Disciplina Bíblica e suas implicações.
" Porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe " Hb 12:6
Atenção! Nada mudou na Bíblia. A disciplina bíblica continua valendo mas em contextos diferentes. A disciplina bíblica é a expressão do amor de Deus em ação. Desde os primeiros dias da Igreja, o Espírito Santo sempre zelou pela santidade do povo de Deus. No inicio do cristianismo, ainda não havia o Novo Testamento escrito - a correção era direta, às vezes drástica, como no caso de Ananias e Safira ( Atos 5). Aquele episódio não foi modelo de repetição, mas uma demonstração de princípios eternos: Deus é santo, a mentira é pecado, e o Espírito Santo é sensível à hipocrisia em qualquer situação e qualquer tempo da história.
Cuidado! Para não interpretar o que a Bíblia não diz. Nem o Espírito Santo nem o Diabo criam novas situações que mudam as Escrituras. Tudo já foi revelado para a prática cristã. O que muda são as implicações práticas da verdade. A mentira, a hipocrisia, a avareza, o orgulho e a rebeldia continuam sendo pecado, ainda que as formas de manifestação e consequências sejam diferentes. O tipo de 'morte' mais comum hoje não é física, mas espiritual e relacional - a morte da fé, da comunhão, das finanças, e da integridade moral. Onde há pecado não tratado, há perda de vitalidade espiritual e da própria vida física. O Espírito Santo dá clareza à verdade bíblica, satanás deturpa a verdade.
Lembrete! Para o cristão a disciplina de Deus não é vingança, é restauração. Ele, como Pai, não destrói filhos, mas confronta o pecado para preservar o coração. Ignorar a correção é rejeitar o cuidado do Pai. Recebê-la é dar espaço para o Espírito Santo continuar moldando nosso caráter à imagem de Cristo. A pitada de sabedoria: A Bíblia continua sendo a verdade absoluta: o instrumento pelo qual Deus usa para conduzir o Seu povo a bom termo. O Espírito Santo, o mesmo que agiu em Atos, continua atuando hoje - Deus conosco - não para repetir os mesmos atos (Atos 5), mas para manifestar o mesmo princípio: santidade e verdade. A disciplina bíblica é o alicerce que mantém a Igreja viva, limpa e relevante num mundo que relativiza tudo, menos as consquências do pecado. 'A Bíblia não evoluiu, ela se aplica". Amém!
Arão e Elzi Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário