terça-feira, 25 de novembro de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Quando Deus fecha ciclos

" Eis que faço uma coisa nova; agora está surgindo! Porventura não a percebeis?  Is 43:19

Atenção! 

Deus fecha ciclos para abrir caminhos que o entendimento humano não enxerga. A história bíblica está repleta de momentos em que Deus encerra ciclos, por exemplo de juízes  para iniciar um novo ciclo de liderança por meio dos reis. Na vida prática, Deus fecha portas que não fazem mais sentido, amizades que já não edificam, responsabilidades que cumpriram seu propósito. Atente para esse princípio: "Quando Deus fecha um ciclo, Ele não está encerrando sua história, mas iniciando seu próximo capítulo'. 

Cuidado! 

Não lute para manter aberto aquilo que Deus já encerrou. A teimosia uma força contraria que rouba sua energia. O recuo é uma resistência ao novo: Israel queria voltar para o Egito; Jonas tentou fugir do seu chamado que inauguraria um novo tempo na sua vida. Quantos estão sofrendo  tentando reviver temporadas que Deus já fechou: um ministério que já gerou o seu fruto, um trabalho que perdeu propósito, um relacionamento que deixou de refletir Cristo. Para não permanecer em teimosia: 'Não prolongue uma estação que Deus já encerrou; insistir no antigo impede você de viver o novo'.

Lembrete! 

Ciclos fechados não são perdas, são sementes do próximo mover. Acabei de completar 76 anos. Passei por ciclos difíceis. Hoje colho bons frutos de semeaduras de cada ciclo encerrado. José passou por ciclos difíceis - rejeição, prisão, acusações - mas cada etapa serviu de preparação para o governo do Egito. Cada ciclo encerrado acumula aprendizado, maturidade para o que vem depois. Tudo fica registrado na contabilidade da vida. Deus não desperdiça nada nem mesmos nossos erros - 'tudo contribuem para o bem dos  que amam a Deus'. Coragem para enfrentar o novo: 'O ciclo que Deus fecha hoje é a ponte para o lugar onde Ele quer te levar amanhã'. Amém.

Arão e Elzi Salgado 

3 comentários:

  1. “Este texto nos faz refletir sobre duas coisas: a bondade de Deus em fazer novas todas as coisas e a nossa sensibilidade para perceber essas mudanças. Parabéns, Arão, pela reflexão. Abraços.”

    ResponderExcluir
  2. Como em todos os seus escritos, o Mestre Arão é preciso e cirúrgico em sua argumentação bíblica. Obrigado mais uma vez meu irmãomigo. Ás vezes tenho dificuldades em lidar com encerramento de ciclos, mas reconheço e confirmo que, o novo só tem vindo, quando encerro o ciclo antigo. Deus continue a te abençoar. Parabéns pelos 76. Estamos juntos, sou um dos frutos do 70 em 10.

    ResponderExcluir
  3. Fico lisonjeado em ouvir depoimentos de dois mestres que admiro muitíssimo.

    ResponderExcluir