Lições do bambu...
" O cordão de três dobras não se rompe com facilidade" Ecl 4:12
Atenção! Você já parou para pensar no que o bambu pode nos ensinar? Assim como ele cresce em moitas, cria raízes profundas e alcança grandes alturas, também podemos aprender lições práticas na vida pessoal, familiar e coletiva. O incrível que o bambu cresce num ambiente de proteção coletivo, mas cada caule mantém sua própria identidade - assim também deve ser a nossa vida pessoal, familiar e coletiva floresce no equilíbrio entre unidade e singularidade.
Recado! Quem persiste em lucrar com os frutos do coletivo, mas insiste no solo do narcisismo, acabará inútil: viver para si é perder a riqueza dos nós. Aprenda com o bambu: ele só alcança altura porque é formado de nós; quem rejeita a vida em família, comunidade perde a força dos 'nós' e permanece frágil, vazio e sempre na dependência de outros.
Lembrete! O bambu nos ensina grandes lições para a vida e para a fé: 1. Cria raízes profundas e nunca está sózinho. Originalmente fomos criados seres sociais: a família, a igreja e a comunidade nos sustentam e nos ajudam a crescer ( leia 1 Co 12:12); 2. Viver em humildade e ser flexivel - o bambu se curva diante do vento, mas não se quebra. Ser humilde diante de Deus e flexível diante das situações nos permite resistir os ventos contrários (leia I Pe 5:6); 3. Cresça internamente, antes de crescer para fora. Primeiro Deus prepara nosso caráter, nossos valores, antes de revelar o projeto que Ele tem para cada um de nós ( leia Lc 6:45).
Arão e Elzi Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário