" Deus os abençoou, e lhes disse: " Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo os animais que se movem pela terra"( Gn. 1:28)
Prosperar é promessa de Deus. Para se habilitar a prosperar é preciso se encaixar no padrão divino. Há dois tipos de padrões: o divino e do mundo. O que difere um do outro? O mais importante: Deus não compactua com nenhum tipo de corrupção nem com ganhos ilícitos. A prosperidade que foge dos padrões divino está definitivamente desabilitada. A luz da Bíblia vamos relembrar princípios que permanecem valendo e que nos habilitam a prosperar em todas as áreas da vida:
. Uma bênção divina.
"... sejam férteis e multipliquem-se"..."
O ser humano foi criado com a genética da fertilidade e da prosperidade. Com o advento do pecado essa genética não foi interrompido, contudo, sofreu alterações no DNA. Importante ressaltar que Deus não age de acordo com as ações do homem; mas sim, age na Sua Soberania e Autoridade que são imutáveis e não divide com ninguém. A fertilidade e a bênção da multiplicação acontecem tanto para ímpios quanto para justos. Os ímpios prosperam no campo material, mas não prosperam para a eternidade. Os habilitados a prosperar no padrão de Deus tanto prosperam no plano material quanto no plano da eternidade. Abraão percorreu os dois caminhos da fertilidade e da prosperidade com alcance terreno e eterno. Somos os filhos herdeiros dessa promessa.
. Condições para prosperar no padrão divino.
Refletindo.
"... Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas essas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão , se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus" ( ( Dt. 28:1,2)
A Nação de Israel nasceu no coração de Deus para prosperar e multiplicar na terra. As mesmas promessas dadas a Adão e Eva foram dadas à semente de Abraão e Sara. A condição: obediência plena. Ou seja, seguir à risca tudo o que foi estabelecido no monte Gerezim e no monte Ebal ( Dt. 28). O povo cristão não está debaixo da bênção do monte Gerezim nem debaixo de maldição do monte Ebal: somos o povo da Nova Aliança, em Cristo Jesus. Estamos debaixo da bênção do monte chamado Calvário. Lá, onde o Senhor Jesus foi crucificado, lançando sobre Si toda maldição que recaiu sobre a semente de Adão. O Senhor Jesus é o padrão perfeito que nos habilita a ter vida abundante ( João 10.10b.)
. Abrangência da prosperidade.
. Exigência da prosperidade divina.
"Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem. O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem..." ( Dt. 28:3 a 7).
O padrão bíblico nos habilita a prosperar em todas as áreas da vida. O Texto de Dt. 28:3 a 7, fala de bênçãos na família, na produção e na conquista de bens materiais. Ser abençoado em tudo que fizer. Deus desabilita a pessoa que alcança prosperidade na vida e que se torna arrogante e egoísta. O Senhor Jesus Cristo condena esse tipo de comportamento. Confira o que o Senhor Jesus Cristo exemplificou na Parábola do Rico Insensato, registrada em Lucas 12:13-34. A família originalmente foi criada para ser geradora de prosperidade de geração a geração e abençoar nações. A Bíblia ensina que a liderança familiar modelo de reprodução de lideranças para todos os níveis na sociedade e na Igreja. Estamos em processo de eleições. Uma riquíssima oportunidade para conhecer os postulantes as funções públicas à Prefeito e Vereadores de nossas cidades. Examine criteriosamente o padrão que o seu candidato vive em sua própria família. É uma recomendação bíblica que encontramos em I Tm. 3:5.
. Exigência da prosperidade divina.
"... Josafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, ... para fazerem navios que fossem a Társis; .... visto que aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas as tuas obras. E os navios se quebraram e não puderam ir a Társis"( 2 Cr 20:35-37).
Tudo ia bem com o rei Josafá. Alcançou vitórias militares com a ajuda de Deus. Desenvolveu reformas importantes. Até que fez aliança com o iníquo e cruel Acazias. O que aconteceu? "Josafá construiu uma frota de navios mercantes para buscar ouro em Ofir, mas nunca foram, pois eles naufragaram em Eziom-Geber" 1 Reis 22:48). O crente associando-se com incrédulos é entrar em aliança que a bíblia chama de jugo desigual. Enquanto o crente serve ao Senhor o incrédulo não tem compromisso com o Reino. Muitos empreendedores cristãos se tornam inaptos para o Reino de Deus; simples: fazem aliança com os ímpios. A prosperidade do cristão está comprometida com os valores que transcendem o plano terreno.
. Compromisso com a prosperidade no padrão divino.
"... Pois o que adiante o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou o que o homem poderia dar em troca de sua alma? ( Marcos 8:36,37 )
A prosperidade sem Deus está descomprometida com a eternidade. A Bíblia compara a um vapor, evapora-se na própria trajetória da vida terrena. O mundo é avesso ao modelo bíblico da prosperidade. Infelizmente muitos segmentos evangélicos ensinam princípios de prosperidade sem o comprometimento com a eternidade. Não investem no Reino de Deus. Quando investem há uma motivação pessoal e egoístas. Ensinam uma obediência secundária na busca de valores terrenos. Esse tipo de teologia não prospera no padrão divino. Deus não olha o tamanho da oferta, nem do serviço que Lhe prestamos, mas sim, sonda a motivação do coração. A prosperidade conectada com a eternidade gera fruto para o Reino de Deus. Quem assim faz, está legitimamente habilitado a prosperar. "O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio" ( Pv. 11:30) . Enquanto escrevo tive uma excelente oportunidade de abençoar dois projetos. Um projeto investir em 500 crianças na periferia de Belo Horizonte para ensinar os princípios de Finanças a maneira de Deus. Outro projeto na construção de um templo para os nossos irmãos indígenas cultuarem a Deus. Ambos os projetos transcendem esse plano terreno. E você, o que pensa e o que faz?
Refletindo.
"... Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma"( 3 Jo 3:2)
Como está a sua habilitação para prosperar? Está vencida? Está comprometida com os padrões do mundo? Precisa de renovação? Se você não está vivendo uma saúde integral é um bom sinal para examinar a sua habilitação. Se sua saúde moral, o seu casamento, os relacionamentos com os seus filhos e familiares, e o seu relacionamento no Corpo de Cristo, não andam bem, então, examine com urgência a sua habilitação. Quantos conquistam fortunas e vivem literalmente, sós, sem Deus e sem pessoas. Perderam a saúde, a família e a sua própria dignidade. Nossa oração que sua vida seja próspera em todos os sentidos da vida. Que você desfrute o melhor de Deus aqui na terra, e o mais excelente, esteja reservado na eternidade. Que sua habilitação esteja em dia, seja próspero e abençoador. Amem!
Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:
Postar um comentário