sábado, 6 de janeiro de 2024

LIDER DISFUNCIONAL...

“ Um indicador de uma liderança disfuncional quando se tem uma ideia fixa que liderar ser servido pelos liderados; o princípio de Jesus: ‘ mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal’ “  Arão & Elzi

     Disfuncionalidade pode ser definida de uma forma simples, como:  ‘ comportamentos que não funcionam como deveriam funcionar, ou seja, são contraditórios a verdadeira realidade’. Impossível passar por essa vida intacto sem ser acometido de alguma disfuncionalidade, seja física, emocional e espiritual.

      Essa disfuncionalidade se torna mais  prejudicial ainda quando um líder em qualquer área de atuação não se vê inapropriado para função que exerce. O rei Saul não só prejudicou a sua própria liderança como colocou uma nação inteira em ruína. O sacerdote Eli colheu uma tragédia familiar por não se atentar pela disfunção familiar. Minha confissão pessoal colhi resultados não desejados por não atentar em tempo oportuno disfunções  na minha  liderança familiar.  

     Uma Instituição não importa o tipo da organização, seja ministerial, filantropia, organização empresarial, se liderada por um líder disfuncional toda estrutura sofre as consequências. Um indicador de uma liderança disfuncional quando se tem uma ideia fixa que liderar ser servido pelos liderados. Quando age na superioridade vê sua  capacidade acima dos níveis de  seus colaboradores.

    Lendo, relendo e reaplicando os livros de Provérbios e Eclesiastes, quantas disfuncionalidades ocorrem em nossas vidas. Elas estão presentes em ações simples e  quotidianas. Um teste simples sempre refazer a ‘roda da vida’, checar como andam a performance nos pilares: Espiritual, Família, Conjugal,  Filhos, Saúde, Social, Trabalho, Finanças e Emocional.   

    A disfunção funcional desaba em dois tipos de condutas: 1) a conduta de um líder que fica preso na ‘letra’, ou seja, Inflexível nas regras. Nestes casos os colaboradores sempre ficam em segundo plano; 2) Sua conduta é obter lucros e resultados: Passa por cima dos princípios da organização e usa as pessoas para seus interesses pessoais.

    Ao contrário, um líder funcional caminha por visão, a sua conduta é sempre corporativa e inclusiva.  Vê na Instituição uma grande oportunidade   de agregar pessoas, desenvolver seus dons e talentos. Não bajula pessoas para suas conquistas pessoais, valoriza os voluntariados, desenvolve um plano de desenvolvimento onde todos ganham, compete com os parceiros com lealdade, sempre coloca o  Reino de Deus em primeiro lugar.

Pérolas para vida...

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado” Efésios 4:11,12

Nenhum comentário:

Postar um comentário