quarta-feira, 6 de julho de 2022

FINANÇAS - EQUILIBRIO ENTRE A RAZÃO E O CORAÇÃO ( PARTE I )

" Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente ede vocês em Cristo" Filipenses 4:6,7 

O princípio  bíblico ( Fp. 4:6,7)  é um dos mais quebrados e negligenciados. Principalmente na forma como lidamos com questões financeiras. O princípio bíblico é claro - 'não andar ansioso por coisa alguma'.  Encontrar o equilibrio entre a razão e o coração  é um desafio permanente para  que a paz de Deus seja a guardiã do coração e da mente.  O Tema:  'Finanças - Equilíbrio entre a razão e o coração' , vamos desdobrá-lo em Parte I e Parte II.  Parte I -  Em quais aspectos a razão deve ter controle sobre o emocional? 

.....  Fechar a  torneira para o  desperdício. 

....." Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado" João 6:12. O desperdício entrou em nossa primeira lista pelos dados alarmantes que levantamos. O Brasil joga no lixo 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. 60% recaem sobre desperdícios nas famílias. Sem contar com os desperdícios no consumo de água, de luz, de roupas, carros e a lista segue....

O Senhor Jesus é a maior autoridade para falar sobre desperdícios. Veja a instrução que Ele dá aos discipulos das sobras depois de ter alimentado a multidão ( Jo 6:12). Precisamos entender que a suficiência vem de Deus; cabe a cada um de nós administrar com sabedoria  o que temos.  Aqui entra a função da razão: fechar a torneira do desperdício. As decisões e o controle do quanto consumir  deve ser tomada pelo hemisfério racional do nosso cérebro. O desperdício é um ato irracional e irresponsável.
 
O desperdício é uma torneira desregulada da nossa mente. Vamos considerar duas  principais áreas onde se constatam mais desperdícios na vida; do  tempo e do consumoDesperdício do tempo.  O tempo é um bem precioso e quando desperdiçado não se recupera mais. É simples faça você o teste verificará quanto tempo desperdiçado num  só dia.... tempo ocioso e com  coisas menos importantes. 

Desperdício de consumo. Você tem o habito de guardar os alimentos que sobram numa refeição? Você faz as contas quanto é suficiente para atender suas necessidades básicas? Sempre compramos algo a mais no supermercado, compramos sapatos e roupas que não precisamos,  com estética, com  festinhas, presentes, internet, (a lista segue...). Se formos criteriosos fechando a torneira do desperdício, surpreenderemos com uma economia de pelo menos 20% do que consumimos. A Bíblia coloca a pessoa do desperdiçador no mesmo nível do negligente: "... Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador" ( Pv. 18:9) .

.... Passar a tesoura  no Cartão de Credito. 

As facilidades de obter créditos tem sido principal motivo do  desequilíbrio financeiro das famílias. O cartão de crédito é uma torneira indomável.  As facilitações de créditos é uma grande ameaça que vem roubando a paz no ambiente  famíliar.  A razão (mente)  funciona como tesoura, precisa ser usada todas as vezes quando perdemos o controle da situação. O cartão de crédito é um  escape  emocional, precisa ser debelado todas as vezes que os desejos são maiores que as necessidades.

Compras por impulsos emocionais – são compras atraídas pelas  facilidades das promoções. Pequenas parcelas geram uma falsa ilusão de que não pesará no bolso. O nosso racional precisa assumir o comando, fazer as contas e buscar o equilíbrio. Os juros no Brasil é um dos maiores do mundo. Pequenas concessões vão se avolumando de tal forma que acabam  entrando numa ciranda financeira impagável. A Bíblia não recomenda dívidas: "O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo de quem empresta" ( Pv. 22:7)

....  Que a razão saiba distinguir corretamente o que são  necessidades dos  desejos.

Nem todos tem o hábito de fazer lista antes de sair as  compras, acabam comprando mais do que precisava. A razão funciona em todos os níveis de perfís comportamentais. Há perfís comportamentais que são fortemente  controlados pelas emoções. Para que a razão saiba distinguir corretamente as necessidades dos desejos vamos enfatizar duas categorias de desejos: os legítimos e os supérflluos. 
 
Desejos legítimos – são necessidades básicas do ser humano. Devem ser compatíveis com a nossa capacidade produtiva, e como fruto de resultados  de conquistas  ao longo da caminhada da vida. Ex.. Para adquirir um imóvel exige um bom plenajmento e alguns anos duro de trabalho.  Para realizar uma viagem dos sonhos, desejos legítimos, demanda planejar e poupar.  Em momentos de crise financeira, como esse que estamos passando,  até mesmo os desejos legítimos precisam ser revistos e adiados.

Desejos supérfluos – são desejos que extrapolam as necessidades legítimas.  Acabam gerando hábitos extravagantes. Tipos de pessoas que vivem uma falsa imagem de si mesma. Cria um 'status'  alimentado por uma vaidade desproporcional com propósito de atrair algo a todo custo. Consomem o que não podem para impressionar  pessoas que  não gostam. Um tipo de torneira que nunca deveria ser aberta. Deus não contempla desejos para esbanjar: " Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres" ( Tiago 4:3). 

... A razão (mente)  renovada promove  a paz de espírito e pleno  contentamento.

Muitos dos casos de  ansiedade financeira tem como principais causas: falta de conhecimento bíblico e  contaminação com os padrões do mundo. Somente uma mente renovada em Cristo, através da purificação da Palavra de Deus é capaz de reconstruir uma verdadeira transformação mental. O apóstolo  Paulo fala com autoridade, em  Rm 12:2, quando diz: "não tomeis a forma do mundo mas transformai-vos pela renovação da  mente". 

Por que Renovar a mente? Por que a mente renovada traz transformação nas atitudes, mudança no caráter. Transformação significa dar nova forma, tornar-se diferente do que era. A mente  comanda todas as nossas ações, sejam boas ou ruíns. Se minha mente é positiva, minhas atitudes serão positivas.  Acabo me tornando no que penso.  Se minha mente não estiver alinhada com a Palavra de Deus,  não experimentarei nenhuma transformação duradoura. O querer não basta.  É preciso determninação e conscientização que preciso passar por uma metamorfose mental.  

REFLEXÃO...

Para onde a razão tem levado você? Como cristão precisamos adestrar nossa razão para nos conduzir para aquilo que  agrada o coração de Deus. E o desejo de Deus é esse: "Buscai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça , e todas essas coisas vos serão acrescentadas" ( Mt.6:33).  O desejo de Deus que vivamos uma vida tranquila e em paz. Se você deseja entrar no time dos empreendedores do Reino de Deus, feche a torneira do desperdício, use a tesoura dos créditos fáceis, controle desejos egoístas e passe pelo processo de uma mente renovada. Qual dos times você preferirá? " Liberta os presos para prosperidade, mas os rebeldes vivem em terra árida"( Sl. 68:6b). Prosperidade ou terra árida? 
Por amor a Cristo!


Se você deseja aprofundar mais sobre o assunto, adquira APOSTILA FINANÇAS & VIDA (PDF) de minha autoria. Entre em contato através do e-mail  > araosalgado@gmail.com
  

Um comentário: