Alinhamento Doutrinário Precede o Crescimento
" Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais" Atos 15:28
Atenção!
A história da Igreja primitiva nos ensina que o crescimento saudável de uma Igreja passa pelo alinhamento doutrinário, equilíbrio na liderança e conduzido pelo Espírito Santo. O coração do Evangelho não é cultural é missional - salvação mediante a Graça em Cristo Jesus. Diante de um impasse doutrinário os apóstolos e presbitérios se reuniram em concílio para discernir a vontade de Deus. Nem todo zelo doutrinário produz vida e crescimento. Quando a doutrina deixa de servir à graça ela passa a servir o controle. 'Doutrina sem graça gera peso; graça sem verdade gera confusão'.
Cuidado!
O cuidado é não transformar convicções pessoais, correntes teológicas em exigências coorporativas. 'Coisas essenciais' (Atos15:28) - O conjunto doutrinário que preserva o Evangelho da salvação mediante a graça em Cristo Jesus. Em Atos 15, a Igreja enfrentou uma crise que ameaçava sua unidade e expansão: alguns judeus convertidos insistiam que os gentios precisavam ser circuncidados para serem salvos. O resultado desse concílio é resumido em Atos 15:28, onde fica claro que as decisões não foram baseadas em tradição, pressão ou preferência pessoal, mas na direção do Espírito Santo e na centralidade do essencial.
Lembrete!
Lembre-se que a doutrina é essencial para preservar o caráter missional da Igreja. A Igreja neotestamentária tem o papel de guardar, ensinar e viver a sã doutrina (At 2:42; I Tm 3:15). Sem doutrina, o evangelho se dilui em tradições humanas ou experiências tribais. O alinhamento doutrinário ao evangelho de Cristo não produz controle, mas liberdade, não gera divisão, mas convivência saudável; e não resulta em estagnação, mas em expansão do Reino de Deus. Um crescimento não apenas numérico, numa bolha evangélica - mais sim, visível que resulta em vidas transformadas que permanecem em meio as tribulações desse século. Crescimento que não transforma vidas é estatística; expansão do Reino é evidência de nova criação'. Amém!
Arão e Elzi Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário