Há uma razão pedagógica por que a Bíblia registrou com tantos detalhes a vida e sofrimento de Jó e de tantos outros heróis da Bíblia. Tudo que está registrado nas Escrituras Sagradas tem um propósito: para aviso nosso. Em toda história da humanidade o inferno sempre esteve presente lançando torpedos pesados contra o cristão e a sua família. Os que fingem que não veem se perguntam: onde e como Satanás tem trabalho para destruir a família? A partir dos torpedos sofridos por Jó e sua família, vamos levantar estratégias de satanás para os dias de hoje:
1. Satanás levanta suspeitas sobre a fé. . Satanás coloca em suspeição a integridade de Jó em relação a temer a Deus: 'Então, respondeu ao Senhor: Porventura, Jó debalde teme a Deus?' Satanás não tem nada a perder sempre dará um jeito de colocar dúvidas na fé do cristão. Para isso usa pessoas ou circunstâncias. As provas testam a fé do cristão; como intruso satanás aproveita usa as ocasiões mais propícias. diz o ditado: 'a ocasião desperta o ladrão' Se você ainda não passou por algum tipo de experiências em que satanás aproveitou uma brecha para semear uma mentira, uma discórdia, uma dúvida, fique esperto pode chegar a sua vez. Satanás conta com uma legião de demônios a seu serviço para perturbar a paz dos cristãos em redor do mundo.
2. Satanás usa pessoas para saquear as finanças. . O sistema financeiro do mundo é dominado por um espirito demoníaco que Jesus chamou de mamom. As estatísticas não mentem, apontam um número alarmante: cerca de 60% das famílias brasileiras se encontram sufocadas em dívidas. Nesta conta estão incluídos uma boa parcela de cristãos. Pessoalmente já passei por prejuízos financeiros induzidos por planos que aparentavam confiáveis; ao final, totalmente enganosos. O sistema de Mamom vem dominando as economias do mundo. A globalização vem incorporando gigantescas empresas engolindo as menores. Como consequência, uma avalanche de desempregados. Um sistema perverso criando desigualdades, saqueando sonhos de nossos jovens, que deixam de frequentar boas faculdades, não se qualificam, não conseguem entrar no mercado de trabalho. Não é esse o objetivo de satanás? Criar um bolsão de famílias vivendo na linha da miséria mendigando ajuda de governos.
3. Satanás usa estratégias para destruir o filhos. "..Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova" Jó 1:19. O cenário anterior já não é muito bom, os torpedos continuam. Satanás não se conforma com pouco seu maior objetivo atingir gerações a começar pelas crianças. Jó era um pai exemplar, diariamente, se colocava em oração pelos seus filhos. Não é assim que muitos, de nós, pais, fazemos? Muitos pais se perguntam: porque então meu filho está fora dos caminhos do Senhor? Quantos pais estão sofrendo por verem seus filhos envolvidos com gangues, nas drogas e no mundo do crime? Filhos tendo pais consagrados estão em penitenciárias? Satanás é o autor intelectual que está por trás dessas desgraças. Quantos pais sepultaram seus filhos a exemplo de Jó? Dá pra fazer vistas grossas com esse cenário sombrio? Tem como fazer de contas não vê os ataques de satanás com torpedos pesados para destruir a família cristã? Ataques na ideologia de gênero, nas escolas, nos programas infantis?
4. Satanás usa estratégias para atacar a saúde. '...Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça' Jó 2:7. A saúde é o maior bem de uma pessoa. Satanás provou Jó na sua saúde para tocar na sua intimidade com Deus. Como que dizendo: agora a casa cai. É difícil suportar uma dor. Jó chegou no seu limite, até desejou ter morrido antes mesmo de nascer. Em tudo que passou não blasfemou contra o seu Deus. Há pessoas quando a doença bate à porta resolve negociar com Deus do tipo: 'Deus, se me curares, se me tirares dessa, eu vou te servir'. Esse tipo de negociata não funciona com Deus. É uma estratégia de satanás para abalar a fé de muitos cristãos, intencionalmente criar uma ruptura na relação entre a criação do Criador.
5. Satanás usa estratégias pesadas para atingir o casamento ' Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! " Jó 2:9. É no casamento que satanás lança os seus maiores torpedos. Sabe se, atingir o casamento, arruinará toda a família. Coloque-se no lugar da esposa de Jó: perdera numa noite todos os filhos, perdera todos os bens, para completar vê seu marido coberto de lepra se definhando a cada dia. Como fica o emocional dessa mulher mãe e esposa? Como fica o emocional de uma mãe que perdera o marido de forma trágica e repentina pelo Covid-19, ficando com três filhos órfãos de pai? Como lidar com o emocional dessas crianças em relação Deus? Quando ocorre um divórcio como fica o emocional dos filhos? Quem sai ganhando mais com essas histórias dolorosas? Precisa responder?
6. Satanás usa estratégias para atingir as amizades ',,É a sua própria boca que o condena, e não a minha; os seus próprios lábios depõem contra você' Jó 15:6. Como as amizades são importantes na vida. Jó recebeu a visita de três grandes amigos. Os primeiros dias foram de fato confortadores, os três amigos ficaram prostrados chorando com Jó. Satanás achou um jeito de azedar aquele ambiente. Na busca de encontrar causas para o sofrimento de Jó, os amigos começaram levantar suspeição na sua integridade. Começaram a instigá-lo com palavras julgadoras do tipo: 'a sua boca que o condena' (15:6); 'você não é convertido' ( 22:21-30); 'é um pecador endurecido' (11:3); é rebelde contra Deus ( 34:35-70); 'é hipócrita' ( 4:3-5); 'é louco' (4:2; (extraído Bíblia Pregação Expositiva - Hernandes Dias Lopes). Você como leitor já não passou por algum tipo de experiência de suspeição? Já não passou por decepção com algumas amizades? Pois é, Satanás é estrategistas em arruinar amizades.
O que podemos extrair de lições da experiência de Jó?
a- Em todas as circunstâncias Deus é Deus . O sofrimento de Jó e suas perdas trouxeram grandes revelações da pessoa de Deus. Deus não respondeu nenhuma pergunta de Jó. Ao contrário Deus faz cerca de 70 perguntas a Jó e aos seus amigos. ( veja caps 38 e 39). Quando não podemos entender dos porquês das coisas nos acontecerem da forma como planejamos não questione Deus; tente responder perguntas que a Bíblia faz a seu respeito. Deus não muda conforme as circunstâncias; mas sim, muda as circunstâncias, tem todo poder para interromper os torpedos de satanás e reverter qualquer situação. "
b- Tudo que satanás intentou contra Jó Deus reverteu em bênçãos "E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía' JÓ 42:10. O plano de satanás afastar Jó de Deus. Ao final vimos que Jó ficou mais ainda amigo de Deus. Satanás tentou destruir a confiança de Jó em Deus; Jó ficou mais seguro na soberania de Deus. Satanás tentou arruinar de vez a amizade de Jó por seus amigos; mas Jó intercede por eles. Satanás comemorou a façanha de ter tirado tudo de Jó; por pouco tempo, Deus devolveu os bens de Jó em dobro.


"Quando procurava eu explicação em Deus acerca de todos os sofrimentos, e o porquê de tantas lutas, procurava, procurava e não encontrava,quando passei a confiar e esperar em Deus estou vivendo a cada isntante as respostas do Senhor em minha vida, vivendo paz, vivendo livramentos e vivendo provisão em minha vida".
ResponderExcluirAmém! Deus sempre terá melhores coisas para nos dar...
ResponderExcluirDeixe aqui uma experiência que você passou.
ResponderExcluir