O texto bíblico, Salmos 92:12-14, uma metáfora que retrata a vida de um justo na jornada da vida. Para quem já viveu os seus 72 anos, fica fácil testificar que a Palavra Deus é real, é viva e eficaz, A foto ( acima) trata-se da capa do livro 100 Meditações. Um fruto na velhice. Se você já faz parte do time ( acima dos 60 anos) esse testemunho é uma palavra de ânimo para você. Se você está a caminho dos 60 anos, também é para você, para se preparar para dar muitos frutos na velhice. Lições de vida para dar muitos frutos na velhice.....
1- A vida do justo começa como uma semente de tamareira . A tamareira é uma boa figura para aplicar à vida do justo, como começa e como se desenvolve. Uma pequena semente transforma-se em uma grande árvore, gera milhares de frutos. O seu crescimento é reto e vertical. A vida do justo é reta, e cresce para o céu em retidão, integridade e testemunho irrepreensível .
. A tamareira possui uma vida útil, assim como as suas raízes, caule, folhas e frutos A vida do justo é bênção para a família e sociedade. A tamareira é bela, conserva o seu verdor mesmo diante de sequidão, a folhagem não murcha e oferece sombras. O justo é belo aos olhos de Deus e seu testemunho é reconhecido na terra.
. A tamareira mantém-se firme em tempos de duras provas. Ela cresce, floresce e frutifica em ambientes hostís. Pude presenciar essa cena dias atrás, numa pescaria. O local foi totalmente inundado para construção de uma barragem, só permaceu em meio a um mar de águas alguns pés de palmeiras. O justo, mesmo duramente provado, permanece firme, pois está plantado em Deus, é sustentado e frutifica, para Sua glória.
. A tamareira é vitoriosa em sua jornada. A folha da palameira é símbolo de vitória. O justo é mais que vencedor em Cristo. Sua vitória não decorre de sua beleza intrínseca nem de sua força pessoal, mas de Deus. O justo triunfa apesar da fraqueza. É justificado apesar de seus pecados e será vestido com um corpo de glória.
2. Como enfrentar vitoriosamente a velhice . A foto (acima) concluindo o curso de Master Coaching. Em plena pandemia, com os meus 71 anos de idade a Elzi com os seus 64 anos. Não paramos, nem no tempo nem diante de circunstâncias adversas. Que lições podemos compartilhar para quem já está na velhice, como nós, e para quem ainda chegará lá. Tome nota:
- A velhice é um tempo de limitações físicas. Hoje com meus 72 anos já posso confirmar que minhas forças físicas não são tão vantajosas quanto nos anos 40. Faço a oração do Salmista: "Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares". Deus sempre acha um jeito de nos dar uma compensação. Agora mesmo, estou sentado escrevendo esse texto. Que bela compensação! Posso dedicar o meu tempo para curtir mais os netos, como estou fazendo agora com meus netos Daniel e Clarice, que moram em outro Estado. Posso ler mais a bíblia, estou na 83a. leitura, posso ter mais íntima comunhão com Deus em oração. Estou em pleno projeto 70 em 10, me especializando em áreas que envolvem a mente, a escrita, seminários, estudos. Acabamos de realizar um Semionario com Adolescentes. O Senhor renova nossas forças físicas estamos em plena atividade.
. A velhice tem histórias para contar. Na vida, ou contamos estorinhas ou fazemos história. Na jornada da vida vamos criando eventos que se transformam em histórias que serão contadas pelas futuras gerações. A vida, como Olimpiada, na modalidade de revezamento. Cada geração tem a responsabilidade de passar o bastão para outra geração, no tempo e intensidade certa. De tudo que fizermos, o maior legado que podemos deixar para esta e futura geração é o testemunho vivo e fiel do evangelho.
. A velhice não é um atestado de aposentadoria da vida. Não existe aposentadoria da vida. Estou aposentado de uma função pública, que exerci por mais de trinta anos. Tratava-se de um contrato bilateral, em que eu prestei serviços ao estado num determinado tempo, aposentei-me, recebendo poventos da aposentadoria. A vida não apenas isso. Ela prossegue, os melhores frutos são colhidos na velhice, promessa bíblica: " Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça" Pv. 16:31.
. A velhice é suprida por Deus de bens e forças renovadas. Na velhice abre-se portas para novos aprendizados. Temos aprendido que o nosso cérebro tem capacidade de recompor os neurônios desativados. Aos 70 anos voltei a fazer Faculdade, Pós Graduação, Cursos de Mentoria, Consultoria de Carreira, Perfil Comportamental. São novas fontes de rendas. Enquanto escrevo estou agendando Testes de Carreira, em outra cidade. Quando exercemos atividades novas renova a nossa capacidade produtiva e física. Acabamos de realizar um semnario para adolescentes com várias horas de ministração. Sinto-me renovado pelo Senhor.
. A velhice é um tempo da visitação de Deus para grandes sonhos. Isso está sendo real na minha vida. Daqui a alguns dias estaremos fazendo o lançamento de nosso livro , 100 Meditações - 70 em 10'. O livro já está pronto. Ficou lindo e com conteúdo valioso que abençoará gerações. Temos outros projetos de grandes sonhos. A velhice, tempo fértil para frutificar. Abaixo informações como adquirir o livro para sua edificação e presentear.
Refletindo...
" Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." Filipenses 1:6
Nenhum comentário:
Postar um comentário