domingo, 21 de janeiro de 2024

SOFRIMENTO...

“ Não se entregue ao  sofrimento,  em cada  experiência de dor  há um  aprendizado; a resiliência te fará  uma pessoa mais comedida” Arão & Elzi

          O tema uma reflexão como encarar o sofrimento.  Não há um método, uma forma de passar pela vida e não passar por sofrimentos. Há sofrimentos que são consequências de más escolhas e maus hábitos. Mas há sofrimentos que aparecem sem aviso em nossa vida. A vida não tem escolha ela é vivida num ambiente contaminado de maldições e dominado  por espíritos do mal.

       O Senhor Jesus não prometeu um seguro contra o sofrimento. Mas, sim, prometeu a Sua presença e proteção:  “ Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo "João 16:33.

       Quando o Senhor Jesus declara “ Eu venci o mundo’,  passa-nos a seguinte mensagem: Você não está só; passei por sofrimentos aqui na terra, venci todo tipo de mal para te garantir vitória na sua trajetória terrena. Permaneça firme, as aflições neste plano terreno cessarão. Confie no que a Bíblia diz: “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” 1 João 2:17.

        Por ter passado por experiências de dor, de perdas, posso afirmar que o sofrimento é uma escola que nos ensina ser mais  tolerante e solidário com o próximo. Cada experiência nos faz mais humano, mais resiliente e nos coloca mais perto de Deus. Tome posse dessa Palavra: “ Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada ” Romanos 8:18.

       Estudos da psicanálise tem mostrado que a resiliência, cultivar boas  amizades, ajudam na superação do sofrimento. Na Bíblia temos o relato de duas mulheres que uniram suas dores e perdas e superaram juntas: Referimos, Noemi (sogra) e Rute ( nora). Seja qual for  a sua experiência de dor  busque conforto em Jesus Cristo. Ele te faz esse convite: “ vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e vos aliviarei”  Mt. 11:28-30. Em Jesus o sofrimento tem cura!

Pérolas para a vida....

“  Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança” Romanos 5:3,4

Um comentário:

  1. Querido Arão, a sua reflexão sobre o sofrimento é realmente inspiradora. É verdade que a vida traz seus desafios e momentos difíceis, mas a maneira como encaramos essas situações pode fazer uma grande diferença. A ideia de que podemos aprender com a dor e nos tornar mais fortes e resilientes é muito poderosa. Além disso, a fé e o apoio de outras pessoas podem ser fontes incríveis de força. É confortante saber que, mesmo nos momentos mais escuros, há esperança e possibilidades de crescimento. Obrigado por compartilhar essa perspectiva tão encorajadora!

    ResponderExcluir