sábado, 10 de fevereiro de 2024

REFLETIR SOBRE A VIDA...

“ Sábio é aquele que reflete sobre  a vida na forma integral, no espírito, na alma e no corpo; 'os pontos cegos' são  oportunidades de depender de Deus” Arão & Elzi 

    ‘Pontos cegos’ uma expressão conhecida em que o condutor de veiculo ao dirigir não consegue ter completa visibilidade em todos os ângulos. Na vida real deparamos com vários tipos de pontos cegos. O nosso cérebro age e reaje de acordo com as informações que recebe. Essas informações, muitas delas, imprecisas, negativas, imparciais, geradas por mundo imperfeito, onde a mentira prevalece sobre a verdade. 

     A vida humana é demasiadamente complexa. O Salmista, no Salmo 139, descreve como fomos criados: "Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir " (v,6). Por si só, o ser humanos não consegue desvendar o seu próprio mistério de existir. O ponto cego é uma forma de permanecer na dependência de Deus enquanto viver. Deus criou um ser espiritual (dependência de Deus), que tem alma (livre arbítrio) e vive num corpo físico ( limitado ). 

Siga essa orientação biblica, refletir sobre a vida de forma integral > (Efésios 1:17-19 - Nos três niveis :  espírito - alma e corpo:

No nível espírito‘Rogo-vos ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo (...) que dê espírito de sabedoria’. Através do espírito de sabedoria onde são desvendados todos os pontos cegos da vida, impossível ao  entendimento puramente humano. A Bíblia é o manual da vida. O Espírito Santo capacita com o dom do dicernimento e de sabedoria. 

No nível da alma: “...e vos revele o conhecimento dEle...”. O conhecimento no plano humano, por mais que esteja avançado intelectualmente, ainda assim, a vida continuará incompleta. Uma vida integral se conecta com o Criador; pois, o homem é a principal criação de Deus feito a sua imagem e semelhança. Há mistérios que só podem ser revelados pelo próprio Deus. Por seguirmos a pura intuição do livre arbitrio podemos cair na armadilha  de um dos pontos cegos, entramos num beco sem saída. 

No nível do corpo: “... que ilumine os olhos do vosso coração...’. Olhos e coração são membros importantes do corpo. O Senhor Jesus faz a seguinte alerta sobre os olhos: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”Mt. 6:22,23. O corpo não tem luz própria. Tropeçamos por não sermos guiados pela lãmpada que é a Palavra de Deus ( Sl. 119:105).

    Leve bastante a sério como você tem encarado os pontos cegos da vida. Como você entende ser uma pessoa sábia de forma integral? A pérola (versículo a abaixo) uma tremenda responsabilidade para refletirmos sobre a vida que levamos.

Pérolas para a vida...

“ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tessalonicenses 5:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário