Ninguém despreze a tua mocidade, mas torna-te o exemplo dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza' I Timóteo 4:12
Deus criou o ser humano relacional para viver em comunidade. Padrões e atitudes compõem o código de conduta para que cada indivíduo se insira adequadamente na sociedade. Perguntas como: O que é um padrão? Os padrões mudam? Como as atitudes alteram os nossos padrões? Compartilharemos o tema - Padrões e Atitude: Meus Passos São Dignos de Confiança? O seu padrão de vida e suas atitudes são seguros para que outros te sigam?
1. Definindo Padrões e Atitudes
Conduta: 'é uma manifestação do modo como um indivíduo ou grupo se comporta perante a sociedade tendo como base as crenças, culturas, valores morais, éticos e espirituais'. Atitude: 'é uma norma que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma extensão ou propósito. De acordo com a psicologia, atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes'. Os padrões se apresentam de acordo com os perfis de personalidade de cada indivíduo que se adaptam de acordo com as percepções do meio. Tipos de padrões:
2. Padrões de Autoridade
Não há um padrão único de autoridade. Cada indivíduo exerce um papel de autoridade, seja através da competência, prestígio, mérito, poder, influência e outros. A ciência aponta dezesseis padrões de competências internas que contribuem para eficiência ou não da autoridade. Como por exemplo, Comando, ousadia, objetividade, empatia, planejamento, persuasão, sociabilidade, emocional, entre outros. A autora Dawna da Silva, em seu livro Vencendo o Medo, coloca com muita propriedade quando a autoridade é removida de nossas prateleiras internas. Um desvio de padrão muito reproduzido em pessoas que, por medo, ciúmes ou inveja, exercem um estilo de autoridade autoritária. Um clássico exemplo o do rei Saul em relação a Davi ( relato em I Samuel cap. 18). O padrão de autoridade pode sofrer severas rupturas emocionais por conta de experiências traumáticas, do tipo, abuso físico, sexual ou desvalorização. A pessoa pode passar de vítima para vitimização, interrompendo um processo natural de exercer suas competências internas. Casos como esses, e outros, podem ser revertidos por mudanças de padrões e atitudes. A ciência tem trazido essa boa notícia que o cérebro se recompõe com a reconstrução de novas sinapses neurológicas. Deus está acima da ciência e pode criar novas todas as coisa. As pessoas que te seguem confiam no seu padrão de autoridade?
3. Padrão de Influência
O padrão de influência tem um valor extraordinário. As nossas atitudes modelam os padrões para cima ou para baixo. A visibilidade de uma pessoa se expressa através de seu estilo de vida. Para o cristão o estilo de vida segue um padrão de conduta baseado nos princípios da Palavra de Deus. Esse deve ser o padrão: " Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" Filipenses 4:8: padrão é universal em se tratando de Reino de Deus. Como agentes de transformações só influenciaremos positivamente se mantivermos esse padrão coletivo de forma intensa e intencional. Você tem influenciado, positivamente, as pessoas que te seguem?
4. Padrão de Referência
'Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo 'Colossenses 3:23. Aqui está o padrão universal de referencia para todo cristão que está comprometido com a fé cristã evangélica. Não se trata de uma auto sugestão - inclui: todas nossas atitudes e ações. Para quem exerce função de autoridade e de liderança, em qualquer nível, o padrão de referência é mais elevado, uma exigência bíblica: " ...seja exemplo dos fiéis..." ( I Timóteo 4:12). Não há, no padrão humano, uma única pessoa que preencha todos os quesitos de um padrão perfeito. Esse padrão perfeito só encontraremos na pessoa de nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo: - SIGA O SENHOR JESUS! No plano humano precisamos de referências de pessoas com as mesmas deficiências como qualquer outro. O Apóstolo Paulo se coloca como referência "Sede meus imitadores como sou de Cristo' ( I Coríntios 11:1). É dever de cada de um de nós desenvolver padrões e atitudes que inspirem outros. Em quem você se inspira na sua área profissional, empresarial? Qual a sua referencia espiritual? Qual sua referencia como padrão de família? 'Seja exemplo dos fiéis....' Sua conduta tem sido referência para as pessoas do seu meio?
Refletindo...
' Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz" João 13:14,15.
Se você é um cristão, pare por um instante. Reflita no texto acima. Palavras Jesus, Senhor e Mestre. Qual o exemplo de Jesus, aqui? Qual a ordem dada por Jesus, aqui? Esse é o padrão que muda um cenário de um mundo egoísta, sem compaixão pelo próximo. O que não deve mudar: atitudes de amor intencional como nosso estilo de vida. O que deve mudar: indiferença como se não temos nada a ver com isso. Só mudaremos os padrões de um mundo decaído e corrupto se elevarmos nossos pensamentos e caminhos, nos níveis, dos pensamentos e caminhos de Deus ( Isaías 55:8-10).
Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário