Você tem um sonho grande a realizar na sua vida? A figura que você vê (acima) é o monte Everest. O monte mais cobiçado para escalar pelos que praticam alpinismo. O Samista ( Salmo 15) começa com uma pergunta em forma de metáfora aos que desejam escalar o monte mais cobiçado do cristão, o santo monte de Deus. Se você fosse escolher escalar, qual escolheria, o Everest ou Monte de Deus? Aprendendo lições com os alpinistas...
. Cinco Ações para um alpinista escalar o santo o monte de Deus:
.... Ser um alpinista otimista e empoderado.
O apóstolo Paulo é uma referencia de um alpinista otimista. Na sua escalada, para propagar o Evangelho do Senhor Jesus, transmite otimismo e empoderamento. Encorajando aos cristãos de Coríntios, ele diz: " Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, Sempre nos conduz em triunfo..." ( 2 Co 2:14 ). Não se trata de um otimismo barato. O apostolo Paulo sabia das dificuldades que enfrentaria na escalada ao santo monte de Deus. Os alpinistas que vão passar pela experiência de escalar o monte Everest são encorajados a não desanimarem, mesmo diante de fortes entempéries. As estatísticas apontam que cerca de 40% dos que iniciam a escalada não chegam ao topo do monte. Em 2019 cerca de 20 pessoas morreram no percurso. A jornada da vida cristã não é diferente. Ao desejarmos habitar no santo monte de Deus, há muitos intempéries na jornada. Paulo faz um balanço da sua jornada pessoal, confira em 2 Corintios 11:16-33. O Salmo 15, faz uma lista para quem deseja escalar o monte de Deus, empoderar-se pra chegar no topo. O desafio é esse: ' o que vive com integridade, e pratica a justiça.... segue ..' Nessa escalada, por não medirem os custos, muitos ficam pelo caminho. A exemplo de Paulo, muitos cristãos, conscientemente, sacrificam suas vidas pela causa do evangelho,
.... Ser Constante e Consistente.
A constância e a consistência contribuíram para o triunfo na carreira do apostolo Paulo. Nas suas cartas as Igrejas sempre transmitia uma mensagem positiva e encorajadora. Aos crentes em Filipos faz a seguinte declaração pessoal: "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-se das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim" ( Fp. 3:12).
As conquistas pontuais fortalecem a prosseguir com constância e consistentemente para o propósito final. As pesquisas apontam que 40% dos alpinistas desistem e não chegam ao topo do monte Everest. Em Cristo, a conquista ao Monte santo de Deus é garantida. A vida de José é uma façanha extraordinária, perseverou na escalada e triunfou realizando os seus sonhos. Quando, aos olhos humanos tudo parecia perdido, algo supreeendente da parte de Deus acontecia. É de José essa lição de vida em resposta aos seus irmãos que o venderam como escravo: " Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer como vedes agora, que se conserve muita gente em vida" Gn 50:20.
.... Tornar a conquista inegociável.
Os alpinistas que conquistaram o monte Everest tornaram os sonhos inegociáveis. São conquistadores que não medem as consequencias e estão dispostos a pagar qualquer preço. Levantei quanto custa escalar o Everest. Em dólares, fica em torno de $ 30.000 a $ 60.000. Em reais, entre 150.000,00 a 300.000,00, Quanto custa fazer a escalada no monte de Deus? A parte maior do custo já foi pago pelo Senhor Jesus Cristo. O custo da escala tem um preço para cada postulante. Leia atentamente todo o Salmo 15. Leia as instruções das Escrituras e siga a jornada. Faça da sua jornada uma conquista inegociável. Os alpinistas que desistem na escalada do monte Everest não fizeram as contas, não se prepararam adequadamente. Não é desafio para amadores e descomprometidos. Na jornada da fé não é diferente; não há lugar para amadores nem descomprometidos. Estes, desistem facilmente no caminho. Cristo nos dá a certeza da vitória, mas não negocia a integridade e a santidade.
... Levar consigo os apetrechos indispensáveis.
Tudo que um alpinista precisa levar na escalada do monte Everest cabe em uma pequena mochila que carrega nas costas e no seu próprio corpo. Nada mais. No período de 60 anos de escaladas, dos 8.848 metros do Everest, cerca de 6000 alpinistas conseguiram hastear a bandeira no topo do monte. E quanto, a nós cristãos, o que deveremos levar na bagagem de nossa escalada rumo ao monte de Deus? Paulo dá uma lista de seis equipamentos imprescindíveis em Efésios 6:10-20. Se você está realmente interessado, vá la e confira. Veja se você está com todos os equipamentos para sua jornada. Ao final, o apóstolo Paulo nos dá duas dicas encorajadoras: (1) não esteja sozinho na escalada, o Senhor Jesus estará com você em todo trajeto (Mt. 28:20); na pior das circunstâncias ainda seremos os mais vitoriosos entre todos ( Ef. 6:23,24). A bênção é o prêmio para vencedores!
Refletindo.....
Visualize....!!! Você escalando o monte Sião, a Jerusalém celestial. Ao se aproximar deslumbrar-se dessa visão explendorosa (foto). O que sentirá? Valeu apena todo esforço? Então... o que te impede a fazer essa jornada, com entusiasmo, sem perda de tempo e comprometido com algo que valerá apena? Você tem uma mente de um vencedor? O que te impede a ser um encorajador levando mais pessoas com você nessa jornada? Qual monte você está escalando nessa vida?
Faça como Paulo : "Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" Filipenses 3:14.
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário