quinta-feira, 7 de agosto de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

As obras denunciam quem sou eu...

" Pelos seus frutos os conhecereis..." Mt 7:16

Atenção! Você consegue se olhar no espelho sem ver as rugas do seu rosto? Assim é a vida - tentar não ver nossas obras imperfeitas. As  vezes, nossas 'boas obras' são como maquiagem: uma boa aparência espiritual escondendo as rugas da impiedade - uma exuberante  fachada para impressionar. Jesus chamou de sepulcros caiados ( Mt 23:27). Judas cuidava das finanças do ministério de Jesus - parecia  serviço nobre, ajudar os pobres, mas fazia isso com segundas intenções (Jo 12:6). 

Recado! Podemos ter um excelente desempenho em nossas narrativas, sermões, conselhos, mentorias - mas sermos péssimos exemplos de conduta. Os discursos encantam, mas é a vida que convence, ou seja - a coerência entre o que se diz e o que se vive é o que sustenta a verdadeira narrativa da vida. Jesus não aprovou determinadas atitudes dos lideres religiosos: "Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem o que não fazem", Mt. 23:3.  

Lembrete! A vida cristã é um conjunto de ações coerentes com a fé que resultam em práticas de boas obras. Três perguntas importantes: 1) Por que faço o que faço e do modo como faço?; 2) O que faço no secreto reflete (espelho)  o que faço em público?; 3) Valorizo mais o meu caráter do que uma imagem de aparência?  O lembrete para sua reflexão é: "O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" I Sm 16:7. Entre o desempenho e o caráter, fique com o caráter. Se olhe no espelho espiritual - pergunte-se:  o que faço glorifica a Deus ou para aplausos das a pessoas?

Arão e Elzi Salgado

5 comentários:

  1. Muito obrigado por compartilhar essa reflexão tão profunda e confrontadora e nos conduzem àquele exame sincero diante do espelho da Palavra de Deus. É um chamado à autenticidade, à coerência e à integridade, não apenas no que falamos, mas principalmente no que vivemos.

    Que Deus continue usando sua vida e a da Elzi como instrumentos para despertar corações, lembrando-nos que mais do que aparência, Ele deseja verdade no íntimo.

    ResponderExcluir
  2. 🙏 temos que refletir sobre essa palavra,nossas obras tem que ser para Deus e não para homens,e nosso coração e nosso caráter tem que ser em Deus

    ResponderExcluir
  3. Excelente, Arão.
    Esse texto é confrontador... em resumo: "Quem eu sou quando ninguém está olhando".
    👏🔝

    ResponderExcluir