Não viva raspando o tacho...
" Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens...' Lc 15:13-14
Atenção! O tema é uma metáfora pra ajudar você entender a realidade da vida. Pode trazer recordações dos tempos de crianças em que raspar o restinho do doce que ficava no tacho era muito disputado entre os irmãos. Vivi esse tempo. Vamos aplicar essas memórias de infância em outros tipos de 'raspar o tacho'. Vamos tratar de um assunto que mexe com muita gente - educação financeira. Tem muita gente raspando o tacho antes de chegar ao final do mês.
Recado! Diferente de raspar o restinho de um tacho essa prática de viver raspando as sobras financeiras não é nada agradável nem doce. Para muitos é sinal de sufoco, desorganização e ausência de planejamento. Na prática, isso significa viver sem reservas, sem margens para imprevistos, dependendo das últimas moedas. A Bíblia não trata essa questão como algo comum: "Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o insensato os desperdiça" Pv 21:20.
Lembrete! O exemplo do filho pródigo, em Lucas 15, nos ensina que não basta ter muitos recursos, ou receber uma boa herança, sem saber usar esses recursos com sabedoria - a vida vai levá-lo a rapar o tacho. Deus deseja que vivamos com equilíbrio, fé e responsabilidade. No deserto o maná caía diariamente para todos, mas havia instruções claras para não desperdiçar nem acumular por ansiedade ou com intenção de não trabalhar no dia seguinte (leia Ex 16). Pense nisso! A metáfora 'raspando o tacho' pode ter boas memórias da infância, mas não serve como estilo de vida adulta. Organize suas finanças, planeje, poupe, e lembre-se: Deus é a fonte, mas Ele confia ao sábio a boa administração dos recursos. Amém!
Arão e Elzi Salgado
Excelente ensinamento 🙏🏼
ResponderExcluir