"Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se"
( Provérbios 25:28)
A neurociência vem publicando estudos científicos da importância da Inteligência Emocional (QE). Os estudos mostram para obter uma vida plena é muito mais que chegar ao topo de uma carreira de sucesso. A descoberta libertadora da ciência que a disfunção emocional é a principal causa de estresse, depressão e fracassos em muitas áreas importantes da vida, como nos relacionamentos interpessoais, casamento, família e declínio na fé. Refletiremos os desatinos de um jovem destinado a vencer, conseguiu frustrar os pais, o seu povo e o próiprio Deus. Levantaremos os pontos de desequilíbrio emocional do jovem Sansão..... ( Juízes cps 13 a 15)
1. Equilíbrio Emocional Quesito indispensável Para Uma Vida Plena.
5. Destempero emocional nas adversidades.
Lições que Sansão nos ensina quando não agimos com equilíbrio emocional:
Cada pessoa vem ao mundo trazendo consigo o seu código genético e esteriótipo único. Trás consigo identidade própria e um destino traçado por Deus (confira Salmo 139). Vamos compartilhar a vida de um jovem chamado Sansão, cujos pais foram avisados por Deus quem ele era e o que faria. Um jovem com uma missão especial, ser um libertador, um Juiz, do seu País. Teoricamente a missão dos pais ficaria bem mais fácil e mais leve sabendo antecipadamente da missão do filho. A teoria nem sempre funciona quando os pais não tem o controle dos filhos quando começam a tomar suas próprias escolhas. Sansão era uma pessoa como qualquer outra livre para fazer suas escolhas. Os jovens naturalmente pouco se preocupam com as consequências de suas escolhas. Caberia a Sansão lidar com suas emoções e com seus pontos fracos. Os seus impulsos carnais foram mais fortes, custou-lhe o fracasso e a humilhação. A vida plena traçada por Deus foi interrompida ainda muito jovem. Cabe a nós pais conversar abertamente com os filhos, abordando com franqueza e ponderando os resultados de suas escolhas.
2- Escolheu a pessoa errada para o casamento.
"Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher" (Juizes 14:1). O casamento faz parte de um homem e uma mulher para cumprir um propósito geracional. Sansão tinha compromisso de proteger sua nação, não entendeu o seu propósito escolheu para ser sua mulher uma filisteia inimiga de sua gente. Não teve equilíbrio emocional para dominar uma paixão que comprometeria sua missão.
3- Não soube lidar com seus impulsos sexuais.
"Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela" ( Juízes 16:1). Todo ser humano é sexuado faz parte da biologia humana. Sansão não soube controlar os seus impulsos sexuais, frequentemente se envolvia com adúlteras, até que seu ponto fraco se transformou em armadilha para o inimigo. Histórias que se repetem na vida de muitos jovens talentosos que interrompem suas brilhantes carreiras por se meterem em casos sexuais por não ter equilibrio emocional. Lideres cristãos caindo nessas armadilhas interrompendendo um chamado de Deus.
4. Não soube lidar com a fama.
"Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas. E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos. Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma." (Juizes 14:12-14).
. Sansão não soube lidar emocionalmente com sua fama. Confiava cegamente na sua força, criando situações embaraçosas, colocando em risco sua própria vida e de sua nação. Estudos sobre perfil comportamental apontam que pontos fortes praticados em excesso acabam se tornando em pontos fracos, examente o que aconteceu com o jovem Sansão. Saber lidar com a fama é um ponto importante de equilibrio emocional.
. Sansão não soube lidar emocionalmente com sua fama. Confiava cegamente na sua força, criando situações embaraçosas, colocando em risco sua própria vida e de sua nação. Estudos sobre perfil comportamental apontam que pontos fortes praticados em excesso acabam se tornando em pontos fracos, examente o que aconteceu com o jovem Sansão. Saber lidar com a fama é um ponto importante de equilibrio emocional.
5. Destempero emocional nas adversidades.
"E foi Sansão, e pegou trezentas raposas; e, tomando tochas, as virou cauda a cauda, e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas. E chegou fogo às tochas, e largou-as na seara dos filisteus; e assim abrasou os molhos com a sega do trigo, e as vinhas e os olivais" ( Juizes 15:4,5). A disfunção emocional tem levado muitos lideres e executivos ao fracasso. Em momentos de confrontos praticam atos intempestivos só aumentando a tensão.
6. O seu destempero emocional trouxe problemas para outras pessoas.
"Três mil homens de Judá desceram então à caverna da rocha de Etã e disseram a Sansão: "Você não sabe que os filisteus dominam sobre nós? Você viu o que nos fez? " Ele respondeu: "Fiz a eles apenas o que eles me fizeram" ( Juizes 15:11). Um lider destemperado emocionalmente não mede as consequencias de seus atos atingindo outras pessoas. O povo de Israel teria que lidar com os contínuos ataques dos seus inimigos e com os destemperos do seu lider maior. Não é incomum que Igrejas e empresas sofram com esse tipo de lideres e excutivos em seus quadros.
7. Não soube lidar com o fracasso.
Sansão lhes disse: "Desta vez ninguém poderá me culpar quando acertar as contas com os filisteus! " ( Juízes 15:3). Não saber lidar com o fracasso é o pior dos fracassos. Sansão representa uma legião de fracassados. Por conta do desequilíbrio emocional não saber lidar com os seus constantes desatinos e fraquezas.
8. Um dia a casa cai.
"E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele" ( Juízes 16:20).
. Uma questão de tempo e a casa cai. Desequilibrio emocional não sustenta por constantes fracassos. A Bíblia nos dá esse alerta: " E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda" ( Mateus 7:27). Chuva, vento, são intemperes que encontramos pelo caminho da vida.
. Uma questão de tempo e a casa cai. Desequilibrio emocional não sustenta por constantes fracassos. A Bíblia nos dá esse alerta: " E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda" ( Mateus 7:27). Chuva, vento, são intemperes que encontramos pelo caminho da vida.
Lições que Sansão nos ensina quando não agimos com equilíbrio emocional:
a. Agir com espírito de vingança.
. Atitudes de vingança não são vitórias. Sansão perdeu o seu foco de missão que seria lutar por uma causa em favor do seu povo. Desviou a rota do seu propósito por não saber lidar com o seu destempero emocional. Por consequência lutava por defender sua honra deixando a segundo plano o seu papel de líder. Seus atos de vingança não o condecorou como um herói. Você conhece pessoas que agem assim?
b. Por trás de um triângulo amoroso há uma armadilha diabólica para destruir o projeto de uma vida plena. (veja João 10:10a.)
. O que aprendemos com essas trágicas armadilhas do coração? (1) Não controlar os impulsos sexuais; (2) não escolher a pessoa certa para o casamento; (3) se envolver em amizades com pessoas ímpias; (4) ignorar os seus valores e missão de vida. Em todos esses desvios, há por trás disso um projeto Satânico para derrotar um servo e uma serva do Senhor na sua missão de vida. Os relatos bíblicos não escondem os deslises de seus heróis. Muitos deles a casa saiu; porque não souberam lidar com os seus descontroles emocionais. O rei Davi caiu numa dessas armadilhas provocou uma tragédia geracional em várias áreas.
c. Temor a Deus não se negocia. “O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é
abreviada” Provérbios 10:27. A palavra ímpio significa descaminho. Não temer a Deus é um dos descaminhos mais perigosos da vida. Sansão confiou em suas próprias forças, se esqueceu que fora dotado de força para uma missão que Deus havia lhe dado antes do seu nascimento. Esnobou de Deus. Achava que Deus iria passar a mão em sua cabeça em todos os seus desequilíbrios emocionais. Deus retirou dele, a casa caiu. Há sempre uma chance de reconstruir uma casa caída.
d) Quando estamos em missão o que está em jogo é o Deus da missão.
Sansão não era tão inportante para os Filisteus a ponto de colocar um exército para derrota-lo. Ao derrotar Sansão os Filiteus deram crédito a vitória aos seus deuses, com isso querendo demoralizar o Deus de Israel. Cada cristão está em missão. O alvo do inimigo, que luta contra o Reino de Deus, não está focado em nos derrotar, mas sim, desmoralizar e humilhar o Deus que servimos. O alvo de Golias não era Davi, desmoralizar o Deus de Israel. Davi entendeu sua missão buscou autoridade divina e derrotou os deuses dos filisteus. Sansão buscou essa autoridade divina quado já estava dominado pelos deuses dos filisteus. Mesmo assim, clamou ao Senhor para que o Seu Deus não fosse humilhado por sua causa: "E Sansão orou ao Senhor: "Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos! " ( Juízes 16:28). Mesmo no apagar das luzes da nossa vida, quando tudo parece estar perdido, clame ao Senhor, Ele se apresentará para o livramento e em Sua Defesa.
REFLETINDO
Vivemos nossas batalhas particulares. Também vivemos nossas batalhas como missão em testemunho ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Há um sistema diabólico arquitetando em todo tempo contra os filhos de Deus. O alvo de Satanás é humilhar o Deus que servimos. Quando o casamento fracassa o Reino das Trevas comemora. Quando a família não vai bem, há conflitos, guerras entre pais e filhos o Reino das Trevas comemora. Quando nossos negócios não bem quem comemora o Reino das Trevas. Quando nós fracassamos na nossa missão como servos do Senhor Jesus, o Reino das Trevas comemora. Satanás muda suas esrtratégias, o alvo é humilhar, envergonhar e derrotar os filhos de Deus.
Se você está vivendo um momento que parece o fim, saiba, que o Senhor tem um escape e uma saída de vitória. De alguma forma que essa reflexão alcance o seu coração. Que o Espirito Santo traga cura aos emocionalmente doentes, traga consolo e a paz eterna - ' que excede todo entendimento em Cristo Jesus'. Que o Senhor console e supre a todos que sofrem por perdas de entes queridos, de amigos, do emprego e nas finanças, Apenas confie! Não é o fim. Amem!
,Por amor a Cristo!


Boa reflexão!Deus abençoe sempre sua vida.
ResponderExcluir