quarta-feira, 27 de julho de 2022

PÓS PANDEMIA - SINTOMAS DE ENFERMIDADES ESPIRITUAIS

 

“... Tenho  porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei a tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres” (  Ap. 2:2,5 )

Essa reflexão é para ser lida e ouvida com lentes e ouvidos espirituais. Um chamamento inadiável.  Eu sou o principal dessa convocação. O amor que deve existir  entre mim  e Jesus Cristo deve ser tão apaixonante, incondicional, inegociável,  quanto deve ser o meu amor pela minha esposa. Como casal se o amor não for nutrido, intencionalmente, vai perdendo o seu encanto, a chama vai se apagando, se esfriando, podendo chegar a separação. O amor que temos por Cristo deve ser nutrido, cada dia, cultivado como se fosse uma orquídia,  para não dar lugar a frieza e abandono da fé.

Destacaremos alguns sintomas de enfermidades espirituais que sinalizam que a chama do primeiro amor está se apagando na vida do crente: 

1º-   Quando Perde o  Prazer Pela Palavra de Deus.
“...Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia”
( Sl. 119:97)
Quem ama declara e demonstra na prática. Um  dos sintomas do COVID a perda do paladar. Quando o crente perde o prazer de se deleitar na Palavra de Deus, não está vivendo mais a chama do primeiro amor. Deixa de ser nutrido espiritualmente, o seu estado espiritual se nivela aos dos ímpios, sujeita-se aos mesmos fracassos e pecados ( leia Salmos 1).  A Palavra de Deus é ultil e eficaz,  nos tornam sábios e nos qualificam nas tomadas de decisões. Quando perdemos o  prazer pela Palavra de Deus, as evidências se tornam claras que estamos abandonando aquela chama do primeiro amor. Muito perigoso! Espontaneamente estamos dando permissão  para Deus retirar o castiçal de autoridade e de poder profético em nossa vida. Esvaziamos do próprio Deus. Muitos crentes perdem essa noção do risco que correm.

2º-  Quando Perde o  Prazer em Orar.
“... Perseveraram em oração, velando nela com ação de graça;” ( Col. 4.2 a.)
O que mantém uma relação de pé é uma boa comunicação. A pandemia no seu pico provocou isolamento interior, muitos ficaram deprimidos.  Quando o crente deixa de orar está isolado de Deus. A oração é uma conversa com Deus espontânea e perseverante. A oração é um ministério universal que o crente não deve negligenciar. Orar uns pelos outros é mandamento do Senhor. Não desistir de orar mesmo que as respostas não correspondam as nossas expectativas. Quando o crente perde o prazer pela oração, há uma clara evidência que não vive mais a chama do primeiro amor.  Deus pode retirar o castiçal de poder de sua vida.  Não são poucas as orações frias, sem poder que  não chegam mais ao coração de Deus.

3º- Quando Perde o  Prazer em Contribuir para a Obra de Deus.
“...  E o povo se alegrou do que deram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria” ( 1 Cr 29:9)
A pandemia provocou o  fechamento dos templos. Muitos deixaram de contribuir servindo à Causa do Evangelho. Somente os crentes de coração apaixonados por Jesus sentem-se prazer em semear para a Obra do Reino de Deus. Fazem com liberalidade e até de forma sacrificial. A motivação em ofertar é mais importante que a quantia ofertada. O crente não tem que se envergonhar da pequena oferta que pode dar quando é ofertada com amor. O importante é não  perder o prazer e a alegria em ofertar generosamente. O crente que fecha o coração para ofertar a Deus demonstra uma clara evidência que não  vive mais a chama do primeiro amor. Deus pode retirar o Seu castiçal de bênção financeira da sua vida. Se não investimos para os céus não podemos esperar nada de lá.

4º-  Quando Perde o  Prazer em Servir  a Sua Comunidade Cristã.
"Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros" Jo 13:14
A pandemia provocou isolamento social, o abraço tão necessário e terapeutico foi interrompido.  Servir deve ser a marca do crente, porque essa foi a marca de Jesus.  O servir envolve uma paixão pela Igreja do Senhor Jesus Cristo.  Uma paixão que vai além de práticas religiosas como frequentar cultos e contribuir. É lavar os pés uns dos outros, que na prática participar da vida das pessoas da igreja. Quando o crente perde o prazer em servir pessoas, das quais o Senhor Jesus deu a sua própriia vida, deve refletir se está vivendo a chama do primeiro amor. Perigosamente ingressou no time de crentes “SSC”- Salvo e Sem  Compromisso. Substituindo o seu Castiçal Celestial por castiçais terrenos. Uma atitude parecida com a de Esaú que trocou os seus direitos de  primogenitura por  um absurdo prato de comida.

5º-  Quando Perde a Paixão  Por Cristo.
" Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus"         Gálatas 6:17
A pandemia provocou inquietude emocional e espiritual. O testemunhar a fé é a resposta de gratidão por ter sido resgatado pelo evangelho da Graça de Deus. Paulo considerava que a sua vida não tinha nenhum valor se ele não a usasse para a obra do evangelho de Jesus Cristo. Carregava marcas no seu corpo em defesa de sua fé e do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Quem ama defende o quê ama. Se não há, em nós, indignação contra as práticas pecaminosas e nos mantemos passivos com o que acontece a nossa volta,  não estamos tendo o mesmo ímpeto de indignação de  Paulo.  Estamos nos afastando de  viver a chama do primeiro amor. O castiçal pode ser retirado de nossa  vida, Tornamo-nos  sal insípido e lâmpada sem azeite.  
Refletindo
O após pandemia está sendo o grande teste para nós cristãos. Os sintomas de enfermidades espirituais, não manifestados anteriormente. começaram aparecer na vida de muitos crentes. No período agudo da pandemia contabilizamos  muitas perdas irreparáveis, de queridos que se foram, de perdas materiais e muitos perderam seus empregos. Mas, as maiores perdas, são as  perdas espirituais. Essas perdas  não estão sendo contabilizados criteriosamente.

Temos contabilizado em nossas Congressões  quantos não retornaram mais ao convívio presencial? Quantos deixaram a bíblia de lado? Quantos deixaram de orar e de Contribuir? Quantos perderam a chama do primeiro amor?  

E você? O que o Espírito Santo está te mostrando? Em que área de sua vida você perdeu o prazer, a chama do primeiro amor? Você está precisando reavivar sua fé e voltar ao primeiro amor? Você está precisando de um novo recomeço?  Busque ajuda do Espírito Santo. Busque ajuda  de pessoas comprometidas com Deus.  Não perca o seu castiçal por nenhum pretexto ou provas que esteja passando.
Por amor a Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário