quarta-feira, 29 de setembro de 2021

O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER?


"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo"  Isaías 43:18,19. 

Mesmo já com os meus 71 anos bem vividos continuo deparando-me com situações quotidianas de não saber o que fazer diante de circunstâncias não muito claras. Isso não é de tudo ruim, leva-me mais perto de Deus. A Bíblia é o manual das indecisões e das soluções. Os relatos bíblicos, de personagens que passaram por dificuldades em 'becos sem saídas', nos ensinam a lidar com situações que não sabemos o que fazer. Vamos compartilhar  dicas que funcionam  - O Que Fazer Quando Não Se Sabe o Que Fazer...

 1. Ore persistentemente.                                                                                                                         . 'Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus" Filipenses 4:6. Com base  nesse texto quando deveremos orar? Em todo tempo e a tudo que nos causem ansiedade. A ansiedade é gerada por sabotadores internos que deixam nossa alma inquieta. O medo é um sabotador poderoso que nos tira a paz, gerando sentimentos de fraqueza e de incapacidade. O rei Josafá diante de um situação  de inferioridade em relação ao exército inimigo, buscou na intercessão  força e poder no Senhor : "...  e disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu, Deus nos Céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir' 2 Crônicas 20:6. A oração é um poder poderoso disponível a todos os filhos de Deus: o seu efeito é curador, libertador e transformador.

2. Não oculte a sua dor.                                                                                                               . ' Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado' Salmos 32:3-5. Nem toda dor é provocada por um pecado específico. Mas, quando ocultamos nossa dor, não confessamos, não compartilhamos, o sabotador orgulho está obstruindo a solução do problema.  O rei Davi ocultou o seu  pecado por muito tempo, prestes a perecer rompeu o seu orgulho, confessou o seu pecado,  foi curado e perdoado por Deus. Levar uma dor para o túmulo é  estar em parceria com a morte.                                                                                                

3. Busque resposta na Palavra de Deus.                                                                                    . "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra ' 2 Timóteo  3:16,17. As Escrituras funcionam como revelação de Deus, que nos edifica, nos corrige e nos mostra o que fazer e o que não fazer. A Bíblia não deve funcionar como caixinha de promessas; mas sim, código de  conduta para o cristão viver aqui na terra, nos padrões, de um cidadão dos Céus. "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma" I Pedro 2:11. A Bíblia é a mais completa fonte de pesquisa para todas as demandas que precisamos. Funciona,  também, como GPS:  mostra o caminho correto, antecipa perigos, nos dá segurança na jornada.  

4. Em Tudo dai Graça.                                                                                                                   ."E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. "Atos 16:25,26. Nada comum  os alicerces de um cárcere se romperem pela força da oração e da adoração. Outro exemplo, o rei Josafá orou e adorou a Deus diante de uma eminente derrota:  'Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando o Senhor E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem o Senhor, Deus de Israel, com voz muito alta" 2 Crônicas 20: 19,20. Faça o seu próprio teste: vença as muralhas instransponíveis na força da adoração. 

"Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver" Josué 6:5 

Refletindo...    

. Para Deus não há muralha que não caia. Causas humanamente perdidas são revertidas pela manifestação do poder de Deus por meio da oração e do arrependimento. Doenças incuráveis podem  ser curadas pela oração ( Exemplo do rei Ezequias , 2 Cr 32:24). Exércitos poderosos podem ser rebelados pela ação de  Deus em favor de seu povo ( Exército Assírios, Cr 32:21-23). Acredite! Deus continua sendo Deus. Continua quebrando as correntes que amarram o coração, rompem as muralhas da incredulidade e do orgulho.   

Por Amor a Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário