domingo, 14 de janeiro de 2024

TUDO POSSO....

“ Viver o Tudo Posso, Bíblico, inclui, passar pela experiência da escassez e da abundância; o contentamento é a grande prova da prática cristã”  Arão & Elzi

    A pérola  ‘tudo posso’ vai nos ajudar a entender quando se aplica a nossa vida. O apóstolo Paulo é o autor dessa pérola quando diz ‘ tudo posso naquele que me fortalece’.  Nessa afirmação é preciso levar em conta todo contexto vivido por Paulo que inclui experiências boas e ruíns. O apostolo foi um recordista em sofrimento e perseguição pelo Evangelho.

     Em nenhuma circunstância contrária não se abatia, ao contrário, se agigantava  encorajando os seus discípulos e parceiros de ministérios. Esse mérito do apostolo nos remete a pensar que o  'tudo posso' tem um  sentido desafiador na prática da vida cristã: ser um encorajador quando as coisas não andam bem; a prática cristã tem suas controvérsias:  abundância ou escassez,  perdas  ou ganhos.

    O ‘tudo posso’, Bíblico, não se trata de um cheque em branco, que permite fazer tudo que sentir vontade pra fazer. Exemplos que não se aplicam: posso alcançar todos os meus sonhos, por mais absurdos que sejam; posso realizar os meus sonhos as custas dos meus pais, de outras pessoas e do governo; posso fazer tudo o que meu coração desejar, mesmo sabendo que é pecado e que Deus não aprovará; posso fazer aventuras  impossíveis até desrespeitando a lei da gravidade  e etc.

    As experiências mais difíceis da vida inclui escassez, são elas as que mais nos ensinam. Um exemplo: Deus chamou Abraão e Sara e os abençoou com toda sorte de bênçãos. Contudo, não tiveram vida fácil, viveram como estrangeiros, passaram fome, sofreram agressões morais. A experiência da minha própria família, meus pais como retirantes nordestinos passaram por muita escassez. O quanto aprendemos viver com o pouco, em contentamento e com coração agradecido.

    O que aprendemos com o tudo posso? A lição mais importante a considerar que Jesus é nossa força, nosso sustento e nosso contentamento. Temos de Jesus essa garantia: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” João 6:51.

 

Pérolas para a vida...

“ Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada; e o Senhor ilumina as minhas trevas. Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro” 2 Sm. 22:29-30

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário