sábado, 20 de janeiro de 2018

PROSPERIDADE QUE PROSPERA!

" Deus os abençoou, e lhes disse: " Sejam férteis e multipliquem-se!Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo os animais que se movem pela terra"( Gn. 1:28) 
 A  busca pela prosperidade é inerente da natureza humana. Há uma promessa de Deus dentro do ser de cada indivíduo. Deus o fez assim: com capacidade de prosperar  e multiplicar.  A questão é: toda prosperidade prospera? Porque muitos prosperam em pouco tempo desaparecem suas fortunas? A luz da Bíblia vamos relembrar princípios que permanecem valendo e que apontam o caminho da prosperidade que prospera que passa  as gerações:  

. Fonte: Vontade soberana de Deus.
"... sejam férteis e multipliquem-se"..."
Deus criou o homem com  o DNA da fertilidade e da prosperidade. Esse propósito foi interrompido logo no começo com a queda de Adão. Como consequência a terra foi amaldiçoada; o homem teria que obter  riquezas com sofrimento e com suor do seu trabalho. Com o pecado, o propósito de  Deus não deixou de existir na vida do homem feito à sua imagem e semelhança. Deus levanta Abraão e lhe faz promessas semelhantes feitas à Adão. Disse Deus à Abraão:  "Farei de você um grande povo,e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados" (Gn.12:3). Nesta palavra de bênção  foram incluídas " por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".  Essa é a prosperidade que vinga,  que prospera por gerações. Pela fé Abraão caminhou com esperança aguardando as promessas, mesmo  vivendo em situações  de um imigrante, sem pátria e sem filhos. Pela sua obediência as  suas gerações alcançaram a promessa.

.  Condicional: Obediência aos Princípios.
"... Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas essas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão , se vocês  obedecerem ao Senhor, o seu Deus" ( ( Dt. 28:1,2)
Essa foi a condição dada por Deus  ao povo Hebreu quando tomasse posse da terra prometida. Obediência plena  e seguir à risca tudo o que foi estabelecido no monte Gerezim. O povo cristão não está debaixo da bênção do monte Gerezim nem debaixo de maldição do monte Ebal (Dt.28). Mas o povo da Nova Aliança, em Cristo, está debaixo da bênção do monte chamado Calvário. Lá, onde o Senhor Jesus foi crucificado, lançando sobre Si, toda maldição. O Senhor Jesus é o padrão perfeito da obediência. Toda prosperidade que prospera nasce da bênção do Calvário. Jesus é o caminho da obediência. 

. Abrangência: A Vida Toda, Por Toda Vida.   
"Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem. O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem..." ( Dt. 28:3 a 7).
A prosperidade que prospera ela é extensiva em todas as áreas da vida. Alcança resultados: de números (produção), extensão (conquistas), na saúde, nos relacionamentos, na família,  na generosidade, no propósito. Para Deus pouco importa encher os celeiros  e ser conhecido como um arrogante, egoísta. O Senhor Jesus deixou um ensino para pessoas assim - "A Parábola do Rico Insensato"( Lucas 12:13-34). A família é o maior bem da prosperidade que prospera. A Bíblia declara quem não é modelo de liderança em sua própria casa está desqualificado para liderar outros. Nestas eleições esse é um ponto importante para analisar os candidatos que pleitearão ser nossos representantes ( I Tm. 3:5). 

. Aliança: Não se  Associar  com Pessoas Impias.
"... Josafá, rei de Judá,  se aliou  com Acazias, rei de Israel, ... para fazerem navios que fossem a Társis; .... visto que aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas as tuas obras. E os navios se quebraram  e não puderam ir a Társis"( 2 Cr 20:35-37).
Tudo ia bem com o rei Josafá. Alcançou vitórias militares com a ajuda de Deus, desenvolveu reformas importantes. Até que fez aliança com o iníquo e cruel  Acazias. O crente associando-se com incrédulo é entrar em aliança que a bíblia chama de jugo desigual. Enquanto o crente  serve ao Senhor o incrédulo não tem compromisso com o Reino. A prosperidade que prospera está comprometida com Deus  

. Conexão: Com a Eternidade.
"... Pois  o que adiante o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou o que o homem poderia dar em troca de sua alma? ( Marcos 8:36,37 )
A prosperidade sem Deus está  descomprometida com os valores eterno; comparado a um vapor, evapora-se na própria trajetória da vida terrena. O mundo não aceita o modelo  bíblico da prosperidade. Infelizmente muitos segmentos evangélicos ensinam princípios de prosperidade sem o comprometimento com a eternidade. Ensinam uma obediência secundária na busca de valores terreno. Esse tipo de obediência não agrada a Deus e não prospera. Deixa de ser fruto de um coração voluntarioso e grato. Deus não olha o tamanho da oferta e do serviço que Lhe prestamos, mas sonda a motivação do  coração. A prosperidade conectada com a eternidade gera fruto para eternidade.  Quem assim faz, é sábio. "O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio" ( Pv. 11:30)  


Refletindo.
"... Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma"( 3 Jo 3:2)
A prosperidade que prospera  está associada à saúde integral. Deixa a pessoa de bem consigo mesma, com as pessoas e com Deus. Esta deve ser a regra área para prosperidade na vida. Quantos conquistam fortunas e vivem, literalmente, sós, sem Deus e sem pessoas. Perderam a saúde, a família e a sua própria dignidade. Fazemos da oração, do Apóstolo João, :  ' que sua vida seja próspera em todos os sentidos da vida'. ' Que você desfrute o melhor de Deus aqui na terra, e o mais excelente, esteja reservado  na eternidade'. ' Que seja um influenciador para os amigos e familiares, que  sigam o seu testemunho de prática cristã'. Amem!

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário