segunda-feira, 6 de setembro de 2021

INCONFORMISMO - AÇÃO CONSCIENTE E PERSISTENTE!

"Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo?, um trono que faz injustiças em nome da lei?
Eles planejam contra a vida dos justos e condenam os inocentes à morte" Salmos 94:20,21

Viver no conformismo só alimenta a  indústria do tudo pode.  O conformado não tem destino certo, não contribui por mudanças, nada se cria,  não tem uma causa por lutar. O inconformismo consciente luta pelo destino, agrega valores, tem senso coletivo  e busca o melhor para sua comunidade.  A Bíblia nos recomenda a não nos 'conformar' com as práticas de um mundo decaído imerso na corrupção moral, ética e espiritual. Somos cidadãos cristãos, portanto, pertinente ecoar o nosso inconformismo com ações conscientes e responsáveis. Sou um cristão vou ecoar as minhas convicções de um cidadão inconformado:  ( para você entender essa reflexão  leia todo Salmo 94). 

O Inconformismo cristão deve estar comprometido com ações convincentes e consistentes                                                                                                                         Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:2. A aplicação bíblica, amoldar, significa reproduzir os padrões do mundo. Não basta se juntar a uma multidão conformada com o mundo  que não teme a Deus e clamar por justiça; o clamor não chega a Deus. Um clamor pedindo por julgamento e justiça, só é ecoado nos céus, se  feitos por homens e mulheres santos convincentes da luta que  abraçou. O Salmista anônimo do Salmos 94, provavelmente não aparece como uma figura proeminente, mas, a sua fé,  é de um cidadão comprometido com Deus. Cristãos anônimos, unamo-nos nessa oração pela nossa Pátria, para que todo desvio de conduta seja repreendido e corrigido. Deus ouve as orações dos seus santos!

. O Salmista anônimo ( Sl 94) nos dá uma lição de cidadania  consciente e consistente diante de uma situação de caos Institucional.

. Invocar a intervenção.

    "Até quando..." (vs. 1-3).  Não é tarefa fácil ousar invocar a justiça de Deus. O Salmista clama a Deus para uma intervenção divina na terra. Sua petição tem endereço: os orgulhosos, os arrogantes, os malfeitores, os que massacram e oprimem os desamparados, e os zombadores de Deus, que dizem: "O Senhor não nos vê..." (v.7) . A esses, o Salmista clama, dizendo: " Ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente" ( 1.b).

. Se coloca na brecha para lutar as batalhas do Senhor.

    "Quem  se levantará a meu favor contra os ímpios? Quem ficará a meu lado contra os malfeitores " (vs 16,17). O Salmista se colocou ao lado de Deus. Ao mesmo tempo que pedia intervenção divina, se propôs ser um instrumento de Deus para agir em favor da justiça. Deus conta com os cristãos comuns que não aparecem nos holofotes da proeminência que se levantem contra os opressores. Que se coloquem ao lado daqueles que estão em defesa da fé e da justiça de Deus. 

. Não se rende as suas próprias fraquezas.

    "Quando eu disse: Os meus pés escorregaram"( v.18) . Haverá momentos de fraquezas, até de quedas. A grande fraqueza é quando nos rendemos a ela; passa ser a nossa maior inimiga, Mas o Senhor levanta aqueles que se recusam permanecer caídos. A sua lealdade está presente nos momentos de derrotas e de vitórias. Deus jamais deixará um soldado seu abandonado pelo caminho. O consolo do Senhor traz alivio e encorajamento a alma.

. Não se associa com conchaves e alianças corruptas.

    "Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo?" (v.20). Essa pergunta direta para todos nós que estamos em aliança com Deus. Se realmente estamos em aliança com um Deus de santidade, jamais poderemos estar compactuando com um mundo corrupto, injusto e ímpio em todos os seus sentidos. Por quê? Os nossos interesses são espirituais, nossas armas são espirituais; portanto, deveremos nos revestir da armadura de Deus e resistir as práticas mundanas. O crente não tem nenhum motivo para associar-se a sistemas injustos.

Refletindo....

"Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1: 17 

. Justiça é um atributo inviolável de Deus. Quem vive a cidadania na amplitude cristã está comprometido em viver e defender a justiça de Deus. Justiça vai além de fazer o que é certo: É  uma ação ativa que  vai além de atitudes honestas no âmbito pessoal. É um inconformismo, com ações conscientes, de vigilância permanente  na  'torre de vigia', a favor dos desamparados, dos que sofrem injustiças por quem deveria aplicar justiça. Nossa oração e suplica a Deus, que nesta comemoração de 7 de setembro, 2021, a nossa Pátria escreva uma nova história, de justiça, igualdade de  oportunidades a todos, sem partidarismo. Que as futuras gerações tenham esperança de um mundo melhor. Os culpados, de seus atos de injustiças, os omissos, não passem por inocentes. Arrependam-se e assumem as consequências de seus atos.  'Não troquemos a justiça de Deus  por justiça humana'.

Por amor a Cristo!  

Um comentário:

  1. Muito boa explanação, direta, concisa, veio diretamente do trono de Deus

    ResponderExcluir