quinta-feira, 29 de outubro de 2020

CRISE - O QUE TE IMPEDE?

Aos 70 anos de idade já vivenciei vários tipos de crises.  O Covide-19,  que varreu  o planeta terra numa velocidade incontrolável, entra na história como uma das piores  crises atingindo  países ricos e pobres, todas as camadas sociais foram atingidas sem precedentes. Por mais que a pandemia fique na história como uma grande devastação da humanidade, ainda assim, não é a principal crise da humanidade. Os estudos  mostram que a  principal crise do ser humano é a crise de identidade. Para nós cristãos entendemos que a crise de identidade acompanha o ser humano desde a sua queda em consequência do pecado.

De um modo geral a crise não surge de um ato isolado, do nada. É um processo de sucessivos fatos que não damos a devida importância. A crise de Identidade não é diferente. Acostumamos a assumir uma segunda personagem e ao cabo dos anos a decepção, de si mesmo,  será inevitável à vida.

Dentre outras causas, vamos distinguir cinco fatos importantes:

1.  Desviar-se do proposito.
Quando desviamos o verdadeiro proposito da vida significa na prática que assumimos uma personagem que nega a nossa verdadeira identidade.  O Salmo 139 descreve de maneira singular, única e criativa, como Deus formou  cada um de nós. O caráter de Deus faz parte do nosso DNA.  Jesus Cristo é o resgate da nossa identidade, resgatando o caráter de Deus por consequência do pecado.  Uma vida sem Cristo é assumir uma outra identidade que desviará a rota do proposito verdadeiro da vida. 

2. Rebelar-se  Contra Deus
As crises da vida mexem com as nossas verdadeiras crenças. Se nossas crenças estão firmadas em valores terrenos, quando os reveses da vida nos abatem  a tendência é transferir a culpa a Deus ou as pessoas. Quando rebelamos contra Deus há um propósito intencional de confrontar a autoridade divina. Satanás fez isso, foi expulso e despojado. Perdeu a sua  verdadeira identidade de um ser criado para adoração a Deus. Jó sofreu crises insuportáveis, perdas familiares, materiais, em meio a tanto sofrimento até questionou a sua identidade. Em tudo não se rebelou contra Deus. A história de Jó mudou quando entendeu a soberania de Deus. Deus mudou a história de Jó para melhor.

3. Inversão de Valores
Os valores são a base da construção da  vida. São armas fortalecedoras internas que agem em nosso favor em momentos de crises.  Devem ser institucionalizados e invioláveis durante toda a vida. Há valores que são inegociável, exemplo: o Temor a Deus; as verdades bíblicas sobre a eternidade, os valores familiares; a ética profissional, outros...   Dar valor a própria vida é  cultivar  um caráter consistente, de tomadas de decisões seguras e responder as prioridades impostas pela própria vida. Valores como:  servir a Deus, ao próximo, empreender, prosperar,  cuidar do corpo, devem ocupar intencionalmente o seu devido lugar em nossas prioridades.  

4- Subestimar o Pecado
A Bíblia diz que o ' salário do pecado é a morte ' ( Rm 6:23). Há muitos tipos de mortes, no casamento, nas finanças, nos relacionamentos; - a pior delas, a morte espiritual. O pecado é o principal causador  da crise de identidade. Satanás é o protagonista de todo o descaminho do homem. Sua missão é convencer a pessoa que não precisa de Deus.  Convencer a pessoa que é capaz  de formar os seus próprios valores e traçar o seu próprio destino. O pecado tem se tornado tão parceiro do homem que não provoca nenhum medo de suas consequências. Muitos estão sucumbindo na vida por não levar o pecado a sério.  Nesta batalha contra as ciladas e artimanhas do Diabo não existe pecadinho nem coitadinho. 

5- Fazer  mal uso do livre arbítrio.
Muitas crises são geradas pelo mal uso do livre arbítrio. As nossas escolhas determinam os resultados que teremos.  Adão e Eva fecharam os ouvidos a Deus dando ouvidos aos argumentos de Satanás. Fizeram mal uso da liberdade de escolha que  custou muitíssimo caro tanto para eles quanto para toda geração humana. O líder Josué teve que levar o povo de Israel a tomar uma decisão. “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir...... Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” ( Josué 24:15).  Pequenas concessões vão abrindo caminhos para desvios de rota. Um desvio de rota pode levar no portão de entrada do inimigo. 

- Crise de Identidade e os efeitos colaterais.
. “Efeito colateral” define como um efeito indesejado daquele resultado desejado. Os efeitos colaterais originados de uma crise identidade refletem numa outra crise a existencial. A crise de identidade está relacionada ao ser; a crise existencial está ligada ao sentido de  viver.

Os efeitos colaterais, atingem áreas importantes da vida, como por exemplo:

- Na Constituição Familiar
Constituir uma família é um projeto dos mais significativos  da vida. Muitos jovens se lançam a uma aventura de casamento com suas vidas emocionais desestruturadas. Um projeto que seria para ser bem sucedido torna-se fracasso. Isso não só trás fracasso no casamento como em todos os pilares da vida.

- Relações Interpessoais.        
Nenhuma pessoa é capaz de viver isoladamente. Os relacionamentos interpessoais podem se tornar indigestos com pessoas que vivem crise de identidade. Uma pessoa marcada por uma crise existencial não confiará em outra. Um efeito  colateral que atinge ambientes de trabalho, de entretenimento e na comunhão no Corpo de Cristo.

- No Planejamento da Vida
A vida não vem pronta. Há um potencial a ser explorado que não pode se negligenciado nem receber interferências negativas. A crise de identidade gera crise existencial, que afetará todo o planejamento da vida. Os valores são invertidos desviando a rota  de um destino que foi traçado para ser bem sucedido. Que pena! Muitos jovens enveredam por esse caminho sem  volta. O poder, a fama e o dinheiro passam ser valores mais importantes da  vida.
              "
Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que                               ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido"( João 5:1)                                                  
REFLETINDO:
"Fortaleça aquilo que você quer ser". Essa frase não é de uma pessoa  qualquer. O Nick, se tornou uma personagem mundial, por decidir não se limitar pela falta de seus membros - pés e mãos. A pergunta é: O que te impede? Deixo com você o que o Nick diz ao encorajar as pessoas a saírem de suas crise:  "Se  Deus pode usar um homem sem braços e pernas para ser as mãos e pés dele, então certamente ele usará qualquer coração disposto"!. '

. A crise interior é de responsabilidade pessoal.  A crise exterior é de responsabilidade de todos.  A exemplo, o COVID-19, que está requerendo uma cooperação consciente de todos nós  no combate a sua expansão e seus efeitos. 
 
. Veja se você se enquadra nessa pesquisa, abaixo: 
- 50% das pessoas não dão a menor atenção para onde estão indo;
- 40% das pessoas estão indecisas e são capazes de seguir para qualquer direção.
- 10% sabem o que querem, e mesmo assim, nem  todas  seguem em direção ao que desejam.
(fonte:  escritora  Anne Porter, vencedora do prêmio Pulitzer Katherine- Liderança John Maxwell). Somos geradores de nossas próprias crise. 

.Para quem está vivendo uma crise de identidade, saiba que o Senhor Jesus é a resposta para remover todo engano do coração. Devolver o sentido á vida. Faça como o Nick, que foi confrontado com as Escrituras, lendo João 5: 1-3) Amem!
Por amor a Cristo!

Um comentário:

  1. Verdadeiramente as vezes desviamos do propósito e temos que voltar e fazer uso do livre arbítrio conforme as orientações da palavra de Deus.

    ResponderExcluir