quinta-feira, 19 de outubro de 2023

INTOLERÂNCIA...

“ A sociedade está perdendo o senso da tolerância, do amor ao próximo,  o coletivo perdeu lugar ao egocentrismo” Arão & Elzi

            Há momentos na vida em que as palavras não conseguem expressar os sentimentos de dor de intolerância entre os povos. Enquanto escrevo  os noticiários de todo mundo cobrem uma guerra insane  onde exibem cenas indescritíveis de massacres humanos. Inocentes perdendo a vida por uma causa que não haverá vencedores.

             A intolerância de qualquer espécie fere a Declaração dos Direitos Humanos.  Para, nós, cristãos, fere o  mandamento  bíblico mais cobrado nas relações humanas: “ Amarás o teu próximo como a ti mesmo” Mt. 22:37. A Bíblia condena práticas de pecados, porque o pecado  atinge a santidade de  Deus e atinge as pessoas com quem convivemos. O pecado atrai maldição, uma das maldições é gerar intolerância, superioridade sobre pessoas e nações.

            A intolerância não exclui práticas  religiosas.  Os fundamentos de muitas crenças  se travam no campo da competição e da  superioridade teológica; por  pensarem que suas  práticas são as melhores interpretações. No início do cristianismo o apostolo Paulo enfrentou muito dessas práticas teológicas até mesmo com os pais da Igreja. Alguns desses episódios encontramos no livro de Atos.

            A intolerância pode estar ocultamente e sutilmente instalado  no coração do cristão; por achar, que o não cristão, é uma pessoa inferior a ele. Há cristãos, ao invés de orar pela conversão de um não cristão  faz julgamento de perdição.  Como igreja, as  vezes, é  menos desgastante e trabalhoso excluir um irmãos da Congregação que caminhar com ele  a segunda milha.

        A intolerância está presente no ambiente familiar. A família deve  ser o lugar de cuidado, aceitação,  de oportunidades  e de crescimento de seus membros.  Muitas são as causas da disfunção familiar em nossos dias. A principal causa começa no casamento. Não há casamento perfeito, mas há critérios tradicionais para um casamento ser duradouro e abençoado. O apostolo  Paulo trata dos relacionamentos  no ambiiente familiar de forma cuidadosa, colocando o amor, o respeito entre seus membros. Estas recomendações estão em Efésios 5: 22-33; 6:1-4).

        A intolerância está presente no ambiente do trabalho. Nesse ambiente que acontecem senas de preconceitos, desvalorização pessoal,  intolerância religiosa  e todo tipo de assédios. O apostolo Paulo, igualmente, trata essa questão com muita seriedade dos relacionamentos de servos com seus  senhores ,de  patrôes  com seus  empregados;  isso- no ambiente cristão ( confira em Efésios 6:5-10).

        Como cristãos sabemos que não mudaremos o mundo, mas podemos torna-lo melhor  habitável.  A pérola para reflexão: “ A sociedade está perdendo o senso da tolerância, do amor ao próximo,  o coletivo perdeu lugar ao egocentrismo”. Não é para trazer um desestímulo a você, mas comprometimento que é possível viver numa sociedade plural e desigual. Ninguém rejeita uma pitadinha de  amor. Esse Amor representa o ‘sal’ que Jesus disse para sermos.

Pérolas para a vida...

“  Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”  Cl. 3:13

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário