A ciência Inteligência Emocional tem trazido descobertas importantes. Uma delas as pessoas de modo geral têm maior facilidade em tomar decisões baseadas em valores emocionais, seja de satisfação de desejos, reação ao medo. Qual o impacto das emoções na vida financeira? Se você sente ansiedade, estresse, tristeza ou qualquer outro sentimento desse tipo, independentemente de qual seja o motivo, pode acabar assumindo gastos sem nenhum planejamento para tentar aliviar as emoções, o que pode te fazer perder o controle da sua vida financeira e, logo, cair na armadilha de dívidas.
As decisões sobre dinheiro tem fortes interferências emocionais em nosso quotidiano, com fortes impactos nos relacionamentos. Em especial nos casamentos, nas relações pais e filhos; na pior das hipóteses, no relacionamento com Deus. Parte I - Desenvolvemos em quais aspectos a razão deve ter controle sobre o coração? Parte II - Desenvolveremos em quais aspectos o coração deve ter controle sobre a razão? Como o dinheiro interfere positiva e negativamente no cérebro no hemisferio emocional? a seguir....
O emocional é a linguagem preferencial do
coração.
A Bíblia faz reiteradas afirmações sobre proteger o coração. As passagens a seguir por si só afirmam o quanto o coração é o equilíbrio da vida: (1) O coração é o guardião da vida. ( Provérbios 4:23) " Sobre tudo o que deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida". (2) O coração não regenerado é enganoso. ( Jeremias 17:9 ) " Enganoso é o coração, mais do que todo as coisas, e pereverso; quem o conhecerá?". (3) O coração gera sonhos de Deus. ( Sl. 20:4) "Conceda-te conforme o teu coração e cumpra todo o teu desígno". (4) O coração é o penhor da fidelidade a Deus. ( Pv. 3:3 "Não te desampare a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do coração".
O emocional move o coração
para generosidade.
Praticar generosidade independe do quanto temos em recursos financeiros, mas o quanto damos importância aos nossos semelhantes. O grande teste do coração quando nos deparamos em situações de fartura ou escassez. O Senhor Jesus elogiou a oferta da viúva pobre e não elogiou as pessoas que depositavam grandes ofertas no Altar (Mateus 12:41-44). Uma mulher conhecida como pecadora tomada de muita emoção ungiu o Senhor Jesus do melhor perfume e com bálsamos de grande valor ( Lucas 7:37-38). " ...e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas....”. José de Arimatéia, um homem rico tomado de muita emoção de coragem e amor, correu todos os riscos ao se apresentar a Pilatos para sepultar o corpo do Senhor Jesus ( Mt. 27:57-60). Atos movidos por um coração de generosidade são bem vindos e agradam o coração de Deus. "A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado" ( Pv. 11:25).
O emocional funciona como equilibrio quando as circunstâncias são desfavoráveis.
O apóstolo Paulo é uma autoridade para falar sobre esse assunto porque experimentou circunstâncias desfavoráveis na própria pele (Fp. 4:11-13): ".... Aprendi o segredo de viver contente (estado emocional) em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade". O segredo de Paulo que podia suportar todas as coisas em Deus que o fortalecia. O dinheiro não é remédio para tratar questões emocionais, não é a solução para conquistar uma pessoa, muitos menos uma garantia de felicidade. Temos que ter maturidade emocional para não sermos priosioneiros ou reféns do dinheiro. Aprender a viver contente em qualquer situação.
O Senhor Jesus expressou o mais profundo amor pelas pessoas. Se emocionou e chorou em três ocasiões. Jesus chorou no sepulcro de Lázaro ( João 11:32-36). Jesus chorou ao ver os pecados da humanidade ( Lucas 19:41,42). Jesus chorou antes da crucificação (Hb. 5:7). A compaixão não é medido pelo quanto se tem, nem o quanto se investe em obras sociais. A compaixão é medida o quanto nos entregamos pelo pecador perdido e pelos nossos irmãos em necessidades. O apóstolo Paulo descreve em detalhes ( 2 Co 11:16-33) do seu sofrimento por amor do Evangelho e pelos irmãos pobres da Judéia ( 2 Co 8). Paulo não esconde o seu estado emocional abatido pelo sofrimento. Em alguns momentos Paulo relata que passou fome, sofrimentos físicos, desprezo material por algumas Igrejas. Em outros momentos sofreu perseguições por amor ao evangelho. Em muitos momentos o coração de Paulo bate mais forte que a razão. Ele defende a sua fé com esta linda declaração de amor a Deus: "Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus" ( Atos 2O: 24. )
O emocional está tanto a serviço de Deus quanto de Satanás.
Dê uma atenção no entendimento desse tópico. O exemplo a seguir um dos mais dramáticos da vida de Davi como rei de Israel. Um episódio que parecia ser mais uma estratégia de um grande experiente estadista, não foi; tratava-se de uma armadilha de Satanas, uma incitação, para provocar o Deus de Davi. Deus sonda a motivação do coração. Foi no momento em que Davi contabilizava muitas vitórias, e o seu reino estava em franco progresso e paz. Nesse ambiente de euforia, Satanás, entra de forma sutil para encher o coração de Davi de orgulho pelas suas conquistas ( I Crônicas 21:1): "Então, Satanás se levantou ontra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel". "Incitar :.....acão de desafiar e provocar". O Senhor Jesus foi incitado, provocado, quando tentado por Satanás no deserto.
Consumado o pecado o coração de Davi se abateu emocionalmente. Entrou em desespero, confrontado por um profeta a fazer a escolha das consequências dos seus atos. ( I Cr 21:13) " Então, disse Davi a Gade: Estou grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias, mas nas mãos dos homens não caia eu". Davi, por ser um lider, o seu pecado atingiu todos seus liderados. ( I Cr 21:15) "Então enviou o Senhor a peste a Israel, desde pela manhã até o tempo determinado; e desde Dã até Berseba morreram setenta mil homens do povo", Uma lição para todos os que lideram.
Davi reparou o seu desatino emocional, com quebramento e arrependimento. Foi além, decidiu reparar o seu pecado levantando um Altar a Deus; contudo, que lhe custasse algo material sacrificial ( I Cr 21:24) " Tornou o rei Davi a Ornã: Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero comprar; porque não tomarei o que é teupara o Senhor, nem oferecer holocausto que não me custe nada". Leia todo contexto do cap. 21. Um bom momento para tirar lições da sua própria vida. Saiba! Atos impensados tem levado, famílias, cidades e até países a tragédias sem precedentes.
Refletindo....
" Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela
e disse: "Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos" Lc.19:41,42
Por amor a Cristo!
Se você deseja entender como enfrentar as crises financeiras e aplicar os princípios de Deus, para não se deixar levar pelas crises emocionais e carnais, oferecemos:
O curso: Finanças & Vida - Uma Combinação de Sucesso! entre em contato através do e-mail: araosalgado@gmail.com

Muito bom, irmão Arão.
ResponderExcluir