quinta-feira, 25 de junho de 2020

VIVA UMA FÉ SOBRENATURAL, PRATICANDO ATOS NATURAIS!

“.... Quanto a antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,s a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade proveniente da verdade” ( Efésios 4:22-24)

Quando pensamos em sobrenatural de Deus logo vem a mente acontecimentos extraordinários que a Bíblia relata, como:  o sol parou, o mar se abriu, os três jovens na fornalha, Daniel na cova dos  leões, multiplicação dos pães, água se transformando em vinho, etc. O sobrenatural de Deus deve acontecer também no contexto  natural da vida cristã, como: não romper o sinal fechado, não ocupar uma vaga de estacionamento preferencial, tratar honrosamente as pessoas, honrar a autoridade constituída, lealdade conjugal, ser correto nos negócios, não ser maledicente, não ser  fofoqueiro,  praticar ações proativas de ajuda ao próximo, até com pessoas que não nos damos bem. Podemos aprofundar mais, tomando por exemplo, I Coríntios 10:6-13.  

Vamos pensar  algumas  ações que contribuem a viver no sobrenatural de Deus no contexto natural da vida  cristã:

1- Quando amamos pessoas que não  desejam a nossa amizade. “... Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam” ( Lucas 6:27) O amor de Deus revelado em seu filho Jesus Cristo é o maior exemplo de entendermos o amor sobrenatural. Deus,  amando a mim sendo um   pecador, amou-me   com a mesma intensidade como  amou  o seu Filho Jesus Cristo. Reflita um pouco mais sobre essa questão em romanos 12:9-21). Se você e eu formos capazes de viver esse nível de amor estamos vivendo no sobrenatural de Deus no contexto  natural da vida cristã.

2- Quando socorremos pessoas que cruzam  nosso caminho vítimas de  enfermidaedes incuráveis e de  atos de  crueldade e discriminação‘ Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrva o homem e, quando o viu, teve piedade dele” ( Lc. 10:33).  Esse tipo de socorro, à pessoas vitimas de crueldade, convenhamos não é  uma ação  simples de se praticar.  Esse nobre gesto só pratica  quem vive o sobrenatural de Deus.  Nem o  religioso nem o levita passaram pelo teste de Jesus.; “ descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem,passou pelo outro lado. E assim também um levita...” ( Lc. 10:31-32. ) A figura do samaritano é uma representação da prática cristã que Jesus aprova.  Isso é andar no sobrenatural no  contexto natural da vida cristã. Enquanto escrevo recebo um vídeo, de um irmão querido nosso acometido de uma enfermidade degenerativa, incurável, para viver dependendo da solidariedade cristã. Nessas horas são distinguidos os verdadeiros praticantes da verdadeira  fé sobrenatural com atos naturais.

3- Quando servimos pessoas sabendo que não teremos nenhuma recompensa pelo feito  praticado“... Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele”  ( Lc. 10:34) O Senhor Jesus ensina na parábola do bom samaritano,  que só se pratica gestos dessa magnitude, quem vive o amor sobrenatural de Deus. O homem natural quer recompensas pelo que faz. Casais que vivem no sobrenatural vivem um casamento de doação sem pensar em retorno.  Filhos que vivem no sobrenatural   honram os pais não pelo que fazem mas pelo que são. Cidadãos que vivem o sobrenatural  submetem as autoridades constituídas por dever e não por mérito. Vale a pena conferir as instruções de Paulo em Efésios 6:1-9. Praticando essas coisas é viver o sobrenatural de Deus no contexto  natural da vida cristã. 

4-  Quando dedicamos as primícias  do ganho e oferecermos o  nosso melhor a Deus. “... Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda...” ( Pv. 3:9-10)  Esse é um quesito que Deus não  abre mão. Foi assim com o povo de Israel e continua sendo assim com a nação eleita, chamada igreja.  A fidelidade e o comprometimento com o Reino de Deus é condição para viver no sobrenatural de Deus. As comportas dos céus se abrem para os fiéis. A maneira como lidamos com nossas finanças reflete a nossa fidelidade a Deus. Reflete a nossa dependência de Deus. Andamos no sobrenatural de Deus tanto em momentos de fartura como de escassez. Tanto nos momentos dos ventos favoráveis quanto contrários. O “ Ainda que...” de Habacuque 3,  é o grande teste do andar no sobrenatural de Deus no contexto  natural da vida cristã.  

5- Quando nossas ações andam na contra mão do mundo.  “...Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente...” (Rm.  12:2) Andar no sobrenatural de Deus vai além de práticas religiosas. Separar o secular do espiritual não é uma prática cristã bíblica. Os cristãos comprometidos com  Deus não tiveram no passado, não estão tendo no presente  e não terão no futuro   vida fácil aqui no mundo. Precisamos entender que a perseguição  faz parte da vida do cristão. A luz não combina com as trevas,  nem a verdade com a mentira. Ser sal da terra e luz do mundo é viver o sobrenatural de Deus no contexto   natural da vida cristã.       

"1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 2 Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá"

Essa sena (foto) quatro amigos resolveram levar um paralítico até Jesus. Elaboram um plano ousado e nada convencional, entretanto, nada de sobrenatural. O fato, que o plano deu certo e o paralítico foi curado. Atitudes como essas são naturais movidas por uma fé sobrenatural, e essa fé sobrenatural remove todo tipo de obstáculos. Quando lemos os primeiros três primeiros versos, de I Co 13,  aparece a palavra “ainda que”,  - nos leva a repensar a maneira como estamos praticando a vida cristã. Não se vive a vida cristã na forma natural no  homem natural. Tão pouco uma fé movida por interesses egoístas e por uma prática  religiosa de desejar algo especial de Deus como troca. Mas sim, se vive uma fé sobrenatural pela transformação do novo nascimento em Cristo Jesus. Exemplos do 'bom Samaritano, e  do  menino que entregou o seu lanchinho a Jesus que alimentou uma multidão.  Essa  metamorfose, do homem natural para  o homem espiritual,  só se explica pela experiência do nascer de novo. ( confira  I Co 5:16-17).

Por amor a Cristo!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário