Com a graça de Deus estamos comemorando 45 anos de casados (1976-2021). Não fugindo a regra contabilizamos acertos e erros. Como marido, pai, Coach, discipulador e mentor de homens cristãos, sinto-me no dever de compartilhar meus erros e acertos ao longo de quatro décadas e meia. Uma forma de testemunhar a generosidade do amor de Deus na minha jornada. De certa forma, receba como uma contribuição para maridos e pais que estão em pleno curso de suas jornadas.
Selecionei dez erros e dez acertos, como marido, pai, profissional e líder cristão. Muitos desses erros, por conta de inexperiência, cultura familiar e insensibilidade masculina. Vamos a eles...:
DEZ ACERTOS NO CASAMENTO COMO MARIDO E PAI:
1- Ter Buscado Orientação de Deus Para Escolha da Esposa. O casamento não começa no altar. Começa na escolha. O casamento é uma aliança com Deus e com o cônjuge. Essa aliança se consolida na observância que Deus traçou para o casamento. Essa consciência do valor do casamento, nos padrões de Deus, as implicações e os desafios, contribuíram positivamente na escolha da minha esposa e chegando nesse 15/5/2021 a marca dos 45 anos de casados.
2 . Ter Assumido o Casamento Profissionalmente Estabilizado. Casei-me com 26 anos de idade já estava profissionalmente estabilizado. A questão profissional resolvida contribuiu para uma tranquilidade emocional, proporcionando elaborar um projeto de família consistente. Não passamos pelo desconforto e tensão de ser surpreendido de não estar no emprego no dia seguinte. É uma recomendação bíblica importante. "Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois construa a sua família" ( Provérbios 24:27 ).
3. Colocar o Reino de Deus em Primeiro Lugar. Minha experiência de conversão deu-se aos onze anos. Muito cedo fui tomado pela consciência de que a minha vida pertence ao Senhor em todos os aspectos. Sempre envolvi-me nas atividades da igreja e denominacional. A maturidade cristã foi sendo desenvolvida na medida que fui entendendo a importância da mordomia dos dízimos, das ofertas e dos dons. Esse conjunto de atitudes, proporcionaram dividendos positivos na família, carreira profissional e nas finança. Hoje colho dividendos de uma família próspera e abençoada. Com novos projetos de vida que denomino de 70 em 10.
4- Fidelidade no Voto do Casamento. Posso declarar diante de Deus e dos homens que tenho buscado honrar os votos sagrados do casamento. Fidelidade para com a aliança de casamento cem por cento. Por pura graça, têm-me credenciado a ser um destemido defensor da aliança do casamento, indissolúvel, conforme as Escrituras nos cobram. "O Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a companheira, a mulher do seu acordo matrimonial" ( Malaquias 2:14). Honrarei a aliança de casamento enquanto vida terrena Deus permitir.
5- Promover os Filhos para a Vida. Deus nos abençoou com três filhos. Todos profissionalmente bem encaminhados. Todos casados, com famílias bem estruturadas. Todos tem o temor a Deus. Tivemos que Sacrificar muitas coisas materiais para investir em nossos filhos. Tem valido a pena. A maior recompensa é colher os frutos que sãos os nossos seis netos.
6- Investir nas Fases do Casamento. O casamento é para a vida toda. Não está a troca, nem a venda. Por ser tratar de relacionamentos duradouros, sofre desgastes, precisa de investimento continuo para os reparos físicos, emocionais e espirituais. Temos feito isso ao longo dos 45 anos. Já estamos planejando uma grande Celebração quando completarmos bodas de ouro ( 2026). Ao celebrações pontuais é uma demonstração de gratidão ao Deus da aliança pela provisão e proteção o que nunca nos faltou nesses 45 anos. O grande ganho em trabalhar no ministério com famílias necessariamente nos leva a essa recomposição e validação.
7- Honrar a Vida dos Pais na Velhice. Honrar os pais é o primeiro mandamento com promessa. Foi um tempo gratificante dedicar tempo e atenção aos meus pais nos seus últimos anos de vida. Temos a sogrinha ( tataravó) conosco com seus 89 anos. Dedicamos amor e cuidado. Esse é um capítulo à parte e muito especial em nossa vida.
8. Apoiar a Esposa na Realização Profissional. Posso comemorar o fim da cultura machista na minha geração. Passei por uma conversão de crença e para melhor. Estamos vivendo um tempo promissor. Juntos formamos uma parceira profissional nos preparamos como Coaching e Analista Comportamental. Estamos em parceria com ministérios na Igreja como Coordenadores da Escola da Família, com a Universidade da Família e a FEBRACIS. Vivemos um tempo de graça crescendo e contribuindo. Aprendemos que o casamento é uma parceira onde não deve haver nenhum extremo, nem a submissão machista nem a liberdade feminista. Vivemos um tempo produtivo e com muita vontade em contribuir com o desenvolvimento espiritual e profissional das pessoas. Um grande acerto na vida.
9- Apoiar os Filhos na Chegada dos Netos. A chegada de cada neto é uma festa. Já temos seis preciosos netos. Prazeroso é ter disponibilidade de tempo para apoiar os filhos nesses momentos da chegada dos filhos. Nesse sentido, estamos realmente vivendo a melhor idade. A idade de ouro!
10- Colhendo as Promessas dos Salmos 127 e 128. Os Salmos 127 e 128 são parâmetros seguros e confiáveis para ser um homem bem sucedido na vida. Sempre almejei ser um desses homens. Mesmo reconhecendo os erros cometidos ( mencionei apenas alguns) com a graça de Deus posso celebrar vida profissional, casamento, família e vida cristã abençoada. O créditos dos acertos a Honra para o Senhor, os erros assumo já sabendo que o Senhor passou uma borracha e não se lembra mais.
REFLETINDO....
Essa reflexão é muito pessoal espero ter conectado com muitos homens, desejando a cada homem de Deus acertos na vida familiar, profissional e espiritual. Para as mulheres esposas fica o apelo a orarem pelos seus maridos, Para os filhos compreenderem as fragilidades de seus pais praticando o mandamento da honra. Expus-me com a pretensão de dizer: os erros são inevitáveis, mas devem ser reconhecidos e reparados. O lado positivo que muitos dos erros ajudaram-me a enxergar a direção certa. A sensibilidade é uma grande aliada dos acertos. Os acertos são possíveis quando estamos sensíveis a correção de Deus.
"Obrigado, Senhor, por ter me dado "n's" oportunidades de corrigir os erros e as rotas. Abrir o entendimento para aquilo que nos faz maridos e pais mais qualificados para tão sublime missão. Que os Salmos 127 e 128, sejam o padrão de todo o homem cristão" Amem!


Arão que belo exemplo você passa para todos os homens que desejam um casamento saudável e abençoado por Deus. Parabéns pelo artigo.
ResponderExcluirQue maravilha de testemunho, louvado seja o Senhor.
ResponderExcluirParabéns pelos acertos inspiração para todos nós.
Os erros são alertas e ensinos.
Deus te abençoe Arão.
Sabias palavras de direcionamento de Vida para a Vida .
ResponderExcluirASS: Tcharlles Meinhardt.