"Tudo quanto te vier à mão
para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu
vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" (
Eclesiastes 9:10).
O princípio bíblico de Salomão em Eclesistes 9:10, foi um dos mais importantes da minha vida. Desde muito cedo aprendi que a chave do crescimento não descartar o que vier as mãos para fazer. Estudando as biografias de muitos Empresarios e executivos bem sucedidos no início de suas jornadas aplicaram esse princípio em suas vidas. O segredo que saíram da caixinha e se lançaram a fazer coisas fora do normal.
Vamos compartilhar algumas ideias: - ' Sair da caixinha' a chave do crescimento:
1- Faça um Roteiro de Sua Vida deixando espaço para coisas 'Fora da Caixinha'.
O roteiro da vida evita desperdiçar tempo com coisas desnecessárias e irrelevantes. Faça a pergunta: Que eventos importantes precisam acontecer na minha vida daqui a cinco anos? Daqui a Dez anos? Faça um roteiro inteligente que deve incluir, sua jornada com Deus, eventos na sua vida familiar, intelectual, financeira, profissional e outros. Cada fim de uma jornada refaça novamentte e sempre com um olhar 'Fora da Caixinha'.
Siga esse princípio Bíblico, sempre: "Porquanto, qual de vós, desejando construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o custo do empreendimento, e avalia se tem os recursos necessários para edificá-la? " ( Lucas 14:28). Na construção da casa dos seus sonhos você contratará um arquiteto que seja criativo e competente; fará um bom planejamento, para depois começar e realizar a obra. E pensando no projeto da própria vida? Você já tem o arquiteto, Deus. Já fez um bom planejamento. No processo não queime etapas, não procrastine, não tenha medo de arriscar algo novo, inovador, sempre com equilíbrio e responsabilidade.
O Salmo n.1 aponta seis dicas importantes o que fazer e o que não fazer, exemplos:
- As três dicas que não deve fazer de modo algum:
Veja o texto: "Bem-aventurado àquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores ( desobedientes a Deus), nem se assenta, na roda ( amizades) escarnecedores" (vs. 1-1) Vamos lá: (1) não andar seguindo conselhos de pessoas que não sabem para onde estão indo; (2) não perder tempo com pessoas que não tem compromisso com a própria vida. A turma da balada, que diz: "deixa a vida me levar'; (3) não desenvolver amizades com pessoas que não querem nada com Deus, e não tem nenhum interesse pelo seu futuro.
- Apontas três atitudes o que se deve fazer, sempre:
Analise o texto: "Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; tudo quanto faz será bem-sucedido"( vs. 2-3). São elas: (1) prioriza a Palavra de Deus como princípio de vida; (2) Semeia em lugares apropriados, colhe frutos em abundância; (3) faz tudo com excelência, semeia sucesso na vida.
... Na vida não colhemos fracassos colhemos resultados.
. O Salmo n. 1 aponta três resultados negativos e três resultados positivos:
- Baseado nesse texto: " Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá"( vs. 4,5). Os negativos são: (1) o que semeia é levado pelo vento; (2) suas ações injustas não prevalecerão em juízo; (3) o fim, um resultado desolador. Importante ressaltar que nas suas escolhas confirme se há investimentos para o seu futuro e quais parceiros farão parte desse seu empreendimento.
- Baseado nesse texto: "Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos impios perecerá" ( v. 6). Os posistivos são: (1) Tem a direção de Deus; (2) Anda por caminhos justos; (3) No confronto com os impios sempre ganhará a batalha.
Esse é o limite: "Tudo quanto te vier à mão para fazer...". Deus sempre colocará em suas mãos causas importantes. As grandes coisas começam realizando pequenas coisas, tipo: arrumar a cama que dorme, lavar o seu próprio prato, etc... O texto fala "tudo" o que viver a mão faça. Não espere oportunidades fantasiosas, ou distantes para começar a fazer, - ' faça aquilo que lhe vier à mão, hoje". Comece agora.
O hoje não repetirá amanhã. O dia de hoje no dia seguinte será passado. Nenhuma pessoa jamais será
útil nesta vida deixando para amanhã para realizar algo. Não espere chegar a um certo estágio de
maturidade para começar. A maturidade não chegará, se adquire na jornada com os
erros e acertos. Quem não der fruto, hoje, não dará amanhã. Arrumar a cama, Pequenos trabalhos são pedagógicos, moldam o caráter, as habilidades, que tornam o indivíduo qualificado a pilotar um super boeing ou ser um sênior de uma Multinacional.
Fazer dentro das possibilidades não significa usar a lei do menos esforço melhor "faze-o conforme as tuas forças..." . Os grandes vencedores exploram o máximo o seu potencial. Os atletas de alta performance vão a exaustão nos treinamentos para serem medalhistas. Assim é a vida. Encontrar um ambiente e uma oportunidade que lhe pareça mais adequado para fazer algo é procrastinar o que se deve fazer hoje. A parábola dos talentos é uma boa dica de encarar a vida. Deus dá oportunidades compatíveis com as possibilidades de cada pessoa. Alguns multiplicam outros enterram. Dar o nosso melhor, hoje, com aquilo que temos diante das oportunidades que nos chegam, à mão, é honrar o Criador. Deus sempre nos testa no pouco, para confiar tarefas maiores.
4. Aumente o seu Radar de Percepção Inclua mais Pessoas nas suas Possibilidades.
Ampliar o Radar aumenta as possibilidades de contribuir no Reino de Deus e ao próximo. Todos os dias nos deparamos com necessidades à nossa volta. Parte delas encontramos na nossa comunidade cristã ( Igreja); outras, encontramos no nosso cotidiano, algumas ações simples, outras com maior complexidade. O 'sair fora da Caixinha', significa sair de uma rotina de pouca relevância, criar novas possibilidade, novas habilidades, incluir mais pessoas no nosso radar de contribuição.
Deus, Através de você, realizará grandes coisas. Essa foi a oferta do Senhor Jesus, por nós: "Eu vim para que tenham vida e vida em abundância" ( João 10:10 ). O que o Senhor Jesus está declarando que as obras que faço são resultados da Sua própria Vida, por por mim. Não oferte ao Senhor qualquer trabalho, qualquer ajuda ao seu próximo; consagre o que você tem de melhor. Faça-o com todo o coração, com toda a alma e com todas as suas forças. Amem!
"
" Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante" : Fp.3:13
Refletindo:
Vivemos em um mundo de grandes oportunidades de crescer e contribuir. As vezes, nos contentamos com quilo que já fizemos no passado. Quando cheguei aos 70 anos, quase caí nessa armadilha. Fui encorajado a 'sair da caixinha', aprender coisas novas para contribujir melhor e mais. Então, lancei um projeto pessoal - 70 em 10. Fazer em dez anos o que deixei de fazer aos 70 anos.
Siga o exemplo do apostolo Paulo ( Filipenses 4:13). Revise o seu roteiro de vida, descarte tudo que é embaraçoso em sua vida. Tire um tempo e confronte se o seu roteiro de
vida está desalinhado dos propósitos de Deus, Examine cuidadosamente, Eclesiastes 9:10. Indague- se: faz sentido as minhas escolhas e tomadas de decisões? 'Sair da Caixinha' é sensibilizar-se das desigualdades. Sair da zona de conforto e começar a fazer algo significativo. Quem sabe o 'sair da caixinha 'rever o seu estado espiritual, sua vida de comprometimento com Deus. Compartilhe com alguém essa reflexão. Deixe-se ser ministrado pelo Espirito Santo. Amem!
Por amor a Cristo!
Grande desafio! Parabéns, Arão e Elzi! Vocês são arrojados e grandes incentivadores! São BÊNÇÃOS NAS MÃOS DE DEUS!💥💪🙏🔥
ResponderExcluirOrem por nós, somos frágeis vasos que Deus usa. Obrigado pelo encorajamento minha irmã.
ResponderExcluir