A ausência de Sara no sacrifício do filho Isaque...
"Toma agora o teu filho, o teu único filho Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que eu te direi" Gn 22:2
Atenção! A estrutura humana não suporta determinadas situações na vida. Provavelmente Deus poupou Sara dessa grande prova, entregar o filho em sacrifício a Deus, porque o seu amor de mãe reagiria de forma natural, emocional e protetora diante da ideia de perder o único filho. Deus provou a fé de Abraão sem exigir a fé de Sara. A missão de Deus era para Abraão. Sua fé e obediência abriu um caminho que conectou a terra ao céu e marcou gerações. Sua entrega foi o portal por onde a graça se manifestaria na história da redenção.
Cuidado! Nem todos são chamados para o mesmo sacrifício. Há situações que pessoas são poupadas não por falta de fé, mas protegê-las de uma dor que não compreenderiam. O altar da obediência é solitário - e o propósito de Deus muitas vezes é revelado apenas a quem Ele mandou subir o monte. Para nós maridos: aprendamos com Abraão: há missões que são exclusivamente nossas diante de Deus. As vezes, ao tentarmos envolver nossas esposas em algo que Deus pediu apenas a nós maridos, acabamos exigindo delas uma dor que o Senhor não preparou para elas suportarem.
Lembrete! Deus poupou Sara dessa dor porque o propósito da prova não era testar o amor de mãe, mas a fé do pai. Em Abraão Deus queria revelar a figura do Pai celestial que não poupou o Seu único Filho por amor à humanidade. Sara era uma mulher de fé acompanhou o marido para uma aventura desconhecida. Nesse episódio a sua natureza maternal - movida pelo instinto de proteger - certamente impediria Abraão de cumprir a ordem divina. E Deus, conhecendo o coração dela, poupou-a de uma dor que não era dela carregar. Assim como Abraão foi chamado a subir o monte da entrega, Sara foi chamada a permanecer no vale da confiança. Enquanto o pai Abraão provava sua fé em Deus, Sara descansava na certeza que era apenas mais uma viagem. Deus sabe quem deve subir ao monte do sacrifício e quem deve ficar no vale da espera.
Arão e Elzi Salgado
Forte!
ResponderExcluir