sábado, 1 de fevereiro de 2020

OS PORQUÊS DA VIDA - CAUSAS E EFEITOS!

  “... Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” ( Jeremias 29:11)
Os “Porquês” sempre nos acompanham  por toda a vida. Para as  crianças  os “Por quês ” têm  um significado de querer saber  coisas novas sobre a vida, ou  na busca de  explicações  do  por quê  “não pode”.  Para os adultos, os  “Por quês”  passam a ter outro significado: Por quê aconteceu comigo? Por quê fiz desta forma? Por quê não me avisaram? Por quê Deus não me protegeu? Você tem feito esse tipo de perguntas?
Muitos dos  “Porquês” não vamos encontrar respostas em teorias humanas. Deus ao  criar o mundo estabeleceu  princípios e leis para dar sentido e direção a vida. Leis como: “Causa e Efeito”, “Semear e Colher”,  "escolhas com consequências" e tantas outras. 

Resultado de imagem para o que o homem semear isso mesmo colherá
Essa figura é um tanto bizarra nos remete a uma sincera reflexão sobre nós mesmos. Na vida real  muitos de nós levamos um estilo de vida disfuncional, inconscientemente regamos a nossa própria morte. Quantos sonharam em ter o seu próprio carro tiveram um triste fim  morrendo prematuramente num acidente automobilístico? A causa? Irresponsabilidade ao volante. Quantos sonham com um bom emprego e acabam escravos do trabalho? Ao final comprometem a sua própria saúde, muitos nem completam  à  meia idade. Você pode estender esse raciocínio para o casamento, família, finanças, vida cristã (...)

. Causa e Efeito.
A primeira consequência da lei  da “Causa e Efeito” aconteceu no Éden, com Adão e Eva.  Gênesis 2:16 “ E  o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. O casal comeu do fruto proibido por Deus e foi punido.  A  “Causa”?  Desobediência. O “efeito”?  Morte espiritual. 
Nem todas as experiências da vida são resultados da lei da “Causa e  Efeito. Tomando como exemplo as horríveis experiências de Jó, pressupomos que nem sempre um efeito está ligado a uma determinada causa,  há fatores outros que podem contribuir como, epidemias, catástrofes e perdas. 

. Os "Porquês" da Vida.
O que aconteceu com a vida de Jó foi motivo de muitas especulações de pessoas e de questionamentos. Na busca de entender, alguns amigos de Jó acreditavam que todo sofrimento humano tinha ligação com algum pecado. Entendiam, que sofrimentos são coisas ruins; portanto resultados de pessoas más, desobedientes a Deus. Esses 'amigos' massacraram Jó com esse brutal entendimento teológico.  
Eis que, diante de tantas confrontações e buscas de respostas dos “ porquês” de Jó passar por tantas provações e sofrimentos, a surpreendente  revelação não veio  através de uma teoria religiosa,  e sim, de uma  experiência pessoal do próprio Jó: do “ conhecer a Deus”.  Que experiência maravilhosa! O entendimento  sobre os 'porquês' da vida tomou outro rumo na vida de Jó.  
Você pode até questionar que as experiências vividas por Jó foram atípicas. Entretanto, você  concordará que  a dor, as perdas e abandono das pessoas,  não são experiências atípicas.  Todos nós estamos  sujeitos a passar por isso. Quem sabe você já passou ou esteja passando  por algumas dessas situações. Ou,  quem sabe você está ouvindo mais pessoas que Deus. O que a história de Jó nos ensina?

Busque na fonte as  respostas  dos “Por quês” da sua vida:

1- Acredite que sempre haverá  uma outra maneira de você  enxergar  o seu,   “Porquê”?   Jó 42:5-6, você encontrará a mais importante confissão que uma pessoa pode fazer na vida: “ Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza”. Você tem conhecido a Deus por experiência ou por ouvir dizer? A sua resposta fará toda diferença. 

2- Experiente conhecer a Deus na sua Integralidade, Pureza e Santidade. Você entenderá que muitos dos sofrimentos, perdas e dores,  são frutos de nossa natureza pecaminosa que nos induz  a atitudes errôneas. Se os “Porquês” são  questionamentos num ambiente de  auto reflexão da própria vida são legítimos e salutares. Isso mostra que estamos  a caminho da maturidade cristã aceitando as  correções divina. Deus faz por amor, como um pai corrige um filho. 

3- Conheça a Deus, o seu Amor e sua Misericórdia. Você será movido por um profundo reconhecimento de quem você é.  O que levará a reconhecer os seus  pecados,  gerando um sentimento de arrependimento e confissão. E través do Sangue purificador do Seu Filho Jesus Cristo, receberá a  purificação  (1 João.1,8,9) . A vida não será a mesma.
Reflita:
- A disposição de Jó, em arrepender-se e confessar os erros, é um bom exemplo para todos nós.
- As vezes o sofrimento nos molda para que possamos ajudar outras pessoas.
- Outras vezes, os sofrimento é um ataque de Satanás a nossa vida.  “...o meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não trate segundo a vossa loucura...”     ( Jó 42:8).  
- Que você tenha a maior experiência de sua vida,  e declare: “Eu te conhecia só de ouvir falar,  mas agora os meus olhos te vêem”.
O mesmo Deus que encerrou o capítulo da vida de Jó, desta maneira: “Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro...”( Gn. 42:12);  quer fazer  também na sua Vida!  Busque ao Senhor e desfrute da vida abundante que Ele tem pra você.    Amem!
       Por amor a Cristo!

2 comentários:

  1. Palavra certa no momento certo! Obrigado meus Deus por usar o irmão Arão para o Seu proveito...🙏

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Deus por ésta palavra que veio de encontro com minha necessidades, e vai ajudar colocar minha vida no foco, que Deus Abençoe grandemente a vida do irmão Arão

    ResponderExcluir