quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

A JORNADA DE UM LÍDER CRISTÃO FIEL À SUA MISSÃO!


"... Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais" Mateus 20:26 
Com todo carinho e apreço  dedicaremos essa reflexão aos  incansáveis lideres pastores. Sem a pretensão de fazer qualquer tipo de associação do ministério pastoral com o líder Moisés em conduzir o povo Hebreu a terra prometida. Ao longo de seis décadas, convivendo nesse relacionamento ovelha pastor,  há muita coisa em comum na atividade pastoral com o ministério de Moisés. A vida de Moisés nunca fora fácil, como de qualquer pastor militante. O período mais crítico que Moisés  enfrentou está registrado nos relatos do livro do êxodo. Período em que Moisés iniciou um processo de organização social, nomeação dos Sacerdotes, os rituais e cerimônias públicas e pacificando os ânimos do povo inconformados nas circunstâncias que estavam vivendo em um deserto.   


Oito Lições que aprendemos com a  firme liderança de Moisés:

1. Liderou uma equipe  qualificada de pessoas  hábeis para as demandas
    da sua árdua missão.
Tomou a Arão e os três filhos para ocuparem a função de Sacerdotes (Ex. 28:1). Designou homens hábeis cheio do espirito sabedoria para confeccionar as vestes dos Sacerdotes. (Ex. 28:3). Para construção da Obra do tabernáculo ( Ex. 31:1-6). Em toda comunidade Cristã Deus já preparou homens e mulheres qualificados com dons e habilidades naturais para apoiar o líder pastor no seu ministério. 

2. Conhecia as vozes estranhas de sua congregação e reagiu a elas.
Enquanto Moisés permaneceu no monte por quarenta dias, recebendo as tábuas do testemunho, o povo se inquietava e pressionou o sacerdote Arão para fazer um bezerro de ouro, para servir como deus. Moisés ao descer do monte ouviu grandes alaridos e já percebeu que se tratava de um louvor estranho na congregação. Moisés reagiu com forte ira. Dissolveu o bezerro de ouro espalhando sobre as águas e deu de beber aos filhos de Israel. Assim é o  pastor no cuidado do rebanho, conhece as suas ovelhas e as ameaças que cercam as suas ovelhas. Uma das fortes ameaças a entrada de 'louvores estranhos' no meio da congregação. 

3. Tomou decisões firme contra a Idolatria de vários de seus lideres.
A atitude mais forte por parte de Moisés estava por acontecer. Decididamente elimina  todos os lideres idólatras ( Ex. 32:25-29), cerca de três mil. O pastor de rebanho as vezes precisa tomar atitudes impopulares em defesa da santidade da Igreja. Não está em jogo a vida de uma família importante da Igreja, está em jogo o descumprimento de uma missão, isso desagrada o Senhor da Igreja.

4. Assumiu o seu papel de líder  e faz pedido ousado a Deus. 
O líder Moisés diante do caos fica do lado do povo; dirige-se  à congregação, e diz: " Vós cometestes grande pecado; agora, porém, subirei ao Senhor e, porventura, farei propiciação pelo vosso pecado". Moisés faz um pedido ousado para Deus: " Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste' ( Ex. 32: 30,32). Moisés um líder que andava com Deus, não compactuava com o pecado. Por  quarenta anos nunca ouviu-se dele um escândalo sexual, infidelidade na área financeira. Quando o líder anda de forma ilibada e intocável no  caráter  e na santidade,  Deus atende o seu clamor em situações das mais caóticas.

5. Em momentos críticos não desistiu de liderar seu povo, Deus lhe dá uma 
    segunda  chance.
Pela segunda vez  Moisés sobe ao monte para reescrever as tábuas da lei. Deus sempre está disposto a dar uma segunda chance ao seu povo. O líder Moisés foi extraordinariamente comprometido e  envolvido nesse processo de reconstrução. Deus dá a sua palavra a Moisés: "A minha presença  irá contigo, e eu te darei descanso"( Ex. 33:14). Pastores que caem na armadilha do Diabo, no adultério, de escândalos financeiros, divorciam por questões banais, não zelam pela doutrina da Igreja, nos momentos críticos Deus não contará com esse líder. A congregação ficará à revelia dos lobos devoradores. 

6. Deus não abandona o líder que não desiste.
Esse é o momento mais lindo depois do caos. Veja o que Deus faz com o seu líder Moisés: " Tendo o Senhor descido na nuvem, ali esteve junto dele e proclamou o nome do Senhor. E passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo, e grande em misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocente o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos  filhos, até a terceira e quarta geração!"  Deus conhece o seu líder pelo nome "...achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome"( Ex. 33: 17). Não é pouca coisa essa intimidade que Deus tem com um líder que não desiste das batalhas do Senhor.

7. O povo precisa ver Jesus no rosto do seu líder.
Essa é a parte mais  impactante de toda história de vida de um líder. O povo que é  liderado por um líder comprometido com a missão ver Jesus na pessoa do seu líder. O líder pastor nem sempre consegue ver  o que suas ovelhas vêem dele: 'algo sobrenatural que resplandece do seu interior'.  Olha como Moisés desceu do monte na segunda chance que Deus lhe dá:  " ... quando desceu do monte, não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele. Olhando Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que resplandecia a pele do seu rosto; e temeram chegar-se a ele"( Ex. 34:29-30).Tenho sido pastoreado por pastores que vejo Jesus em suas vidas. Conheço muitos amigos pastores que vejo Jesus em suas vidas. Há muitos rebanhos do Senhor conduzidos por pastores e pastoras parecidos com o Senhor Jesus Cristo. Glória a Deus.    

8. Um líder aprovado por Deus não deixa a obra pela metade.  
O último capitulo do  Êxodo relata um fim vitorioso do grande líder Moisés.: "... Assim Moisés acabou a obra" ( Ex. 40:33b) . Quando Deus se agrada dos seus lideres a sua Glória é a resposta: "... então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo" ( Ex. 40:14a.) Há muita obra inacabada e  abandonada no Reino de Deus. Lideres que não suportaram a pressão, não perseveraram nas lutas, abandonaram o seu  posto. A esses Deus sempre tem uma segunda chance de recomeço. A Glória da segunda casa será maior. 

REFLETINDO:
Contextualizando para os difíceis dias que a Igreja do Senhor Jesus enfrente o que podemos apreender da vida desse grande líder do passado? Algumas ideias: (1) Moisés seguiu à risca as orientações de Deus; (2) colocou as pessoas certas e qualificadas no lugar certo; (3) colou todas as coisas desalinhadas em seu devido lugar; (4) enquadrou os líderes idólatras, os fora da visão do Reino. Como saber se o Senhor Jesus está aprovando o que a sua igreja está realizando? Aprendemos nos relatos de Êxodo:(1)  Um líder espiritual  fiel a Deus no cumprimento da sua missão sempre acaba bem; (2) um povo comprometido com a liderança do seu líder sempre terá um capitulo final de vitória; (3) uma obra iniciada e em ritmo de  acabamento acelerado, pois,  a Igreja só terminará a sua Obra com a volta de Jesus Cristo, terá a recompensa de reinar com Cristo. 
Por amor a Cristo! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário