quinta-feira, 31 de agosto de 2023

ARMADILHAS...

“ As  armadilhas são imperceptíveis no caminho, se manifestam através do engano, negação, distração e desvio de conduta”  Arão & Elzi

    Lembro-me de minhas peripécias de garoto  montando armadilhas para capturar pequenos animais silvestres. Na vida essas armadilhas somos pegos de várias maneiras. Quem já não caiu numa armadilha em um  negócio?  A pérola para reflexão pensarmos em outros  tipos de armadilhas que são imperceptíveis, por exemplo, uma aventura amorosa, um engano por falta de discernimento,  por  distrações  e até  desvio de conduta.

    Uma das armadilhas imperceptíveis está relacionada em discernir o certo do errado. O errado aparece como uma bula de remédio de difícil compreensão, dificilmente lemos os efeitos colaterais. O Apostolo Paulo corrige os crentes de Corinto por haver contendas  entre eles  discutindo coisas triviais até o  que  deve ou não deve comer ( leia com atenção I Coríntios  cap. 10 ).

    A armadilha da eficiência pode se transformar numa síndrome do perfeccionismo. A eficiência deve ser a marca da evolução humana, jamais se transformar na crença de que a produtividade é o objetivo final da vida. Torna-se um poço sem fundo. O foco é bater sua própria meta não importa se há engano,  negação e desvio de conduta.

      A armadilha de um ativismo religioso. Um fenômeno que vem transformando um novo modelo de espiritualidade mais desagregador menos agregador. Mais competitivo no sentido de conquistar mais espaços cibernéticos  e menos relacional. Mais seguidores e menos ovelhas para o pastoreio.

       A armadilha do relativismo  sobre Deus e a eternidade.  O relativismo é uma crença que nega a existência de verdades absolutas. Defendem a teoria que não existe ponto final apenas reticências.... Tudo, incluindo leis, valores, crenças, depende do ponto de vista do observador. As Escrituras condenam todo tipo de relativismo que nega um princípio eterno.   “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo ” (Is 5.20)

    A pérola para refletir: “ As armadilhas são imperceptíveis no caminho, se manifestam através do engano, negação, distração e desvio de conduta”. Citamos algumas áreas existem outras armadilhas imperceptíveis  em nosso caminho para nos desviar da cruz de Cristo. Memorize esse texto bíblico: “"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca" Mt. 26:41. A ‘carne fraca’ é uma armadilha perigosa.

Pérolas para a vida...

“...assim como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles. Ecl.9:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário