“... Mas ele sabe o caminho porque eu ando; provando-me ele,
sairei como ouro” ( Jó 23:10)
Quando o assunto é provação causa-nos arrepio até em ouvir falar. Infelizmente esse é um dos equívocos em não compreender a dinâmica que Deus usa para o aperfeiçoamento da fé cristã. O Evangelho de Jesus Cristo inclui provação para crescermos na fé condição indispensável para o aperfeiçoamento cristão.
A santificação não vem pelo caminho fácil. Provação é a escola do aperfeiçoamento cristão. O crente precisa entender que provação não é um castigo divino é a forma que Deus usa para moldar o nosso caráter a ser semelhante a Cristo. - Essa é a maior bênção, deve ser o maior desejo do crente. Entenda o por quê!.....
Que vantagem pode ter um crente ao passar por várias provações? A Bíblia responde: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma" Tiago 1:2-4).
O caminho da maturidade cristã e de uma fé que gera boas obras, passa pela escola da provação. Nunca ore, nunca peça oração para Deus tirar você da escola da provação. Se você orar, pedir para intercessores, e Deus atender o seu pedido, saiba, que sua fé será como uma árvore infrutífera, não dará frutos e não glorificará a Deus.
Tranquilize-se! Saiba que Deus conhece o seu limite e estrutura, jamais deixará que a provação vá além do que você pode suportar. A Bíblia garante isso: " Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar" I Corintios 10:13
Quando estamos sendo provados, Deus está nos dando oportunidade para testar os nossos comportamentos, se estão tomados de inferioridade ou superioridade, nas derrotas e nas vitórias:
. Lições nas derrotas, não dando ocasião a dúvidas, gerando sentimentos de incapacidade, insignificância e sentindo-se pessoa desprezível.
. Lições nas vitórias, não dando ocasião ao orgulho, gerando sentimento de altivez, do "eu posso"
A provação é o teste divino para auferir como anda a nossa fé na caminhada cristã. O crente que resiste a provação, anda murmurando das dificuldades, prefere ficar na zona de conforto sem ser incomodado, não frequenta a escola divina para o aperfeiçoamento cristão.
Andar na escola divina nos aproxima mais perto de Deus. O caminho é árduo, mas há uma promessa para quem perseverar: " Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu" Romanos 5:3-5.
Refletindo:
Encorajamos você a encarar com naturalidade as provações. Receba as provações como oportunidades de bênçãos no processo da maturidade da sua caminhada cristã. Andar na escola divina da provação é decidir desenvolver todo potencial para viver uma vida plena. É melhor andar no deserto com Deus que está no pico do Everest sem Deus. Amem!
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário