quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

NATAL - ELEMENTOS QUE LEGITIMAM O ANIVERSÁRIO DE JESUS!

Celebrar o Natal de Jesus Cristo é uma festa dos cristãos pelo mundo. Isso não impede que os não cristãos participem conosco em reconhecimento do grande amor de Deus pela humanidade. Neste Natal vamos relembrar sete elementos essenciais que tornam uma legítima comemoração do Nascimento do Senhor  Jesus Cristo:

1-  A legitimidade da  pessoa do  aniversariante. 
 “ E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor..." Lucas 2:9. 
O Nascimento de Jesus é o cumprimento de uma promessa divina. Os céus legitimaram o nascimento do Messias.  A Glória de Deus se manifestou anunciando o cumprimento dessa promessa. Nenhum outro nascimento na história humana teve os holofotes dos Céus: "Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: " Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lucas 2.10,11). Nas comemorações cristãs, mesmo que simbolicamente, há uma encenação angelical anunciando o nascimento de Jesus que emociona  a todos nós  cristãos.  Nunca houve algo semelhante  em nenhum outro nascimento.   
2- Houve  testemunhas que presenciaram o nascimento de Jesus.
"...os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer” Lucas 2:15
Os cristãos de hoje são testemunhas não porque presenciaram o nascimento de Jesus a dois mil anos atrás, mas porque vivenciam o nascimento de Jesus em seus corações. No diálogo que o Senhor Jesus teve com Nicodemos, surge o assunto 'novo nascimento', - Jesus declarou: "Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". O ter nascido de novo é o segundo elemento essencial para celebrar e ser uma testemunha viva do Nascimento de Jesus Cristo.

3-  A  participação da família no contexto histórico  bíblico.
Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. 5 Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho” Lucas 2:4,5
Deus na sua Soberania poderia ter optado por outros métodos para trazer o seu Filho ao mundo humano. Escolheu uma família, seu maior projeto aqui na terra. Escolheu um homem e uma mulher, comprometidos com o casamento. Jesus sempre valorizou o casamento, o seu primeiro milagre deu-se numa boda. Em momento algum deu abertura para o divórcio. O terceiro elemento importante numa celebração do Nascimento de Jesus Cristo é a reunião da família  em torno dEle. 
4- Uma manjedoura, Simplicidade.
“Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê,  e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria ” Lucas 2:6,7 
Manjedoura nos remete a simplicidade, humildade, um coração sem ostentação, pobre de espírito. Não há lugar para Jesus em um coração incrédulo, soberbo, cheio de si mesmo. Inadmissível usar a data celebração dos Reis dos reis, Senhor dos senhores, do Salvador do mundo, para blasfemar o seu Nome, com atitudes profanas, bebedeiras, baladas, sexo irresponsável, drogas, invariavelmente terminam em confusões noturnas, assassinatos e abortos. São ambientes que Jesus nunca estará lá. 
 
 5-  O  melhor presente.
"Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra" Mt. 2:9-11.
Se cada cristão perguntasse ao aniversariante Jesus o que gostaria de receber no seu aniversário, com um coração piedoso e cheio de misericórdia, certamente responderia algo assim: 'você já está me presenteando todos os dias com seus atos de amor' - como, Senhor?: porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;  estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.  Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?  Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?  Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?  E responder-lhes-á o Rei: Em verdade em verdade 
 vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes”  Mt. 25:35-40. No Natal de Jesus o quinto elemento deve ser de   práticas de boas obras que abençoam quem realmente precisa.
6-  Ações de Graças.
“De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: " Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor" Lucas 2:13,14
A celebração do nascimento  de Jesus Cristo se dá no Céu e na terral. Um evento universal, transcendental e sobrenatural.  O Rei dos reis, Senhor dos senhores receberá todas as honras e todo joelho se dobrará diante do seu Trono. Faça desse natal o seu melhor natal como se fosse o seu último. Ações de Graças o sexto elemento de um coração grato a Jesus.  
7-   Esperança.
"Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém “ Lucas 2:38. 
O povo Hebreu aguardava esperançoso a vinda do Messias prometido. Poucos Judeus tiveram a lucidez de um Simeão e Ana quando viram Jesus se apresentar no templo no oitavo dia. A cada Natal de Jesus os cristãos renovam as esperanças e aguardam ansiosamente a volta do Senhor Jesus Cristo. De igual modo, poucos cristãos estão tendo a lucidez que esse tempo está se cumprindo.  Renovar as esperanças o sétimo elemento de uma celebração de cada natal de Jesus.
REFLETINDO:
"O senhor lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu senhor!’ Mt. 25:23.
Como cristãos vamos entrar em concordância para realizar o nosso melhor Natal? Ainda há tempo de você eu revermos essa lista de sete elementos essenciais para alegrar o nosso aniversariante Jesus. Tire um tempinho para refletir sobre a possibilidade de você não ter esse Natal, for chamado à  presença do Pai. Você está preparado para ouvir do Senhor o que Ele tem para lhe dizer? Você está certo que ouvirá essa Palavra: "... entra e participa da alegria do teu Senhor'". Comemorar eternamente o Natal ao lado do Aniversariante Rei dos Reis,Senhor dos Senhores?! 

UM FELIZ NATAL!
Por amor a Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário