O Tema que abordaremos uma reflexão da própria vida. É preciso entender que a vida não é opcional. Todos nascemos com características individuais próprias que não mudam com o tempo. Todos nascemos com um propósito e um destino traçado pelo Criador ( Salmos 139). O que muda, então? A vida que levamos: as nossas escolhas entram na conta do quesito opcional. Vamos pensar como funciona na prática o que não é opcional e o que é opcional:
2- Não é opcional escolher o resultados do que semeamos. As escolhas são opcionais, os resultados não. Os três estilos ( Gastador, Poupador e Visionário) são dominados pelo coração. Provérbios 4:23 – 'Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. O seu coração determina a sua vida'. Esse é um alerta importante da Palavra de Deus: cuidar bem do coração. A prática tem demonstrado que o resultado que colhemos na vida depende do controle e do treinamento do coração: " Não confieis na opressão, nem vos desvaneçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração" (Sl.62:10). O coração é o centro dos desejos; por isso, é muito cobiçado. A mente é o comando das ações, que pode estar carregada de falsas crenças. Você pode pertencer a um desses três grupos:
. Gastador - as estatísticas apontam que os gastadores lideram o ranking. São pessoas dominadas em possuir a qualquer custo o que desejam, sem nenhum tipo de planejamento financeiro, curto, médio e a longo prazo. Não tem o controle do coração.
. Poupador - pessoas que esforçam-se para limitar o consumo, poupando para adquirir bens duráveis e investimentos dos filhos e viagens dos sonhos. Podem ser tomados por um coração egoísta sem pensar no próximos e no Reino de Deus.
.Visionário - esse é o grupo seleto de pessoas que vencem a tentação de gastador, superam a linha de apenas poupadores, chegam ao nível de visionários. São empreendedores que vão além da média. Entram no grupo dos extraordinários. Em se tratando do Reino de Deus o grupo de visionário é bem menor ainda. Visionários do tipo de um Billy Grahm conta-se nos dedos de uma mão. Para esses visionários do Reino de Deus são tomados de um coração de servos.
3- É opcional as crenças que nos dominam. Cada indivíduo tem liberdade de escolher suas crenças. Essas crenças tornam-se o padrão que estabelecemos para manter o estilo de vida. Há crenças que estabelecem um tipo de filosofia na busca de uma 'boa vida'. Como nascem essas crenças? Interprete você mesmo essa definição: " Não se engane: as ideias são importantes. As ideias nas quais alguém crê determinam, em grande medida, e tipo de pessoa que ele se torna. Todos têm uma filosofia de vida. Isso não é opcional. O opcional, e por isso mesmo de grande importância, é a adequação da filosofia de vida de alguém" ( P. Moreland e William Lane Graig). As pesquisas mostram que vem diminuído o numero de Cristãos generosos na prática de doação e investimentos no Reino de Deus, contaminados por filosofias e crenças desse mundo.
4- Estilos de vida que nos impactam. Compartilho um exemplo de vida que li no livro - 'Deus e o Dinheiro - Como Descobrimos a Verdadeira Riqueza' ( autores John Cortines e Gregory Bayner), - sugerimos como leitura do ano. ' Ron Blue, conselheiro financeiro cristãos, aconselhou a um casal que ganhava cerca de 85 mil dólares por ano, a doarem 1 milhão de dólares ao longo da vida. O casal achou um ideia maluca, mas levaram a sério o conselho. Décadas depois se encontraram e contaram empolgados que havia de fato doado 1 milhão... multiplicado por três! A matemática de Deus é inquestionável'. O que aconteceu com esse casal? Colocaram em prática as sete palavras que incomodam muitos cristãos - Quais são? " (1) Aprendi (2) a (3) estar (4) satisfeito (5) em (6) qualquer (7) situação" ( Fp. 4:11-13). Quer viver realmente um estilo de vida que impacte o Reino de Deus? Está aí uma boa dica.
5 - O estilo de vida livre da mentalidade de escassez. Como saber se sou dominado por uma mentalidade de escassez? Esse tipo de comportamento pode ser gerado em pessoas que passaram por experiências de muita pobreza e até fome na infância. Chegam a fase adulta carregando fortes sentimentos de escassez mesmo tendo uma boa vida financeira. A mentalidade de escassez torna um estilo de vida limitante. Tomado por um sentimento sabotador chamado medo. A ponto de não viver, o hoje, com medo de faltar no dia seguinte. Vivenciei esse tipo de crenças limitantes na minha própria família. Tive que lidar com isso por muito anos. Um estilo de vida que não abençoa nem a si mesmo, muito menos as outras pessoas. Um sabotador cruel que influencia a vida espiritual ao ponto de deixar de contribuir no Reino de Deus por medo de faltar. Com alegação de, Deus não precisa do meu dinheiro, ou, Deus entende as minhas dificuldades.
Refletindo
Se você está em concordância que a sua vida não é opcional, então, faça-a valer a pena. Viva intensamente a crença que Deus é o seu provedor, por isso, tem todo interesse em lhe dar uma vida abundante. Deus tem o maior interesse em abastecer-lhe de provisão; mas precisará contar com a sua generosidade para ser um canal de benção, no seu Reino, e nas vidas das pessoas. Se você concorda, que as suas escolhas são opcionais e os resultados, delas, não são, - então, busque sabedoria do alto para fazer as melhores escolhas e obter os melhores resultados que glorifiquem a Deus. Siga a regra: Viva, Ame, Ore, Trabalhe, Sirva - Faça a vida valer a pena!
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário