"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" Hebreus 11:1
A fé cristã é um dos mistérios que não se explica pela razão nem pelo conhecimento humano. É um dom espiritual destinado para aos que creem na Graça Redentora em Cristo Jesus. A fé vê pelos olhos espirituais o que não se vê pelos olhos naturais. A fé não espalha pânico; mas sim, esperança, paz e amor. A Fé é confessional, ela é prática, e que nos conecta com o sobrenatural. A fé é operacional, age em meu favor e em favor das pessoas. A Fé é compromisso com a verdade, chama a existência promessas já liberadas. Destacaremos sete ações práticas da fé cristã:
1 - A Fé Chama a Existência Coisas que não Exitem como se Existissem.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" ( Hb 11:1). O capitulo 11 de Hebreus é conhecido como ' a galeria dos heróis da fé'. A fé atrai uma Promessa que Deus já liberou. Há promessas que cumprem a curto e a médio prazo. No meu tempo de jovem alimentei uma fé na promessa que teria uma família, com filhos e netos. Na semana que escrevo esse texto, aos Setenta anos de vida, estamos tirando fotos da sexta netinha de dois meses de idade e do aniversario de minha filha. Promessa cumprida. Há promessas que ultrapassam o nosso tempo de vida, as gerações futuras vão alcançar. A lição de uma fé que chama existência é: preciso almejar, preciso alimentar e preciso semear ao longo da vida. Tiago diz que ' Fé sem obras é morta'. Ou seja, nada se colhe. Quando chamo a existência coisas que não vejo no plano natural e humano, como se as existissem, pela fé já tomo posse delas. Se profetizo, positivamente, sobre a minha vida estou depositando bênçãos futuras e a seu tempo colherei.
2- A Fé é Porta-Voz Profética de Deus.
"O Soberano Senhor deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que é ensinado"( 50:5). Deus deu a cada pessoa um poder extraordinário, a fé profética. Todo crente tem esse dom espiritual. A palavra tem poder para abençoar e para amaldiçoar. Quando exercemos a fé profética com o uso adequado da língua, estaremos sendo porta-vozes de Deus levando palavras de esperança e de salvação. Nós, que somos pais, avós, somos porta-vozes de Deus para abençoar nossos filhos e netos. Quando profetizamos bênçãos na vida de um filho/a, desde o ventre e em todo percurso da vida, estaremos formando o caráter de Deus e plantando fé geracional, por gerações.
Vamos colocar em prática? Comece a profetizar bênção na vida de sua família, de seus amigos, no trabalho. Seja um porta-voz de Deus para profetizar palavras de vitórias.
Vamos colocar em prática? Comece a profetizar bênção na vida de sua família, de seus amigos, no trabalho. Seja um porta-voz de Deus para profetizar palavras de vitórias.
3- A Fé que Gera Esperança.
Enquanto escrevo assisti o filme 'O Fazendeiro e Deus'. O filme (história real) retrata a vida de um fazendeiro que antes de sua conversão era uma pessoa amarga, de mal com a vida, descrente, insuportável de se conviver. Teve uma experiência com Cristo, tudo mudou. Começou a trabalhar pela paz de sua comunidade. Conseguiu encher um estádio de futebol de pessoas de todos os níveis sociais; levando uma mensagem de fé e de esperança, em virtude de passarem por uma grande seca na região. O fazendo experimentou um milagre na sua plantação de batatas. Com sua colheita alimentou toda cidade, e o seu testemunho impactou milhares de pessoas: sua fé gerou esperança.
Vamos colocar em prática? Se você não teve uma experiência pessoal com Cristo, entregue sua vida a Jesus, Confie nEle. Se você é cristão, precisa de um renovo, experimente algo que surpreenda a sua fé e impacte pessoas.
4- Sem fé Não há Milagres.
Uma pessoa sem fé está vazia de Deus. É um tipo de fé negativa, gerando pensamentos como: 'não dá', ' não vou consegui', 'não tenho nada'; - esse tipo de crença, não experimentará milagres. Certa ocasião os discípulos disseram a Jesus despedir a multidão. E Jesus lhes dá uma ordem: "dá-lhe vós de comer'. Enquanto os discípulos eram movidos por uma fé negativa o milagre da multiplicação não aconteceu. Outro exemplo, do encontro de uma viúva com o profeta Eliseu: " Eliseu perguntou-lhe: "Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? ". E ela respondeu: "Tua serva não tem nada senão (grifo nosso) uma vasilha de azeite". 2 Reis 4:2. Enquanto a mulher alimentava uma fé no 'nada', não houve o milagre. Muitas vezes o milagre não acontece porque não valorizamos os 'senão's ' que temos, mesmo que pareça insignificante.
Vamos para a prática? Se você está passando por um problema que não vê solução, aja com uma fé positiva. Coloque o que você tem disponível e fale com Deus: " Senhor, não tenho nada, senão (...) que coloco em tuas mãos'.
Uma fé coletiva de forma sinergética. A Bíblia narra a história de quatro amigos que tiveram uma fé sinergética, motivada por um sentimento de compaixão conduziram um amigo paralítico até Jesus ( Mc 2:1-12). Uma fé sinergética potencializa as possibilidades e cria uma atmosfera solidária de superação. Experimentamos essa fé sinergética coletiva quando liderávamos um pequeno grupo do Crown em uma Igreja. No início do curso propomos a cada participante ofertar 50,00. A ideia, exercitar a fé coletiva, buscar direção do Espirito Santo o que faríamos com os 600,00 reais, levantados. No decorrer das semanas algumas situações de ministrações foram ocorrendo: Uma participante lutava com a compulsão de colecionar calças jeans, - possuía 120 calças na sua coleção. Além disso, possuía dois carros, declarou ser por pura vaidade. Uma outra participante lutava por sentimentos de não merecimento; - não se sentia digna de receber presentes. Nas duas semanas seguintes Deus trabalhou na vida das duas participantes de forma singular: a participante que não se sentia digna de receber presentes bateu o seu carro quando se dirigia a aula do Crown. A outra participante fez um proposito de vender um dos carros. Se vendesse, naquela semana, o dinheiro que pagaria o IPVA daria como oferta para ajudar no conserto. O carro foi vendido e o dinheiro do IPVA foi ofertado. Todos os participantes concordaram em dar a oferta dos 600,00, para o conserto do carro. A soma dos dois valores cobriram todo o conserto. A participante que tinha a coleção das calças Jeans fez a doação das 120 peças, foi liberta da compulsão e da necessidade de ter dois carros. A irmã que alimentava a crença do não merecimento, foi liberta, se tornando uma missionária transcultural; passou a viver, pela fé, e na dependência de ofertas missionarias. Um exemplo de uma fé sinergética coletiva, que trouxe libertação a uma participante que não conseguia receber presentes e da outra da compulsão de coisas materiais. Todos nós do grupo experimentamos o poder da fé de forma extraordinária.
Vamos colocar em prática? Experimente nessa semana exercitar uma fé energética coletiva. Busque direção do Espírito Santo, será extraordinária a experiência.
6- A Fé é uma aliada da Oração, que reivindica a Palavra Liberada.
Deus mandou o profeta Elias dizer ao Rei Acabe que mandaria chuva cessando um grande período de seca. ( I Reis 18:41-45). Elias disse ao rei "sobe, como e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva" (v.41). Um detalhe: o tempo estava azul, sem nenhum prenuncio de chuva. O Profeta Elias subiu ao monte Carmelo, meteu o rosto entre os joelhos e clamou a Deus para enviar a chuva. Pediu ao seu moço que subisse ao mais alto da montanha e verificasse se a chuva estava vindo. O moço subiu ao monte, por sete vezes, até que apareceu, ao alto do mar, uma nuvem do tamanho de uma pequena mão. Só, então, Deus mandou a chuva. Muitos cristãos não tem esse discernimento. Tem a seu favor uma bênção liberada, mas não pagam o preço da intercessão insistente até que se concretize.
Vamos colocar em prática? Pratique sua fé aliada com a oração; reivindique, traga a lembrança o que Deus já liberou pra você.
7- A fé Transita tanto no Emocional quanto no Racional.
Vamos tornar claro esse sétimo agir da fé com dois exemplos práticos. A fé transita pelo nosso Emocional: Ev Marcos 5:24-34, relata o desespero de uma mulher que sofria, a doze anos, de uma hemorragia. Havia muitos impedimentos de chegar a Jesus; por ser uma mulher, ser estrangeira, e, por estar com fluxo de sangue. Essa mulher venceu todos os obstáculos movida pela dor e pela necessidade, mesmo correndo todos os riscos que a impediam de receber a cura. A fé transita pelo Racional: Ev Mateus 8:5-13, registra o encontro de um Centurião com Jesus; - fez um pedido a Jesus que curasse um dos seus servos. Racionalizou a sua fé dizendo, a Jesus: 'basta uma Palavra Tua e meu servo é curado'; pois, sou também homem de autoridade e as pessoas me obedecem quando dou-lhes ordens. Jesus aprovou a fé desse homem e o servo foi curado. A fé não é o fim, mas sim, o meio; - pela qual invocamos o poder sobrenatural validado pelo Senhor Jesus Cristo, na Cruz.
Vamos coloca em prática? Pratique sua fé; não importa se seja pelo transito emocional ou pelo racional. Seu cérebro funciona em plena harmonia, a seu favor.
Refletindo
Apresentamos sete maneiras de exercitamos a nossa fé. Em tempos difíceis a fé passa ser uma grande aliada do cristão. Uma prerrogativa para os nascidos de novo. Nem todos nascidos de novo experimentam uma fé vitoriosa. Andam movido por uma fé negativa, não contabilizam vitória para si nem para outros. Reivindicam bênçãos pelas lente dos recursos humanos e não pelas lentes espirituais. A fé não é um recurso quando se perde a esperança, mas sim, é um recurso para manter viva a esperança. "Sem fé é impossível agradar a Deus".
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário