sábado, 3 de fevereiro de 2024

EXTRAVAGÂNCIA...

 Os excessos nunca trarão alegria, nem a riqueza a uma vida plena; são enganos que nada farão no tempo da angústia“ Arão & Elzi

      Nenhum tema por mais contraditório que seja a bíblia deixa sem resposta. A palavra orgia é muito pesada, retrata a condição de uma sociedade hedominista. A Bíblia fala um dos sinais dos últimos dias seria que as pessoas amariam mais os prazeres terreno do que a Deus ( Consulte 2 Tm. 3:1-4).

     Todo excesso não trás nenhum benefício à vida. O excesso do trabalho, da ganância de obter riquezas não garantem vida boa e paz no tempo da angústia. Em cada período de carnaval me vem a lembrança de uma tragéida que marcou duas familias provocado por prazeres da carne, com doloridas consequencias. Quem não se lembra da tragédia acontecida em uma cidade Gaúcha, anos atrás, com a morte de centenas de jovens? Quantos Astros da música e do esporte mundial alcançaram fortunas e fama, terminaram suas vidas de uma forma angustiante?

    A Bíblia não condena  desfrutar do melhor desta terra. Deus promete prosperidade aos seus filhos: “E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus” Ecl. 5:19. O problema! Achar que merecemos e podemos fazer o que quiser do presente que Deus nos dá.

    O Senhor Jesus conhecendo o coração  desenfreado e ambicioso do homem, para aviso nosso, deixou a parábola do filho pródigo que está relatada em Lucas 15:11-32. A palavra ‘pródigo’ significa “extravagância descuidada”. Aquele que age de uma forma esbanjadora que ultrapassa os seus limites.

    Você que já tem uma rodagem de vida pode confirmar por experiência que não se trata de uma frase de efeito moral: Os excessos nunca trarão alegria, nem a riqueza a uma vida plena; são enganos que nada farão no tempo da angústia. Como Analista Perfil Comportamental posso afirmar que os nossos temperamentos aceleram nossos comportamentos.  

    Uma palavra para você cristão, se cair na fraqueza do engano, dos excessos,  pense em reverter esses maus hábitos; substitua  à prática da oração, da leitura b’bilica e da adoração a Deus. Transforme esse excesso na verdadeira alegria de servir ao Senhor; investir em riquezas que a ferrugem não consome nem os ladrões roubam. Seja um pródigo arrependido, voltando a Casa do Pai!

 

Pérolas para a vida...

“ A seguir, levantou-se e foi para seu pai. ‘Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e  beijou” Lucas 15:20

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário