Nesses últimos dias muito se ouve em nosso país a expressão 'Não Sair das Quatro Linhas da Constituição'. A Constituição tem como principal objetivo firmar direitos e deveres para os cidadãos e os Poderes Constituídos de uma Nação. Parafraseando e trazendo para o nosso contexto: ' Igreja, nas quatro linhas do Evangelho de Jesus Cristo'. O Novo Testamento é a Carta Magna do Cristianismo. Define o código de conduta do cristão na sua trajetória terrena rumo a eternidade com Cristo. Os Evangelhos são a Sinopse da nossa Constituição Cristã. Como saberemos se a Igreja de Jesus Cristo está realmente enquadrada dentro das quatro linhas do Evangelho? Vamos pensar juntos?...
- Da parte de seus Lideres Pastores.. Nos meus 60 anos de vida cristã sempre devotei o maior respeito, carinho e apreço pelos meus pastores. Sei do tamanho da responsabilidade que está sobre seus ombros. O que entendo como prerrogativas de um pastor para manter a Igreja dentro das quatro linhas do Evangelho de Jesus:
1- Agir no Poder do Espírito Santo e desapegado a questões materiais. . "E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda" Atos 3:6 . Foi assim no começo: Coração cheio do Espírito Santo, bolso vazio. As estatísticas vem apontando melhoria econômica do povo de Deus, Igrejas mais equipadas, líderes mais qualificados. O preocupante a cada geração aponta declínio nos investimentos na expansão missionária. Inverteu os valores: Coração vazio do Espírito Santo, bolsos cheios. As Escrituras reiteradamente alertam sobre o mal uso das riquezas. Paulo instrui ao jovem pastor Timóteo a ser desapegado ao dinheiro: " não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro" I Tm 3:3. O desapego não significa que não deva viver dignamente e cuidar bem de si e de sua família.
2- Conhecer o estado de suas ovelhas de forma integral. . "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos" Pv. 27:23. Vivemos um tempo de muitas descobertas na área do conhecimento humano. A Bíblia é a principal fonte de informação e de recursos para atender todas as demandas e em todas as esferas do ser humano. O Salmo 23, tipifica a figura do bom pastor - 'O bom pastor leva seu rebanho para as boas pastagens e a beber em ribeiros tranquilos, porque sabe que ovelhas temem águas revolta. Ovelhas são míopes, só enxergam até oito metros à frente e não têm senso de direção' ( extraído). "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" ( João 10:11. Para proteger as ovelhas dos predadores eram abrigadas num curral e os pastores as protegiam com seu corpo à porta da entrada. O pastor de rebanho de ovelhas nunca estava sozinho sempre acompanhado de um auxiliar que viria futuramente sucede-lo.
3- Cuidar bem da própria família. . Já ouvi expressões do tipo: "Vou cuidar da minha Igreja e Deus cuidará da minha família'. No concílio pastoral do jovem pastor Timóteo foi recomendado, a ele, e a todos os demais que escolhessem o episcopado: "Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia" 1 Tm 3:4. A Bíblia relata um dos episódios mais trágicos na vida e na família de um sacerdote, refiro-me ao sacerdote Eli. Um grande homem que fracassou como pai, consequentemente toda uma nação sofreu os danos morais e espirituais ( leia a história completa em I Samuel 2:12-36). Exemplos recentes se repetem na vida de muitos lideres religiosos.
4- Disciplinar e corrigir desvios de condutas de seu rebanho. . A disciplina começa pela doutrinação firme e clara, pela correção de desvios e pela disciplina dos que se rebelam. O apostolo Paulo em seu ministério seguia à risca essa cartilha. Tinha sua marca de exortador, pagava caro pelo zelo que tinha pela Igreja de Jesus Cristo. Dentre tantas exortações escolhemos essa: " Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal"... 1 Tessalonicenses 5:14,15). Um exemplo prático o de Ananias e Safira, receberam uma correção exemplar para não contaminar a Igreja recém nascida ( Atos 5:1-10).
. Da parte da Igreja como Corpo de Cristo.
. A Igreja de Jesus Cristo foi instituída para exercer um papel relevante de transformação. Em cooperação com outras igrejas desenvolver ações espirituais e sociais que causem impactos de mudanças genuínas na vida das pessoas:
1- Ações Espirituais e Sociais que mudam o estilo de vida das pessoas. . A Igreja não é uma agência para vender ilusões e de transformações mágicas. O papel da Igreja não tratar as pessoas como um objeto em série, mas sim, tratá-las equitativamente respeitando suas particularidades e singularidades. O Senhor Jesus não exigiu dos Judeus cristãos que tratassem os cristãos gentios como Judeus, como irmãos, reconciliados na Sua morte. O divisor de águas que distingue a Igreja do mundo sãos os impactos que causam no estilo de vida. A comunhão comunitária, o cuidado uns dos outros e a adoração a Deus se tornam objetos de desejos dos de dentro e dos de fora: "Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos" Atos 2:46,47
2. Relevante e atuante sem entrar em acordo com os poderes das trevas. . Acordar significa 'ter pensamento, opinião, sentimento igual ou semelhante'. A Igreja deve apropriar-se de discernimento espiritual para saber o que é bom para uma comunidade sem acordar com as suas praticas demoníacas. A Igreja, em Éfeso, enfrentou a mais dura batalha espiritual de uma família que tentou invocar o nome do Senhor Jesus como se fossem cristãos. Satanás treme diante das ações da Igreja, mas ciranda no meio dos que usam o nome de Jesus por interesses próprios. Algo extraordinário aconteceu na cidade de Éfeso: " E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia" Atos 19:17-20.
3- Promotora da paz e de prosperidade na cidade. . A promessa de Deus a Abraão que sua semente seria abençoada em toda terra e em todas as gerações. Por onde Abraão passava e seus descendentes o povo que os recebia era abençoado com prosperidade. José, um dos descendente de Abraão, protagonizou uma revolução na economia do Egito. Os poucos hebreus, cativos em Babilônia, receberam a ordem de Deus que paz e a prosperidade da cidade dependiam deles. Atualmente, pelo mundo, o poder econômico, da ciência, da tecnologia, estão em poder de Judeus. Igreja de Jesus Cristo, e Judeus, tem a mesma origem e o mesmo DNA, Deus. O que Deus diz Quem Somos? "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam" 2:9-10I Pedro" I Pedro 2:9-10. Viemos do nada para ser povo escolhido de Deus.
4- Investidora Reino de Deus pelo mundo. . O poder provedor econômico está nas mãos de Deus. Jesus Cristo deu a sua Igreja o privilégio de ser investidora do Seu Reino aqui na terra. O poder da tecnologia está nas mãos de Deus. Jesus deu o privilégio a Sua Igreja para ser a sua boca, os seus pés, anunciar as boas novas a todas as nações da terra. A Incredulidade, a indiferença, a dureza de coração, continuam sendo os empecilhos para o crescimento do Evangelho. São palavras de Jesus: " Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" Marcos 16:14-16. O intrigante que ainda há omissos investidores assentados em suas poltronas de suas empresas esperando que Jesus venha passar em rosto a sua incredulidade e dureza de coração. Agem fora das quatro linhas do Evangelho.
5- Gestora dos recursos financeiros e do cuidado de seus Obreiros. . Em minhas observações de 60 anos de vida cristã a gestão financeira e o cuidado dos proventos dos obreiros deixam muito a desejar em muitas Igrejas. A Igreja não é uma organização comum, que pode encerrar o seu CPNJ a seu bel prazer. Embora a Igreja se enquadre nas responsabilidades sociais sujeita as legislações, o seu Status é essencialmente espiritual. A Gestão dos recursos financeiros, e o cuidado de seus Obreiros, são regidos por padrões elevados. " Porque diz a Escritura: Não amordaçar a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário" 1 Tm 5:18. Pastores estão deixando de desenvolver os seus ministérios, como deveriam e gostariam, por falta da sua valorização por parte da Igreja. Por necessidade, muitos vão buscar outros meios para suprir suas necessidades pessoais e familiares. Paulo enfrentou essa falta de sensibilidade por parte de algumas igrejas, foi fabricar tendas ( Atos 18:3). " Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino" I Tm 5:17. A prática da mordomia cristã só será relevante se vivida nas quatro linhas do Evangelho.
Refletindo....
"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim " Mateus 24:14
.Creio na visão do visionário Billy Graham! O Brasil tem tudo para ser o celeiro missionário para o mundo. Nesta semana nossa Igreja estará mobilizada para sua Conferencia Missionaria Anual. Que algo extraordinário aconteça. Para a Igreja de Jesus Cristo, espalhada por todo os quatro cantos desse Planeta, nossa oração que essa pandemia global traga um grande avivamento espiritual global. Permitamos ao Espírito Santo a uma grande convocação para que todos nos enquadremos nas quatro linhas do Novo Testamento para um AVIVAMENTO dos ULTIMOS tempos.
Por Amor a Cristo!

N sabia que ovelha é míope que enxerga ao oito metros.por isso precisa do cuidado do pastor.
ResponderExcluirMuito, mas muito boa a reflexão. Pastores e Rebanhoa, Líderes e Liderados, Clérigos e Leigos, todos os que são e fazem a Igreja de Jesus, seguindo firme e vitoriosamente dentro das 4 linhas, do jeito de Deus,fazendo do Brasil o Celeiro do Mundo.
ResponderExcluirE você, o quê pensa?✍️
ResponderExcluir