quarta-feira, 29 de junho de 2022

CONSAGRE O SEU NATURAL E VIVENCIE O SOBRENATURAL!


"Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus.Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus" Lucas 5:18,19

Entenda como se deu o cenário  (foto acima)...... 
Aconteceu literalmente como está narrado nas Escrituras Sagradas em Lucas 5:18,19. Esse episódio desmitifica crenças religiosas que o sobrenatural é uma ação exclusiva de Deus sem a participação humana.  Quatro jovens arquitetaram um  plano  para chegar até Jesus um amigo paralítico. O esforço físico, a criatividade, a fé, sobretudo o amor,  corroboraram para que o milagre acontecesse. A narrativa diz que Jesus honrou a fé dos quatro amigos: " Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: Meu amigo, os seus pecados estão perdoados" (v.20).  

Entenda que o sobrenatural não só acontece com milagres extraordinários....
Quando pensamos em sobrenatural logo vem a mente acontecimentos extraordinários que a Bíblia relata, como: o sol parou, o mar se abriu, os três jovens na fornalha, Daniel nas cova dos  leões, multiplicação dos pães, água se transformando em vinho, outros.....  Vivenciamos o sobrenatural de Deus quando  praticamos ações de ordem natural no contexto do nosso quotidiano, como: não romper o sinal fechado, não ocupar uma vaga de estacionamento preferencial, tratar honrosamente as pessoas, honrar a autoridade constituída, lealdade conjugal, ser correto nos negócios, não ser maledicente, não ser fofoqueiro.  Aprofunde mais essa lista refletindo sobre os cinco pecados capitais que os Hebreus cometeram no deserto, relatado  por Paulo em I Coríntios 10:6-13.  

Vamos pensar  algumas  ações que contribuem a viver no sobrenatural de Deus no contexto natural da vida  cristã   ( você pode e deve ampliar essas ações....).
1- Quando amamos pessoas que não  desejam a nossa amizade.
“... Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam” ( Lucas 6:27)
O texto de Lucas 6:27, está na lista dos grandes desafios da prática cristã.  Vamos entender o porquê: Os quatro amigos arriscaram tudo para ajudar um amigo em situação difícil. Agora, imagine esse mesmo feito fosse em favor de um inimigo? Você vê diferença? Por isso, há uma recompensa divina sobrenatural para quem pratica esse mandamento bíblico de  Lucas 6:27. O maior exemplo foi dado pelo  próprio Deus para comigo e para com você, veja:  "  Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores" Rm.5:8. " ...Éramos Pecadores", referindo-se inimigos de Deus. Nessas condições que Deus provou o seu grande amor pelo pecador. Amplie esse entendimento refletindo um pouco mais o que a Escritura diz em  Romanos 12:9-21. Como cristão quando consagramos a Deus o nosso natural, nos qualificamos a viver esse nível de amor. O Senhor libera o Poder do  seu Espírito e vivenciaremos o sobrenatural no contexto  natural da vida.    

2- Quando socorremos pessoas que cruzam nosso caminho vítimas  de atos de crueldade e discriminação.
‘ Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele” ( Lc. 10:33)
Esse  tipo de socorro a pessoas vitimas de crueldade, que não conhecemos, convenhamos, não é  uma ação  simples de se praticar; esse gesto de generosidade só pratica  quem vive o perfeito amor de Deus.  Tipo de amor que o Senhor Jesus ensinou na parábola do bom samaritano: Deve ser uma prática convincente e sem hipocrisia religiosa. Nem o sacerdote nem o Levita foram aprovados: “ descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita...” ( Lc. 10:31-32 )A figura do samaritano é uma representação da prática cristã que Jesus aprova.  Nesse contexto, o  sobrenatural,  se confunde com o natural pelo simples  fato de se   praticar o amor perfeito do Pai. 

3- Quando servimos pessoas sabendo  que não teremos nenhuma  recompensa pelo
     feito praticado.
“... Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele”  ( Lc. 10:34)
A maior recompensa para o cristão, ser canal do suprimento de Deus na vida de uma pessoa que vive a margem da vida, na linha da pobreza aguardando o milgre do pão de cada dia.  O Senhor Jesus ensina, na parábola do bom samaritano, que só se pratica gestos dessa magnitude, quem está disposto a compartilhar desse amor sobrenatural de Deus. O homem natural busca a qualquer custo  recompensas pelo que faz. Casais que vivem no amor  sobrenatural vivem um casamento de doação sem pensar em retorno. Filhos que vivem no amor sobrenatural honram os pais não pelo que fazem mas pelo que são. Cidadãos que vivem o amor sobrenatural  submetem as autoridades constituídas por dever e não por mérito. Vale a pena conferir as instruções de Paulo em Efésios 6:1-9. Praticando essas coisas é viver o amor sobrenatural de Deus no contexto  natural da vida cristã. 

4-  Quando dedicamos as primícias  do ganho e oferecermos o  nosso melhor a Deus.
“... Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda...” ( Pv. 3:9-10) 
Esse é um quesito que Deus não  abre mão: Foi assim com o povo de Israel; continua, sendo assim, com a nação eleita chamada igreja.  Fidelidade e o comprometimento com o Reino de Deus é condição para viver no sobrenatural de Deus: as comportas dos céus se abrem para os fiéis. A maneira como lidamos com nossas finanças de forma natural, denunciamos se estamos sendo fiéis ou não a Deus. O  sobrenatural é a confirmação de Deus abrindo as janelas dos Céus. Os Céus se abrem, aos fiéis, independetemente se estamos vivendo bons momentos de fartura ou momentos de  escassez material. Deus, mobilizou  o profeta Elias, para acudir  uma viúva em momento de carência material. ( I Reis 17:8-12).  Deus age em ventos favoráveis ou contrários.  O  “ Ainda que...”, de Habacuque 3,  o grande teste de vivenciar  o sobrenatural de Deus no contexto  natural nas questões financeiras. Cada cristão tem uma experiência a vivenciar na área da mordomia cristã.  

5- Quando nossas ações andam na contra mão do mundo.
“...Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente...” (Rm.  12:2)
A ausência do sobrenatural em nosso quotidiano cristão é um forte indício que estamos caminhando na mesma direção do mundo. O texto Bíblico ( acima) é radical: "Não se moldem ao padrão deste mundo". Do contrário, não experimentaremos o sobrenatural de Deus. Práticas religiosas não funcionam. O profeta Elias desafiou os 450 profetas de Baal. Praticaram todos os  rituais religiosos e nada aconteceu ( I Reis 18:19-24).  Os cristãos comprometidos com  Deus nunca terão vida fácil neste mundo. Em todo tempo estaremos em colisão não há possibilidade de coalisão. Precisamos entender que a perseguição  faz parte da vida do cristão. A luz não combina com as trevas,  nem a verdade com a mentira. Ser sal da terra e luz do mundo é viver o sobrenatural de Deus no contexto  natural da vida cristã. Se você concorda  expresse  com um, AMEM!!!

REFLETINDO:

"Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários"                                 ( Salmos 60:12 ) 

Podemos realizar feitos extraordinários com ações simples e naturais. O poder de Deus não se manifesta pela força nem por uma grande  perfomance; mas sim, pela  fé  e na motivação certa.  Davi, por exemplo, entrou para história matando um temível gigante apenas usando  uma pedra e uma funda   ( I Sm. 17:41-58).  Paulo e Silas, por pregar o Evangelho,  foram para uma prisão.  Por volta da meia-noite, oravam e cantavam louvores a Deus. Sobressaltou um grande terremoto sacundindo os alicerces da prisão e as portas  do cárcere se abriram ( Atos 16: 19-26).  O natural do crente,  cantar louvores e orar a Deus em qualquer circunstâncias. O que vem depois Deus se encarregará com o sobrenatural.  Qual é a sua experiências em que você  consagrou  o seu natural e vivenciou o sobrenatural de Deus?  

Por amor a Cristo

Um comentário:

  1. Profundas e abençoadoras reflexões, amados irmãos, Elzi e Arão Salgado!
    💥🔥💪❤️🙏👏👏👏

    ResponderExcluir