terça-feira, 21 de março de 2023

LIDERANÇA - QUAL 'PONTO ' PESA MAIS?


"Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte" 2 Corintios 12:10.

 'Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim"  (Romanos 7:19,20)

    Precisamos de sua atenção para os dois textos ( acima). Trata-se de  uma declaração de fraqueza revelado por uma mesma pessoa, o Apóstolo Paulo.  Uma fraqueza boa e uma fraqueza ruím.  Ponto Forte X Ponto Fraco: Qual 'ponto' pesa mais na sua vida?

     Sou Analista Comportamental e Consultor de Carreira. São duas ciencias que nos ajudam a levantar os nossos pontos fortes e os pontos fracos. Todos carregamos os dois pontos. O apostolo Paulo conhecia e lutava com os seus pontos fracos o tempo todo. Sabia quando suas fraquezas empurravam para  mais próximo de Deus e quando distanciavam.    

    Outro exemplo, Sansão. Um jovem que foi preparado por Deus para ser um juíz vencedor. Muito cedo na vida foi derrotado por ceder o seu ponto fraco sedução sexual. Outro exemplo  rei Davi, um símbolo de um líder vencedor.  Por não cuidar de seus pontos fracos experimentou amargas derrotas em áreas importantes de sua vida. Acompanhe  os pontos fracos de Davi  que mancharam a sua biografia: 

  De um vencedor de gigante vencido por um rei medroso.

“... E Davi levantou-se, e fugiu, aquele dia, de diante de Saul, e veio a Aquis, rei de Gate                   I Sm.21:10).

    No interior de uma pessoa forte, destemida e corajosa há também o ponto fraco o  medo. Davi venceu um gigante e agora  foge para não morrer. O mesmo ocorreu com o profeta Elias, desafiou o rei Acabe e 450 profetas, fugiu de Jezabel uma raínha  idólatra. O medo é um ponto fraco interiorizado em cada um de nós que age sorrateiramente no momento quando mais precisamos de coragem. Muitos lideres, por não cuidarem do seu  ponto fraco, o medo, acabam fugindo de grandes desafios e sucumbem no percurso do caminho. Você passou por alguma experiência onde o medo  interrompeu seu avanço espiritual e profissional?   

 Negociar os seus valores pelo ponto fraco da mentira.

“... E disse Davi ao Sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio e me disse: Ninguém saiba deste negócio pelo qual eu te enviei e o qual te ordenei...”( I Sm. 21:2).

    A mentira é o recurso dos fracos. Por medo as pessoas mentem. Abraão mentiu com medo ao declarar que sua esposa era sua irmã. Davi na sua fuga do rei Saul mentiu ao sacerdote que estava as pressas a serviço do rei; argumentou que tratava-se de uma missão secreta e urgente. Essa  mentira causou a morte de 84 sacerdotes. A mentira tem sido o principal recurso dos envolvidos no esquema de corrupção no sistema do mundo.  Muitos lideres, por não cuidarem dos seus  pontos fracos, lançam mão da mentira, causando enormes prejuízos em todas as esferas de liderança. Por mais que sejam fortes as circunstâncias nada justificará usar a mentira como argumento de defesa para os seus atos. Cada vez que abandonamos nossos pontos fortes acabamos alimentando os pontos fracos. É impossível passarmos pela vida e não sermos tentados a mentir. A tentação não é pecado enquanto não se tornar em ato consumado. E você? Que tipo de experiência vivenciou usando o recurso da mentira?

A arma que o inimigo foi vencido passou a ser a sua arma de defesa.  

“...E disse  Davi a Aimeleque: Não tens aqui à mão lança ou espada alguma? Porque não trouxe à mão nem a minha espada nem as minhas armas, porque o negócio do rei era apressado. E disse o sacerdote: A espada  de Golias, o a quem tu feste no vale do Carvalho, eis que ela qui está ...... e disse Davi não há outra semelhante; dá-ma” (1 Sm 21:8,9).

    Usar a arma de um perdedor  é assumir a fraqueza do inimigo. Davi derrotou um gigante na força do Senhor. Rapidamente se deixou levar pelo seu ponto fraco apropriando-se  da arma do próprio inimigo derrotado. Começa a escalada do declinio da liderança de Davi. Do medo veio a mentira, e agora, valendo-se da própria arma do inimigo. Isso faz algum sentido para você? O apóstolo Paulo alerta para o desvio de conduta, quando deixamos de lutar com as armas espirituais, para lutar com as armas da carne (2 Co 10:4). Quantas vezes passamos por situações semelhantes, vitórias em algumas áreas, frustrações em outras? Você já usou desses recursos? 

 Depois de uma grande vitória  buscar Refúgio em Cavernas.

“....E Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão...”( I Sm. 22.1.a)

    Davi teve um declínio vertiginoso do palácio para uma caverna.  Outro grande personagem bíblico, o profeta Elias, ao fugir da idólatra Jezabel se escondeu numa caverna. A caverna é lugar de homens fracos. Para os tempos de hoje a caverna significa  envolvimento em sistema de corrupção. 

    Enquanto escrevo vem a mente poderosos lideres dos negócios, dos palacios e parlamentares, escondendo-se em cavernas imorais como se tivessem seguros da impunidade  numa prerrogativa de imunidade.  Lideres religiosos  que se deixam se levar pelos seus pontos fracos e vivem em  escândalos imorais. Escondendo-se em cavernas chamadas ministérios, como se achassem protegidos por uma imunidade espiritual. Deus não poupou a vida do sacerdote Eli. 

 Sacrificar a Família por projetos pessoais e  por ambição.

“... E Davi e os seus homens vieram à cidade, e eis que estava  queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos”  ( I Sm. 30:3).

    Todo líder é um visionário, tem objetivos  e metas a vencer.  Davi por ambição de poder  fez aliança com inimigos do seu povo. Nada justifica deixar a família desprotegida por ambição pessoal. Por duas vezes se deixou levar pelo seu ponto fraco: Fugiu de Saul deixando para trás a sua mulher Milca, filha do rei.  Repetiu a sena quando decidiu reconquistar seus sonhos e objetivos ( texto acima). Numa de suas idas e vindas de batalha, aliando-se com inimigos,  retornando para junto de sua família, não a encontrou,  havia sido sequestrada pelos inimigos.

    Essa história se repete na vida de muitos lideres. Na busca de suas realizações pessoais, deixam suas famílias a mercê e vulneráveis. Acabam destruindo o casamento,  os filhos sem destino na vida, sucumbindo no mundo das drogas, da prostituição. Você conhece lideres assim?

 Buscar o sucesso a todo custo dominado pela soberba e  orgulho.

"... Depois de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor: 'Pequei gravemente com o que fiz!..."( 2 Sm.24:10).

    O sucesso de Davi teve um salto vertiginoso que inveja os megas executivos dos tempos modernos. De 400 homens que seguiam a sua liderança chegou a 1.300.000 soldados ( 2 Sam 24:9). Isso mexeu com a vaidade de Davi. Também mexeu com a ira de Deus.  O sucesso deixa de ser sucesso quando a soberba  e o orgulho tomam conta do coração. Muitos talentosos lideres, empreendedores, sucumbem com o seu ponto fraco chamado soberba. 

REFLETINDO.....


"Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são"  I Corintios 1:27,28

      Esse texto nos trás um certo alívio. Apesar de todas as nossas deficiencias e fraquezas Deus nos escolheu como somos, para um processo de transformação interior. Não só nos escolheu nos capacita a fazermos as melhores escolhas na vida. O Espírito Santo está a nosso serviço.  Igual modo estamos a  serviço  do Senhor para envergonhar os sábios desse mundo.   

   A forma como lidamos com nossos pontos fracos e fortes determinam o futuro. Determinam o relacionamento com Deus e com as pessoas. Ninguém é perfeito, não existem super homens nem super fracos. Cada pessoa fora criada  na medida certa, nem mais nem menos. Nesse mundo decaído ninguém conseguirá realizar tudo do jeito que gostaria. Encontrar o equilibrio na vida, focar nos pontos fortes, não desperdiçar tempo e energia em planos secundários, são dicas importantes que aprendemos com a experiência dos heróis bíblicos. Aprender com o apostolo Paulo não desanimar na carreira:  " Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé" ( 2. Tm.4:7).

Por amor a Cristo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário