possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos" Pv. 14:26
1..Um levante do mal na desconstrução da fé Cristã das novas gerações. A família de um modo geral vem sofrendo um desmanche em sua formação originária. Essa desconstrução familiar tem como principal causa o pecado que entrou na semente humana. Na semente de Abraão e Sara um novo plano se estabeleceu gerando um povo que temesse a Deus e seguisse uma cultura de fé firmada em mandamentos divinos. Esse modelo cultural religioso sofreu influencias pelas alianças politicas e de casamentos com povos pagãos. Com o advento da vinda de Jesus Cristo, uma nova ordem se estabeleceu não mais pelos laços biológicos, mas sim, através de um padrão de conduta a partir de uma experiência pessoal de transformação interior. Há uma velada desconstrução cultural da fé evangélica. O Apóstolo Paulo coloca como risco casamentos com tradições religiosas pagãs: "Jamais vos coloqueis em jugo desigual com os descrentes. Pois o que há de comum entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que parceria pode se estabelecer entre o crente e o incrédulo? ( 2 Coríntios 2:14,15).
A fé cristã não é uma prática religiosa, mas sim, um estilo de vida consistente e transformadora. Uma prática cristã, ensossa, morna, sem brilho, está comprometida com o secularismo mundano. O Senhor Jesus encontrou uma prática religiosa cheia de regras mas desprovida de fé e santidade. Muitos milagres o Senhor Jesus deixou de realizar por encontrar barreiras religiosas secularizadas: "E Jesus não realizou ali muitos milagres, por causa da falta de fé daquelas pessoas" (Mt. 13:58). O secularismos é uma ameaça real a fé cristã autentica, tornando-a sem brilho, sem tempero espiritual. O Senhor Jesus faz a seguinte exortação: "Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens" Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte" ( Mt. 5:13,14). Alerta! Pais cristãos secularizados terceirizam a fé dos próprios filhos.
7 - A falta de amor no ambiente familiar.
É inegável! A vida moderna trouxe progresso cultural, intelectual e prosperidade. Entretanto, a conta tem sido muito alta no quesito amor. A iniquidade tem multiplicado e as pessoas tem se distanciado umas das outras. A Bíblia registra situações que já estamos vivenciando: " E, por causa da multiplicação da maldade, o amor da maioria das pessoas se esfriará" ( Mt. 24:12). " Estarão em litígio pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra”. Discernindo o final dos tempos" ( Lucas 12:53). Quando declaramos 'A Família, Tudo de Bom' é fato! É no ambiente familiar que o amor é gerado. Os adultos de hoje aprenderam amar porque quando crianças foram amados no ambiente familiar. Quando esse amor é inexistente na vida dos pais não haverá motivos convincentes para os filhos cultuarem o Deus de seus pais.
8 - O abandono dos fundamentos bíblicos por práticas mundanas.
A fé cristã é firmada em fundamentos eternos. A caminhada humana não se encerra com a morte. A morte é simplesmente uma passagem à eternidade. A fé bíblica fundamenta-se na conexão da vida terrena com a celestial. Os pais são os alimentadores dessa verdade aos seus filhos. O abandono dos fundamentos bíblicos abre porta para as práticas mundanas. Família, tudo de bom! Investir nos filhos para a eternidade com Deus.
Se você faz parte de uma comunidade evangélica que está comprometida com os valores bíblicos para à família, recomendamos conhecer os produtos que estão disponíveis na Universidade da Família ( UDF). Cursos, seminários e materiais didáticos, disponibilizados para as famílias, Igrejas e Comunidades Cristãs. Acesse o site www.udf.org.br.


Nenhum comentário:
Postar um comentário