quinta-feira, 30 de abril de 2020

EQUILÍBRIO EMOCIONAL - QUESITO INDISPENSÁVEL PARA UMA VIDA PLENA!

"Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se"
( Provérbios 25:28) 
A neurociência vem  publicando estudos científicos da importância da Inteligência  Emocional (QE). Fica cada vez mais claro que obter uma vida plena é mais que chegar ao topo de uma  carreira de sucesso. É libertador saber que a disfunção emocional  é a principal  causa de  estresse, depressão e fracassos em muitas áreas importantes da vida, como relacionamentos interpessoais, casamento, família e declínio na fé. Vamos pensar sobre isso? Desarme-se de suas crenças, abra a sua mente e o seu coração para algo novo que pode estar disponível a você. 

1.  Equilíbrio Emocional  Quesito indispensável  Para Uma  Vida Plena.
Cada  pessoa vem ao mundo trazendo consigo o seu código genético e esteriótipo único. Trás consigo identidade própria e um destino traçado por Deus (confira Salmo 139). Vamos compartilhar a vida de um jovem chamado Sansão, cujos pais foram avisados por Deus quem ele era e o que faria. Um jovem com uma missão especial, ser um libertador, um  Juiz do seu País. Teoricamente a missão dos pais ficaria bem mais fácil  e mais leve  ao saberem a identidade e missão do filho. A teoria nem sempre fica tão fácil assim quando se vai para a pratica. Sansão era uma pessoa como qualquer outra livre para fazer suas escolhas, pouco se preocupou das consequências. Caberia, a ele,  lidar com suas emoções e com seus pontos fracos. Infelizmente não soube lidar com o seu emocional interrompendo um destino de  sucesso.  O que o levou a não alcançar uma vida plena?

1- Escolheu a pessoa errada para o casamento. 
"Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher" (Juizes 14:1). 
. Se uniu a uma mulher filisteia,  povo inimigo pelo qual teria que lutar para libertar  o seu povo.

2- Não soube lidar com seus impulsos sexuais.  
"Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela" ( Juízes 16:1). 
. Se meteu, por  várias vezes,  em confusões por não controlar-se  de seus impulsos sexuais. 

3. Não soube lidar com a fama.
Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas. E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos. Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma." (Juizes 14:12-14). 
. Confiava cegamente  na sua força, criando situações indesejadas e  colocando em risco sua própria vida e de sua nação.

4.  Destempero emocional nas adversidades. 
"E foi Sansão, e pegou trezentas raposas; e, tomando tochas, as virou cauda a cauda, e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas. E chegou fogo às tochas, e largou-as na seara dos filisteus; e assim abrasou os molhos com a sega do trigo, e as vinhas e os olivais" ( Juizes 15:4,5).  
. Em momentos de confrontos sempre agia com desequilíbrio emocional. 

5. O seu destempero emocional trouxe problemas para outras pessoas.
"Três mil homens de Judá desceram então à caverna da rocha de Etã e disseram a Sansão: "Você não sabe que os filisteus dominam sobre nós? Você viu o que nos fez? " Ele respondeu: "Fiz a eles apenas o que eles me fizeram" ( Juizes 15:11)
. Perdia tempo e energia por se meter em encrencas.  Essa sua atitude trazia problemas para as pessoas que deveria protege-las. 

6. Não soube lidar com o fracasso.
Sansão lhes disse: "Desta vez ninguém poderá me culpar quando acertar as contas com os filisteus! " ( Juízes 15:3). 
.  Por conta do seu desequilíbrio emocional  não soube  lidar com os seus  constantes fracassos. 

7. Um dia a casa cai.
"E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele"  
( Juízes 16:20). 
. Constantes fracassos por conta de  desequilíbrio emocional,  veja o  que  a Bíblia diz:  " E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda" ( Mateus 7:27) 

Lições que podemos  aprender  com as atitudes de Sansão:

a. Vingança não é vitória. 
. Sansão perdeu o seu foco de missão que seria lutar por uma causa em favor do seu povo. Desviou a rota do seu propósito por não saber lidar com o seu  destempero emocional. Por consequência lutava por defender sua honra  deixando a segundo plano o seu papel de líder. Seus atos de vingança não lhe deu  uma medalha de um herói.

b. Por trás de um triângulo amoroso pode estar um plano diabólico para destruir o projeto  de  uma vida vitoriosa (veja João 10:10a.)
. Aprendo com essas trágicas escolhas de Sansão: não controlar os impulsos sexuais, não escolher a pessoa certa para o casamento, se envolver com amizades com  pessoas ímpias, ignorar os seus valores e missão de vida, há por trás disso um projeto Satânico, para derrotar um servo  e uma serva do Senhor na sua missão de vida. Os relatos bíblicos não escondem os deslises de seus heróis. Muitos desses heróis,  a casa saiu, não souberam lidar com os seus descontroles emocionais.

c. Podemos perder tudo na vida menos a proteção de Deus.
. Sansão brincou com sua própria vida.  Esnobou de  Deus. Achava que Deus iria passar a mão em sua cabeça em todas as suas travessuras inconsequentes. A casa caiu.  Deus se retirou dele. 

d. O fim,  não é o fim. 
É o paradoxo de Deus. O que estava em jogo não era a vida de Sansão; mas sim, a  disputa de autoridade entre o  deus pagão do  Deus verdadeiro. O  paradoxo! Quando a  autoridade de Deus é  confrontada,  o  que parece ser o fim,  Deus sempre  prevalecerá ( lembra-se de Davi e Golias?).  Sansão humilhado e entregue aos inimigos  ainda achou forças para honrar o nome do seu Deus que por tantas vezes havia desonrado. Diante de um espetáculo que afrontava o seu Deus  e de uma inevitável humilhante morte, faz uma oração que restabelece a autoridade de Deus: "E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos! " ( Juízes 16:28).

REFLETINDO: 
Estamos experimentando um tempo singular por conta dessa pandemia que atingiu a todos nós. As emoções se afloram. Relacionamentos conjugais entram em crises, os membros da família desestabilizam emocionalmente aumentando as tensões interpessoais. Se você está vivendo um momento que parece o fim, saiba que o Senhor tem um escape uma saída de vitória. De alguma forma que essa reflexão alcance o seu coração.  Que o Espirito Santo traga cura aos emocionalmente doentes,  traga consolo e a  paz eterna -  ' que excede todo entendimento em Cristo Jesus'.  A  todos que sofrem perdas de entes queridos, de amigos, de empregos e receita financeira.  Confie!  não é o fim.  Amem!
Por amor a Cristo!




4 comentários: