quinta-feira, 21 de novembro de 2019

SOU CRISTÃO - OS 'PRÓS' E OS 'CONTRAS'

E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.
"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Lucas 14:27,28.

Todas as decisões importantes da vida deparamos com duas possibilidades: os 'prós' e os 'contras'.  O que pesa na decisão é avaliar o custo benefício das escolhas. Quando tomamos a decisão de ser um seguidor de Jesus Cristo, servi-Lo com nossa vida e por toda a vida, precisamos encarar essa questão com muita seriedade. Alguns abandonam a fé, outros prostram-se no caminho, por conta de não ter calculado o preço de ser um discípulo de Jesus Cristo. Viver, para Cristo, tem os seus 'prós' e o seus 'contras'. Destacaremos três razões 'prós' e três razões 'contras'. Deixamos com você fazer  as suas considerações:

-  Três Razões 'Prós' -  Sou Cristão: 

1a. -  Transformação Interior que Gera um Novo Estilo de Vida.
Transformação interior é uma ação de ordem espiritual  uma exclusividade  do Senhor Jesus Cristo: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"  2 Cor 5:17. Essa transformação acontece na mente e no coração, que repercutirá em todas as áreas da nossa vida. Significa que os padrões, maus pensamentos e os maus hábitos, vão dando lugar a um novo significado na vida terrena que transcenderá no plano da eternidade. Isso é fantástico e valoroso, nenhuma ciência humana é capaz de fazer. 

2a. - Nos tornamos Sementes de  Deus para Povoar os Céus.
Que privilégio nos tornarmos  parte do projeto de Deus para povoar os Céus. Confesso com tantos anos de vida cristã esse entendimento trouxe-me mais responsabilidade. Faço parte de uma cadeia de produção: Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus' 1 Cor 3:7-9. A vida do cristão é comparada a uma metáfora de uma 'semente'. A semente é portadora de vida, nasce uma planta que gera outras sementes, um ciclo produtivo. O cristão é comparada a uma semente; que gera outros cristãos, cujo propósito povoar os Céus. A finalidade da semente é gerar vida; para isso precisará  morrer para si mesma. Assim, deverá ser a vida do cristão: gerar outras vidas com o mesmo DNA e espécie. 

3a. - Somos Alimentados  de Uma viva Esperança que Renova a  nossa Fé  o
         tempo todo.
A esperança é o folego da vida, alimentadora da fé.  Quem vive sem esperança, vive sem fé; quem vive sem fé, vive sem destino. Viver em Cristo tem a garantia de uma esperança renovada, a cada dia: "mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" Isaías 40:31.  Persistir com perseverança na caminhada da fé sem olhar para trás, não seguir o  exemplo da mulher de Ló, terá da parte do Senhor Jesus Cisto, a garantia  que as forças serão renovadas e voarão bem alto, como águias.


- Três Razões 'Contras' - Sou Cristão: 

1a. -   Opressão Interior, Carne Lutando Contra o Espírito
Nem todos  os cristãos levam a sério essa exortação bíblica. "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21. A primeira forte opressão o cristão enfrenta com a sua própria natureza carnal,  que não aceita viver o novo padrão que abomina  desejos egoístas e carnais. Nesta batalha alguns cristãos sucumbem na fé.  Em suas contas de 'custos benefícios' preferem ficar com os interesses terrenos em detrimento das incomparáveis promessas divinas.  

2a. -  Oposição Externa, Pressão Implacável  do Mundo. 
O Senhor Jesus  agiu com muita  transparência  no convite do: 'Vem e  Segue-Me'. O Apóstolo Paulo, ao escrever aos cristãos em Corinto, descreve as demandas da caminhada cristã:  "De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal" 2 Cor 4:8-11. Enfrentamos duras oposições  externas, não apenas vindas por parte de pessoas; precisamos admitir que somos tentados, tempo todo,  na busca do poder e da fama.  Sãos os   'contras', do viver uma vida plena em Cristo Jesus.  

3a.- Ocultar na Sombra de uma Religião.
A quantidade dos que seguem  religião é muito  maior da quantidade dos seguidores de Jesus. Nessa conta estão muitos chamados de ' cristãos nominais` ou de 'cristãos ocultos'. Somos cristãos para ser embaixadores de Cristo no mundo - é o que a Bíblia diz: Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus" ( 2 Cor 5:20).  Nenhum embaixador  representando o seu Pais ficará oculto na sua missão ou querer se passar por um cidadão do País onde está servindo. Cristãos nominais ou cristãos ocultos estão negligenciando essa palavra bíblica: Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel" I Cor 4:2. 
Refletindo:
O nascer de novo é viver sob uma nova direção e uma  nova identidade.  Isso só acontece com uma experiência genuína de conversão. Uma metamorfose que a ciência não explica. Na minha jornada de vida, 70 anos, e de caminhada cristã, de 59 anos, posso afirmar que quem está em Cristo não consegue respirar outros ares que a Bíblia chama de 'sofismo' ou 'falsas crenças'.  Posso afirmar pelos longos anos de caminhada que os 'prós', a meu favor, são infinitamente maiores que os 'contras'. Viver intencionalmente uma fé genuína, nesse nível: ' Já não vive mais eu, mas Cristo vive em Mim', isso,  não tem preço, é inegociável. Você pensa assim? Glória a Deus.

Por amor a Cristo!

Um comentário: