ano. Uma avaliação sem maquiagem. Avalie  se você está na  média, ou está aquém  ou acima da média.  A cada Censo do IBGE a média é sempre alterada em importantes itens da sociedade. Aponta se a média de expectativa de vida da comunidade aumentou. Se a linha  de pobreza diminuiu. Se as mortes por acidentes de trânsito abaixou, etc. Cada um de nós contribui positivamente ou negativamente com os resultados do Censo. A pergunta para nossa reflexão, é: considero-me estar na média? Em que e como posso melhorar? Vamos pensar em algumas áreas importantes da vida onde posso  melhorar:

1-  Posso Melhorar Meus Relacionamentos. 
“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” – Provérbios 13:20
Provérbios  encontramos ensinamentos preciosos  para cultivar relacionamentos saudáveis. As nossas escolhas em relacionamentos impactam significativamente nossas vidas. Fomos criados para viver em relacionamento com Deus e com as pessoas. As pessoas com as quais nos cercamos exercem uma influência em nossa maneira de pensar, agir e escolher. Podemos tomar decisões por influencias de  relacionamentos. Relacionamentos destrutivos precisam ser filtrados . 
O mundo só será melhor se as pessoas se relacionarem respeitando as suas  diferenças  e suas crenças. A intolerância, o egoísmo, são barreiras intransponíveis que separam famílias e culturas. Na medida em que as pessoas deixam de  relacionar-se com Deus refletem  negativamente nos relacionamentos  interpessoais. Uma boa sugestão iniciar o novo ano lendo e refletindo em cada capitulo do livro de Provérbios. São 31 capítulos, um por dia. 

2- Posso  Melhorar a  Saúde do Planeta Terra.
A ambição e o egoismo tem sido os grandes inimigos do meio ambiente. O planeta terra está doente e o homem é o principal causador. Se cada pessoa não se  conscientizar que é tarefa de todos, todos pereceremos. Posso melhorar a média de proteção ao meio ambiente, com ações como: optando por não só deslocar-me de carro, dar destino do lixo adequadamente, utilizar água  e energia de forma racional, reutilizar tudo que é possível reciclar. A natureza agradecerá! "Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto" (Rom.8:22).

3- Posso Cuidar Melhor da  Minha  Saúde.
Com avanço da medicina as condições são favoráveis para aumentar expectativa de vida das pessoas. Nos últimos 30 anos houve um grande salto na média de expectativa de vida das pessoas. Posso melhorar essa média  cuidando um pouco  mais de minha saúde. Eliminado as extravagâncias  no hábito alimentar, dar mais atenção ao exercícios físicos, não exagerar na carga horário do trabalho, tirar férias regularmente, dar valor as horas de sono e fazer check-up  periódicos.. Em alguns desses itens ou em todos posso seguramente melhorar minha atenção e cuidados.

4- Posso  Dedicar  Mais a  Prática Devocional.
Todo cristão sabe da importância  de cultivar uma consistente  vida devocional. Implica entender que o meu relacionamento com Deus é  inegociável. Cada cristão precisa dar uma atenção aos 176  versos do Capitulo 119 de Salmos. O capítulo mais longo da Bíblia e um dos mais preciosos para entendermos o valor dos preceitos do Senhor. Faça um voto de ler a sua bíblia pelo menos uma vez ao ano. Sua vida abastecerá de ensinos preciosos e de  defesa para os embates no mundo espiritual. Veja a promessa desse verso: "Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço"    ( Sal.119:165).

5- Posso Desenvolver Ações Solidárias Efetivas
A vida só fará sentido se dividirmos o que somos e o que temos com nosso próximo. Seria uma grande tolice querer viver para si mesmo. Impossível! Teremos um mundo bem melhor se essa prática de vida fosse vivenciada em cada um de nós. Se isso já faz parte de minha filosofia de vida, posso melhorar ainda mais. 

6- Posso Investir  Mais no Conhecimento.
Com avanço  da tecnologia da internet e acesso as  informações em tempo real, não há como  justificar não crescer na área do conhecimento. Quando falamos em conhecimento nos referimos a tudo que acrescenta para melhorar a minha capacidade  e potencializar as oportunidades. Buscar conhecimento nunca será demais. "Todo prudente age com conhecimento, mas o tolo espraia a sua loucura" ( Pv.13:16)

7- Posso  Exercer Cidadania Com Mais Responsabilidade.
2018 será um ano muito importante para o Brasil. Os brasileiros  escolherão o futuro Presidente, Governadores, Deputados Federais e Estaduais e Senadores. A Lavo Jato está fazendo sua parte, a principal parte estará nas mãos dos eleitores. Uma ação de cidadania importante, somando-se a atitudes coerentes de não negociar o voto, não alimentar a industria  de corrupção pagando menos sem exigir nota fiscal, não pagando  impostos em dia, esperando uma anistia futura, gindo com responsabilidade no transito, são ações de cidadania  que posso  melhorar.

Refletindo
A lista pode continuar com você. Para dar mais consistência aos pontos elencados, oportuno acrescentar   a seguinte lista ( extraído: Livro Liderança  > John C. Maxwell >  Ed. nov.2010):

1- Valorizar a excelência.
2. Não se dar por satisfeito com a média.
3. Prestar atenção no detalhe.
4. Permanecer comprometido com o que de fato importa.
5. Exibir integridade e ética sadia.
6. Demonstrar respeito genuíno pelos outros.
7. Andar a segunda milha.
8. Manifestar  coerência.
9. Nunca parar de se aprimorar.
10. Sempre dar 100%.
11. Fazer da excelência um estilo de vida.

Faça do 2018 o ano das possibilidades. Comece o ano determinado, Posso Melhorar!  

"Pondera a vereda de teus pés, e todos os seus caminhos sejam bem ordenados!"( Pv. 4:26). 

Seja criativo, ajude o mundo ser melhor!

Assim, posso desejar a você: Feliz 2018!
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário