terça-feira, 16 de novembro de 2021

FINANÇAS - O PRINCÍPIO DA COLHEITA (4)

"Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz bons frutos" 
Mateus 7:17

Estamos concluindo os estudos  do Seminário  Quatro Leis  da Multiplicação Financeira.  A quarta aula é um resumo  da  quarta lei - O Princípio da Colheita. Recordando as três leis anteriores: Princípio da Semente, Princípio do Plantio e Princípio do Investimento. Para todo agricultor a colheita é o momento mais aguardado uma recompensa de todo trabalho e investimento empregado. O autor do Livro 4 Leis da Multiplicação Financeira coloca três fatores que precisam acontecer no princípio da colheita Vamos a eles...

1- O Fator  Milagre.                                                                                                                       Todos os  sistemas que funcionam no plano terreno estão interligados no Reino Espiritual. Deus criou e mantém todas as coisas funcionando de forma sincronizada. O fator milagre é a parte de Deus no processo da colheita. Esse princípio vale tanto para o plano natural quanto para o plano espiritual. Havia uma disputa de liderança na Igreja em Corinto, apóstolo  Paulo entra em ação e  faz a seguinte  afirmação:  'Eu plantei, Apolo regou,  mas o crescimento veio de Deus: I Co 3:6.  O Senhor Jesus dá uma aula de botânica  como se dá o processo da semeaduraAplica uma metáfora para trazer o seguinte ensino: "O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, quer ele durma quer se levante, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga" Marcos 4: 26-28.  Temos aprendido  nessas lições que para Deus não há separação de reino, secular e espiritual. É perceptível a sintonia do mundo natural e do Reino Espiritual. Há uma ação permanente divina envolvida no processo da colheita.

A semente é um milagre da vida. Nossa vida é uma semente única. Quando não fazemos essa associação do natural e divino,  corremos o risco em abortar colheitas em áreas importantes  da nossa vida.  A colheita está ligada à Lei da Promessa na Criação: "...Frutificai, e multiplicai-vos, enchei-vos a terra..." Gn 1:27,28. Por quê muitos cristãos não se beneficiam da Lei da Promessa? - por razões seguintes: 
.  a) não valoriza a sua vida como semente;  na vida está o maior  milagre da multiplicação. 
.  b) não valoriza o propósito de vida, planta em qualquer solo, qualquer lugar e não elimina as pragas. 
.  c) não amplia a visão da multiplicação, não investe  com intencionalidade no futuro. 
. d) não  é fiel a Deus na Mordomia Cristã, não destina a parte de Deus. Consomem sementes consagradas  e destinadas ao plantio do Reino de Deus. 
. O milagre está ligado a fé, e  a fé,  ligada a obediência. A Bíblia registra  dois episódios com  duas viúvas que foram socorridas por Deus em momentos de escassez financeira. ( confira em  I Reis cp. 17 e  2 Reis  cp. 4).  Deus nunca desampara os servos fiéis.

Viver por fé não significa uma vida ociosa e improdutiva. A colheita pode não vir por falta de semeadura. Quando fazemos comparações, da fé do outro, da colheita do outro, muitas vezes não enxergamos o estágio em que eles se encontram e aquele em que nós estamos.  

2-  O Fator Lucro.                                                                                                                       . "O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa' Pv 15: 27.  O fator lucro  é o que  todos esperam como fruto do trabalho  árduo, diligente, confiante na provisão e promessas de Deus:  " .... a certeza de coisas que se esperam...'Heb 11a.  ' O êxito vem aos que sempre sonham com ele' Charles Gaule. Já afirmamos reiteradas  vezes que o reino natural está conectado com Deus. Deus é o dono do nosso negócio. Quando se fala de lucros e dividendos os dois  reinos ( natural e espiritual)  precisam  contabilizar lucros abundantes  de nossas  colheitas. Promessas de Deus!!!

Malaquias 3:10-12 trás uma conexão direta com o a  reino natural e a  Casa do Tesouro, referindo-se ao Reino Espiritual.

Deus  ao falar em Malaquias  'provai e vede'' está se comprometendo com o seguinte: 

1)  Abrir as janelas dos céus

2)  Derramar bênçãos sem medidas;

3) Repreender o devorador;

4) Eliminar a esterilidade da terra;

. Deus não tem dificuldade em derramar bênçãos sem medidas para seus filhos. O problema está no coração de quem é abençoado. Ganhar dinheiro não é o problema de muitos; mas o que tem levado ao fracasso é não saber lidar com o dinheiro. Vida financeira e batalha espiritual andam juntos. Quando fechamos o coração para o Reino de Deus estamos começando a perder a batalha para mamom. "Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens  materiais?" I Co 9:11. 

3-  Produtividade.                                                                                                                      ' Melhor é o pouco, havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça'. Uma produtividade bem sucedida precisa passar pela eficiência no que se faz e na dependência de Deus. Sinais quando a nossa produtividade não vai bem: O primeiro sinalo Senhor Jesus alertou: pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimento" I Tm 6:10. O Senhor  Jesus aponta uma clara batalha espiritual com a cobiça. O seguindo sinal quando desviamos o proposito principal da vida: glorificar a Deus em tudo que fazemos. Terceiro sinal quando nosso coração perdeu a essência do  primeiro amor. O quarto sinal quando começamos a colher frutos de pecados de decisões erradas que tomamos na vida. O pecado não tem pressa, nos aguarda no futuro e quando tudo parece está indo bem mostra as garras. 

A motivação de hoje determina o resultado no futuro. Caím e Abel entregavam a Deus os  seus dízimos. O que deu de errado em Caím? A motivação do seu coração era  semear raiva, inveja e rejeição.  Deus alertou a Caim: "... Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Gn 4:6.  Deus avisou  o mal " ... eis que o pecado está à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo' Gn 4:7b.  Quantos avisos recebemos de Deus e não ouvimos!

" Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus' I Corintios 3: 22

Refletindo ...                                                                                'O homem fiel será cumulado de bênção, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo' Pv. 28:20. Ao concluir nossa série de quatro estudos sobre 4 Leis da Multiplicação Financeira, poderíamos resumir tudo que escrevemos num só versículo : " De tudo do que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isso e o dever de todo homem' Ecl 12:  12:13.  Não importa qual a sua história de semeadura e colheita no dia de hoje. O seu, hoje, pode mudar.  O seu amanhã pode chegar com uma nova história de vida. Fiz um projeto dos 70 aos 80 anos, chamo de 70 em 10. Dois anos já se passaram, posso afirmar que as expectativas apontam uma grande colheita. Desafio para Você!!! Escolha uma das centenas de promessas que  Deus reservou  para sua vida. Tome-a como semente. Faça o plantio. Siga o processo. Seja fiel e não desista. Alimente uma visão de uma grande colheita.  Você Colherá, Promessa de Deus!  Honre a Deus com a sua vida. Amem!!!  Gratidão por participar e divulgar esses estudos. Parceria de Reino! 

Por Amor a Cristo!

2 comentários:

  1. Parabens querido Arao! Deus te use para sua glória!
    Texto muito edificante.

    ResponderExcluir
  2. Cada dia tenho mais convicção do tempo perdido, como somos teimosos e de pouca fé. ... mas Deus honra aqueles da última hora com perdão, salvação e recompensará
    . Aleluias!

    ResponderExcluir