Igreja & Pastor: Limpando e Consertando as Redes para um Novo Tempo
" ... e viu Tiago e João consertando as redes..." Mateus 4:21
Atenção
Há sinais que as redes espirituais começam a se desgastar. Redes sem manutenção as pessoas entram e saem da mesma forma como entraram. Não fazer a manutenção das redes revela que não estamos preocupados com a preservação da pesca. Antes de cada pesca, os pescadores Pedro, Tiago e João paravam, limpavam, revisavam e consertavam as redes - levaram suas práticas e experiências para um novo tipo de pescaria, pescadores de homens. Assim também é com a Igreja: não é recomendável iniciar uma nova fase ministerial, experimentar multiplicação da membresia, sem primeiro alinhar, restaurar, fortalecer e treinar pessoas que sustentam a missão.
Cuidado
Com as rupturas das redes espirituais! Quando quem lança a rede não está preparado: 1) Um líder - independente da posição que ocupa, que não cuida da vida devocional, não busca treinamento e não caminha debaixo de liderança precisa ser restaurado antes de continuar conduzindo outros; 2) Quando falta treinamento sistemático para cuidar adequadamente do fruto da pesca: Jesus advertiu sobre peixes bons e ruins (Mt 13); 3) A falta de discernimento espiritual do pastor para treinar seus membros compromete e enfraquece todo o processo; 4) Quando todos os membros recebem o mesmo acompanhamento espiritual, sem um critério intencional de discipulado, ignora-se que cada crente vive uma etapa diferente em sua jornada cristã; 5) Quando se dá mais valor à forma, à estrutura e à sofisticação do que às pessoas, a organização até atrai, mas as almas se ferem e deixam de ser alimentadas em seu espírito.
Lembrete
Pastor, viva seu momento de conserto e limpeza para entrar plenamente em um novo tempo. Cada Pastor com sua Igreja tem seu momento de parar, limpar e consertar as redes - Como seria: No alinhamento da equipe, no aperfeiçoamento dos santos (Ef 4:12), na revisão de estratégias e na maturação dos ministérios.
. Nós, na Primeira Igreja Batista, acabamos de passar por um processo de sucessão pastoral. Ouvimos lideranças e ouvimos a membresia. O diagnóstico nos mostrou algo claro e espiritual: antes de novas pescas, Deus está nos chamando para um tempo de alinhamento, conhecer o estado das ovelhas - equipe, ministério e visão - sob a direção profética do novo pastor presidente e lider espiritual Eli Souza Junior.
. Da mesma forma, a denominação Batista brasileira acaba de participar do mover Multiplique Global, um chamado missionário amplo, profundo e desafiador. Cremos que uma nova unção, um novo sopro do Espírito, está sobre a nação Batista. E assim como toda obra de Deus, este também é um tempo de limpar e revisar as redes (ministério e visão), revisão do que está sendo feito, alinhamento e restauração, preparando-nos para uma colheita maior do que podemos imaginar.
Pitada de Sabedoria:
> Uma rede (ministério) forte retém o que Deus envia.
> Uma rede (pastoreio) revisada evita perdas futuras.
> Uma Igreja alinhada vive uma colheita mais saudável e duradoura.
"O mesmo Jesus que manda lançar as redes, manda consertá-las'.
Dc. Arão C Salgado
Amém! Muito profunda e oportuna, bem como muito profética esta palavra, irmão Arão. Antes de lançar de novo as redes, ato às vezes, mecânico e automático, se faz necessária a revisão, o concerto, a manutenção e o alinhamento devido. Lançar as redes como elas foram usadas na noite anterior, pode significar perdas e prejuízos, desgastes desnecessários e frustração. Muito boa exegese do texto bíblico e ótima hermenêutica, contextualizando para o momento da PIB-CG, mas oportuna para a Igreja Evangélica em geral. Obrigado, Mestre!
ResponderExcluirEssa nota é de um mestre, mentor, escritor, conferencista... o que dizer meu amigo e mestre. Gratidão!🔥
ResponderExcluir